Programa Jovem – Amigos Pela Mesma Esperança

20 01 2011

Esté é o Terceiro programa enviado em resposta ao “concurso” da Central de Diretores JA, que incentiva a criação de Programas Relacionados ao Tema Jovem 2011. o autor  receberá em sua casa uma das Camisetas 2011 da Central de Diretores JA

Ao  Republicar favor citar a Central de Diretores JA como Fonte

Autor: Isaias Cardoso – Líder Máster de Jovens pela AbaC, Missão Iaenense

Obs.: antes da realização desse programa, incentive os membros a trazerem, no dia da realização do mesmo, um amigo. Faça muitos incentivos, prepare quantas vezes for necessário para que o programa tenha um tremendo impacto na vida dos amigos que estarão visitando. Esse programa pode ser adaptado, a seqüência das atividades pode ser também alterada de modo a ficar melhor para a realidade da sua Igreja.

Duração: aproximadamente 1:30 mn (se cumprir o tempo de cada parte do programa).

TEMA: “AMIGOS PELA MESMA ESPERANÇA”

15 mn – Momentos de Louvor: Convide um rapaz e uma moça para dirigirem o momento de louvor. De preferência que sejam cantados hinos relacionados ao tema amigos/amizade. Você encontra nos Cd’s Jovem desde 1992 a 2010 algumas músicas falando sobre o tema. Ou se preferir, baixe essas duas coletâneas que preparei com 47 hinos sobre o tema amigos/amizade. O link do post é esse:

Cd 1 – http://www.easy-share.com/1913428112/CD_01.zip

Cd 2 – http://www.easy-share.com/1913428424/CD_02.zip

7 mn – Encenação de abertura e Ideiais: um grupo de 17 jovens entram, cada um trazendo uma letra para formar a frase: AMIGOS DA ESPERANÇA. Quando todos estiverem na frente, dirão em coro: “meu amigo, minha amiga, somos amigos pela mesma esperança”. Em seguida convida a igreja para ficar de pé e recitar os ideais dos JA [Ideais em anexo].

3 mn – Mensagem de abertura: Meu amigo, minha amiga, querido/a convidado/a, amigos pela mesma esperança. Em nome da direção dos JA para 2011, desejamos nossas cordiais boas vindas a você que nos honra com sua presença nesta tarde tão especial. Iniciamos um novo ano e o ministério jovem da nossa divisão preparou muitas novidades. Tudo isso pensando em você e para você. No ano passado o tema Jovem foi “Geração Esperança” e para esse ano o tema jovem é… você já sabe AMIGOS DA ESPERANÇA. “Um tema simples, ousado e relevante que pode envolver todos os membros na missão da igreja”, nas palavras do Presidente da DSA, Pr. Erton Köhler.

Falar de amizade traz alegria ao nosso coração, por saber que podemos contar com alguém em qualquer hora ou lugar, alguém disposto a abrir mão de seus interesses para estar com conosco, por nos considerar especial, um/a amigo/a de coração. Uma das frases mais lindas sobre a amizade que já escutei fala assim: “a amizade é a sombra do entardecer; cresce até o sol da vida se pôr“.  Amizade verdadeira é aquela que dura eternamente, amigo verdadeiro é aquele que se preocupa com o outro e que se aproxima quando todos se afastam.

Hoje nos reunidos como amigos, pela mesma esperança, com a mesma esperança, na certeza de que como amigos e sempre amigos, venceremos afinal. Seja bem vindo ao nosso programa JA, obrigado por nos honrar com a sua presença, se sinta bem em nosso meio. Esse programa foi preparado pensando em você e na nossa amizade.

5 mn – Hino especial: convide alguém para cantar um hino especial relacionado ao tema. Na coletânea acima referida tem muitas músicas que poderão ser usadas. Pode ser um solo, dueto, trio, quarteto, grupo ou coral.

5 mn – Momentos de Oração: quando oramos, satanás se afasta; imagine só o que acontece quando uma congregação inteira se ajoelha para falar com Deus. As hostes das trevas se retiram para bem longe e sentimos a paz do céu pairando cobre nós. Nesse momento você divide a congregação em grupos de 3 a 4 pessoas para orarem. Orem sobre as amizades, sobre seus amigos de perto e de longe e peçam a Deus que os ajude a serem amigos verdadeiros e que essa amizade perdure para a eternidade.

3 mn – Jogral: momento da apresentação do jogral. [Jogral anexado].

2 mn – Mensagem aos amigos visitantes: convide uma criança para narrar essa mensagem, e enquanto ela faz a narração, uma música de fundo estará tocando.

“Boa tarde amigos visitantes, pela amizade e carinho que temos por vocês, confesso que estamos felizes com a vossa presença; vossa presença traz alegria ao nosso coração. Nos Sentimos honrados por nos visitarem hoje e esperamos que venham sempre, essa porta estará sempre aberta para vocês.

Sabe amigo, amiga, às vezes me sinto triste quando vejo pessoas tristes, desamparadas, sem amigos, sem esperança. Imagino como deve ser a vida de alguém assim, mas tenho a firme certeza de que esse sofrimento é passageiro, nossas angústias em breve findarão.

Se você estiver triste, se sentindo sozinho, desanimado, abatido pela dor em algum momento, lembre: você pode contar conosco e com a nossa amizade, mas acima de tudo saiba que você tem um amigo especial: Jesus. Está sempre do seu lado em todos os momentos, cuidando, protegendo, guiando, sustentando. Quando se sentir desanimado e triste, não perca a esperança, olhe pra cima, mas talvez não O veja, saiba,no entanto, que do céu Jesus estará olhando pra você. Ele é um amigo fiel e verdadeiro, em quem você pode depositar total confiança, na certeza de que nunca te decepcionará.

Volte sempre, Jesus fica feliz com sua presença e o céu inteiro se alegra por você aceitar nosso convite. Se não puder lembrar-se de tudo o que escutar nesta tarde, lembre disso: Jesus te ama e logo vem te buscar.”

10 mn – Dinâmica “Relembrando os hinos sobre amizade dos Cd’s JA desde 1992”. [dinâmica anexada].

20 mn – Encenação “Buscando amigos distantes” [encenação em anexo].

5 mn – Concurso bíblico: “Amigos na Bíblia”. [concurso bíblico anexado].

5 mn – Hino especial: nesse momento será apresentado mais um hino especial relacionado ao tema. Poder ser um solo, dueto, trio, quarteto, grupo ou coral. Você decide.

3 mn – Reflexão final: Alguma vez já parou para pensar sobre como seria nossa vida se não tivéssemos amigos? Já imaginou sua vida sem ninguém pra compartilhar, dividir, correr, sorrir, brincar, cantar, chorar, aventurar, andar, …? Deus não nos criou para vivermos isolados uns dos outros, somos seres sociais, precisamos viver em comunidade, precisamos um do outro, mesmo que às vezes alguém achar que pode se virar sozinho, uma hora ou outra vai precisar comprar uma caixa de fósforo ou um biscoito numa loja. Nós não somos ilhas, não podemos viver isolados uns dos outros, não fomos criados para vivermos distantes dos outros. Alguma vez você sentiu saudades dos seus amigos? Isso é a prova de que não podemos viver sozinhos.

Agora, olhe pro seu lado, olhe! Vê alguém? Reconhece-o? Quem é ele para você? Um amigo, um irmão, um familiar, um parente, um colega, seu vizinho, um conhecido? Creio que aqui somos todos amigos pela mesma esperança: Jesus!

Mas lá fora temos mais amigos: nosso colega de trabalho, nosso motorista, nossa empregada doméstica, o morador da esquina onde moramos, nosso professor, nosso médico, pessoas com quem muitas vezes nos relacionamos por motivos de negócios ou interesses comuns, mas que nem sempre temos falado sobre a nossa bendita esperança. Essa é a nossa missão nesse ano, levar esperança aos nossos amigos, de perto e de longe. Vamos usar todos os meios disponíveis (telefone, internet, satélite, cartas, …) para falar aos nossos amigos que Jesus breve virá para nos buscar e que Ele precisa estar preparado.

Dói na alma saber que alguém morreu sem saber de Jesus e essa pessoa tem sido meu colega, vizinho, amigo por muito tempo e nunca falei de Jesus para ela. É uma perda insanável, mas enquanto houver tempo vamos levar essa bendita esperança, vamos sair juntos como amigos, fazer novas amizades para a eternidade. Há um mundo carente da nossa atenção, carinho e amor. Há alguém querendo ouvir que ainda existe esperança. Você e eu, os amigos pela mesma esperança, com a mesma esperança, foram os chamados para cumprir essa missão. Vamos?

2 mn – Encerramento: chegamos ao final do nosso programa de hoje, mas não terminamos por aqui. Cada sábado, neste mesmo horário, estaremos reunidos para juntos aprendermos mais sobre AMIZADE, nos prepararmos e sairmos a levar esperança a mais amigos, amigos de perto e de longe.

Obrigado pela sua presença. Nos veremos no próximo sábado. Para encerrarmos, cantaremos juntos, de pé, o hino “amigo, do Cd jovem 2005”.

Oração final: o diretor JA faz a oração final.

[Por Isaias Cardoso. Líder Máster de Jovens pela AbaC, Missão Iaenense: meu desejo é que este programa impacta a sua vida e a vida dos membros da sua igreja, bem como os amigos que estarão visitando e participando. Deus abençoe a você e sua igreja, que o Nome do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja exaltado em sua vida e na vida dos seus amigos. Que sejamos eternos amigos. isaiascv@gmail.com].

ANEXOS DO PROGRAMA

Ideais JA:

O Voto JA:Por amor ao Senhor Jesus, prometo tomar parte ativa no Ministério Jovem da Igreja, fazendo tudo quanto puder para ajudar a outros, e terminar a obra do evangelho em todo o mundo”.

O Alvo JA:A mensagem do advento a todo o mundo em minha geração”. Baseado em Mateus 28:18-20.

O Lema JA:O amor de Cristo nos motiva”. Baseado em II Coríntios 5:14.

O Propósito JA:Os Jovens pelos Jovens, os Jovens pela Igreja, os Jovens pelo seu Semelhante”. Inspirado no Slogan: “Partilhe sua Fé”, que em 1974 motivou a conquista de Jovens em todo o mundo.

O Objetivo JA:Salvar do pecado e guiar no serviço”. Adotado em 1929 durante a seção da Associação Geral.

Concurso BíblicoAmigos na Bíblia

1. Falando sobre amizade, como foi chamado Abraão? Resposta: Amigo de Deus. (II Crônicas 20:7).

2. Que personagens bíblicos amaram um ao outro como a sua própria alma? Resposta: Davi e Jônatas. (I Samuel 18:1-3).

3. Quem fez a declaração: “em todo o tempo ama o amigo e na angústia se faz um irmão”? Resposta: Salomão. (provérbios 17:17).

4. Complete o verso: “o homem que tem muitos amigos sai perdendo, …”. Resposta: mas há amigo mais chegado que um irmão. (provérbios 18:24).

5. Quem declarou: “já não vos chamo servos, … mas amigos”. Resposta: Jesus. (João 15:15).

6. Quem declarou: “o olhar de amigo alegra ao coração, as boas novas fortalecem até os ossos”. Resposta: Salomão. (provérbios 15:30).

7. Quem a bíblia chama de “o discípulo amado”, o fiel amigo? Resposta: João.

8. Quem Jesus chama de seus amigos? Resposta: aqueles que fazem o que Ele manda. (João 15:14).

9. Como Jesus demonstrou seu amor pelos seus amigos? Resposta: dando sua vida por eles.

10. Jesus chorou quando lhe morreu um amigo querido. Quem foi ele? Resposta: Lázaro. (João 11:35).

11. Qual o amigo de Moisés a quem Deus disse: “não to mandei eu? Sê forte e corajoso, …”. resposta: Josué. (Josué 1:9).

12. Complete o hino: “Meu amigo hoje tu tens a escolha, ______________”. Resposta: vida ou morte, qual vais aceitar? Amanhã pode ser muito tarde, hoje Cristo te quer libertar. (168, HA).

13: Dos que saíram do Egito, apenas dois amigos entraram em Canaã. Quem foram eles? Resposta: Josué e Calebe. (Deuteronómio 1:19-25).

14. Quem é o seu melhor amigo? Resposta: você sabe!

Dinâmica: Relembrando os hinos sobre amizade dos Cd’s JA desde 1992

Se todos perceberam, desde 1992 a 2010, quase todos os anos, entre as trilhas que compõem o Cd Jovem, vem sempre uma música que fala sobre amigo/amizade.

Objetivo: fazer com que os membros relembrem os hinos dos cd’s jovens que falaram sobre amigos/amizade. À medida que o tempo passa, muitos desses hinos quase não são mais cantados nas igrejas, mas é sempre bom relembrar, pois trazem mensagens que nos dá ânimo e alento, saber que podemos contar com alguém, um amigo.

Material: papel e caneta para todos os participantes.

Observação: para essa dinâmica, fiz uma seleção dessas músicas de todos os anos (1993 – Jesus meu melhor amigo; 2000 – Sorria; 2001 – Estaremos juntos pra sempre; 2002 – Jesus e eu; 2004 – Amigos pra sempre; 2005 – Amigo; 2007 – Descobrindo amigos; 2008 – Você pode ter amigos; 2010 – Unidos) e estou disponibilizando nesse link http://www.4shared.com/file/odKkdN4P/musicas_amigos_ja.html para você poder usar. Se você já tem todos os cd’s JA desde 1992, você pode fazer a sua seleção, copiando essas músicas para uma pasta e poder usar no momento.

Atividade: essa dinâmica é bem simples. Todos os membros podem participar, mas você decide como será dado o brinde ao vencedor, já que não há como dar presentes a todos. É com você.

Funciona assim: você vai passando um trecho de cada uma das nove músicas selecionadas, aleatoriamente, e os membros que estão participando vão descobrir em que ano aquela música fez parte do Cd Jovem. Não passe as músicas em seqüência porque pode ser que alguém perceba isso, apesar de nem todos os anos teve músicas falando sobre amigos/amizade. Lembre também que se você estiver usando projeção, os nomes das músicas e o ano poderão ser vistas, faça com que escutem só o áudio, sem poderem ver mais nada.

A pessoa que tiver mais acerto, ganha um brinde do Ministério Jovem. Você escolhe o brinde. Mas de preferência que seja algo que sirva para o crescimento espiritual do membro vencedor.

Escrito por Isaias Cardoso

Uma vez fiz essa experiência na minha igreja e fiquei espantado com o resultado. Poucos lembram! E, é bom relembrarmos cada música e em que ano ela fez parte do CD Jovem, porque cada uma delas teve um significado espiritual em nossa vida e nos ajudou em algum momento. E, pode ser que em algum momento você precise usar uma delas, mas se não se lembrar fica complicado. srrsrrssr

Jogral:

Voz 1 – Meu amigo,

Voz 2 – Minha amiga,

Todos – Amigos pela mesma Esperança;

Voz 3 – Como amigos nos unimos,

Voz 4 – repartindo alegrias,

Voz 5 – desfrutando bons momentos,

Voz 2 – Motivados pela mesma esperança.

Voz 3 – Ao lembrarmos o passado e pensarmos no futuro,

Voz 5 – Nos enchemos de temor porque esse mundo vai de mal a pior;

Voz 1 – Mas ao lembrarmos a cruz e o retorno de Jesus,

Voz 3 – Enche de esperança o nosso coração,

Voz 2 – A esperança da libertação das garras do pecado.

Voz 4 – Somos amigos,

Voz 5 – E mais do que amigos, somos irmãos em Cristo,

Voz 1 – E pela mesma esperança aqui nos encontramos,

Voz 2 – Para juntos levarmos esperança aos amigos que não vieram,

Voz 3 – Aos amigos distantes, aos amigos bem perto,

Voz 5 – A todos os nossos amigos;

Voz 1 – Meu amigo,

Voz 4 – Minha amiga,

Todos – Amigos pela mesma Esperança;

Voz 3 – A esperança é a chama que nos mantém animados,

Voz 2 – E pela mesma esperança, como amigos, vamos juntos trabalhar.

Voz 1 – De mãos dadas, olhos fitos em Jesus e com a esperança no coração

Voz 4 – Vamos juntos proclamar a bendita esperança aos amigos de perto e de longe.

Voz 5 – A esperança nos uniu e a mesma nos sustentará pelo caminho.

Voz 3 – Meu amigo,

Voz 2 – Minha amiga,

Todos – Amigos pela mesma esperança.

Encenação: “Buscando amigos que se afastaram”

Objetivo: conscientizar nossos membros a buscarem nossos irmãos que deixaram a fé, enquanto ainda é tempo, a voltarem novamente para os braços de Jesus.

Personagens: Pedro, Elias e mais quatro amigos (Daniel, Esdras, César e Ezequiel)

CENA:

[Entra Pedro e Elias, se sentam e começam a conversar baixinhos]…

Narrador: Era uma tarde quente de fevereiro, em poucos dias começaria o carnaval, mas no coração de Pedro e Elias era indescritível o desejo de participar do acampamento que a igreja estava organizando. Não viam a hora de pegarem suas mochilas e irem ao acampamento. Mas algo naquele ano os deixava muito tristes: muitos dos seus amigos deixaram a igreja. E entre eles comentavam:

Pedro: eu quero muito estar nesse acampamento, mas não sei se terá a mesma emoção. Nossos amigos que sempre estiveram conosco, desfrutando desses bons momentos, hoje já não estão.

Elias: verdade. Só ficou eu e você. Mas não fique triste, vamos arranjar novos amigos quando chegarmos lá. Ouvi falar que virão muitos jovens de outras igrejas para acampar conosco.

Pedro: está querendo me dizer para esquecer deles, é isso? Não é tão fácil assim e eu quero que eles fossem com a gente. Será que não podemos fazer nada?

Elias: podemos sim. Podemos convidá-los!

Pedro: mas será que vão aceitar?

Elias: só saberemos quando formos lá. Levanta, vamos agora mesmo.

Narrador: os dois amigos saíram para buscar seus antigos amigos, mas sem a esperança de que aceitariam o convite deles. Passaram a tarde toda [Pedro e Elias ficam entrado e em instantes saem de novo, conversando entre si até o narrador terminar] andando de casa em casa convidando seus amigos. Para a surpresa deles, todos aceitaram ir com eles ao acampamento. Alguns tiveram que deixaram alguns compromissos para relembrar as emoções dos anos já idos. Pedro e Elias voltaram animados pra casa. Em seus rostos podia se ver a alegria [entram felizes e saem de novo].

Narrador continua: Mas, Pedro e Elias não queria apenas que seus amigos fossem ao acampamento, eles queriam que eles voltassem novamente à igreja, pois faziam muita falta. Acreditavam que lá era o lugar onde deveriam estar e nunca terem saído.

Finalmente chegou o dia do acampamento. [cada um deles entra com sua mochila, se cumprimentam, se abraçam e saem de novo]. Aquele foi o melhor acampamento que já participaram juntos, aproveitaram cada momento e relembravam sempre dos bons momentos que juntos passaram tempos atrás. Mas, finalmente chegou o dia de voltar pra casa. Pedro e Elias já se sentiam sozinhos novamente, mas combinaram entre si que falariam com seus amigos sobre algo importante. [entra Pedro, Elias e seus quatro amigos)]. Pedro começa a falar:

Pedro: queridos amigos, foi bom demais estar com vocês neste acampamento, desfrutamos bons momentos que jamais esqueceremos, mas um vazio novamente toma conta do nosso coração, saber que vão embora e não sabermos quando veremos novamente.

Elias: sentimos muito a vossa falta, a igreja não é a mesma sem vocês, vosso lugar se encontra vazio, esperando vocês e na obra de Deus há algo que só vocês poderão fazer assim como Deus planejou. Outros poderão fazer em vosso lugar, mas jamais seria a mesma coisa.

Pedro: lá fora as coisas parecem mais divertida, os convites não param, mas são prazeres efêmeros, passageiros, não trazem alegria eterna, seus efeitos são momentâneo e já não existem…

Elias: nós queremos ter vocês de volta. Prepararemos um banquete, se preciso for, para comemorar vosso retorno e creio que o céu inteiro se alegrará conosco. [risos entre os amigos]…

Narrador: os amigos de Pedro e Elias escutaram atentamente cada palavra de seus amigos. Emocionados se sentam e começam a conversar, cada um explicando o motivo pelo qual tiveram que se afastar, mas nesse momento Pedro e Elias foi usado por Deus para falar-lhes a mensagem que precisavam ouvir. Depois de algum tempo conversando, os amigos de Pedro e Elias aceitaram o convite de, no sábado seguinte, irem à igreja. [levantam, se despedem e saem todos os personagens].

Ouvir que os amigos iriam à igreja no sábado seguinte foi a resposta que queriam ouvir, mas Pedro e Elias não pararam por ai, continuaram ajudando seus amigos na decisão de voltarem novamente aos braços do Pai. Pouco tempo depois, todos eles já estavam participando das atividades da igreja como membros ativos.

Narrador continua: Meu amigo, minha amiga. Se você se identificou com essa pequena história, este é o momento de voltar novamente aos braços de Jesus. Ele ainda te espera de braços abertos. Venha! Não queira andar sozinho, não queira viver como se Deus não fizesse parte da sua vida. Venha enquanto é tempo. Jesus te ama demais e nós também.


Ações

Information

6 responses

21 01 2011
Jaqueline Bacelar

Gostaria de parabenizar nosso irmão pelo belíssimo
e inspirador culto jovem. Ele está bem completo,
tendo de tudo um pouco. Deus o abençõe e lhe
capacite para continuar criando programas como
este.

21 01 2011
Isaias Cardoso

Obrigado irmao, por aprovar meu programa e divulgar. que seja uma bencao para aqueles que o realizarem nas igrejas. Deus abencoe a todos nesse ano e que sejamos, verdadeiramente, AMIGOS DA ESPERANCA

22 01 2011
Mauricio Bento

FELIZ SABADO
Que Papai do Céu continue te inspirando e lhe abencoando. Esse programa fará diferença na vida de muitas pessoas. Parabéns

23 01 2011
edna wayne

oi,tudo bem?cara seu programa esta nota 10,pra mim com certeza vai fazer grande diferença na minha igreja,valeu e que Deus continue te inspirando cada vez mais.um bom dia .

27 01 2011
Claudio Saraiva

Nota 10 Izaias, ta simplesmente lindo, parabens. se vc permite, vou usar esse programa no meu retiro. Que Deus continue te abençoando e inspirando a fazer mais programas J.A Maravilhosos como esse. grande Abraço.

28 01 2011
Isaias Cardoso

Olá pessoal, é um prazer poder contribuir de alguma forma para ajudar esse ministério. Cláudio, com certeza vc pode usar o programa. que seja para a honra e glória de Deus. estarei orando por vc e seus jovens. um abraços

Agradeço a todos pela motivação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: