Dia do Jovem Adventista 2010 Cartaz + Sermão

14 09 2010

SERMÃO – DIA DO JOVEM ADVENTISTA

O chamado para ser uma “Geração de Esperança”

Ministério Jovem – Divisão Sul-Americana

Texto: Lucas 5:1-11

Propósito: Que todos os jovens, em sua idade mais vigorosa, aceitem o chamado que Jesus faz à nossa Geração, o chamado para ser utilizados por Ele para levar Esperança aos homens.

INTRODUÇÃO

§         Este tema é baseado na experiência de Pedro, que já havia aceitado a Jesus como o Messias ao princípio do ministério de Cristo (ano 27 aproximadamente – João 1: 41, 42). Nessa ocasião foi seu próprio irmão André que o levou a conhecer a Jesus.

§         Contudo, mais de um ano havia passado, e o Senhor havia Se dedicado a pregar na região da Galiléia, mas principalmente em um ministério solitário. Durante um ano e meio, Cristo não foi acompanhado diretamente por Seus apóstolos.

§         A história que estudaremos é muito importante porque é a articulação de uma mudança que se produz no ministério de Cristo e isso afetou a vários discípulos, entre eles Pedro e seus companheiros.

DESENVOLVIMENTO

  1. Quem vive por Jesus.
    1. Leiamos o texto: Lucas 5:1-3.
    2. Esta história apresenta um grupo de pessoas que se amontoou para escutar Jesus. O Senhor já era conhecido pela maioria da região. O Lago de Genesaré é o mesmo mar da Galiléia e o Senhor em Seu primeiro ano de ministério, havia Se dedicado a pregar em todas as cidades que rodeiam o mar. Isso aconteceu aproximadamente no ano 29.

3.              Cristo entrou num barco e pediu que o barco fosse retirado da margem porque aproveitava a amplificação que a água e o vento produzem, o que permitia que Jesus falasse a milhares de pessoas que se ajuntavam à margem. Neste caso, o barco que pegou era de Simão. Quem era esse Simão? … Exato, era Pedro. Agora… Como imaginamos Simão Pedro? Muitos formamos uma imagem dos apóstolos pelo que vemos nos filmes de Jesus. Homens de mais de 40 ou 50, inclusive até de 60 anos. ¿Isso é correto? Pensemos:

a. Pedro morreu no ano 67 (Ver o Dicionário Bíblico Adventista sob Pedro) e consideremos que tinha aproximadamente 60 anos. Consideremos que era ancião, mas não morreu de velho senão executado – segundo a tradição crucificado de cabeça para baixo. Ou seja, se Pedro tinha 60 anos no ano 67, quantos anos tinha no ano 29? Correto: 22 anos. Isso muda sua imagem de Pedro, claro.

b.Agora pense neste dado. João, que é um dos companheiros de Pedro nessa história. Ele morreu por volta do ano 100 com 80 ou 90 anos de idade. Calculemos a média em 85. Quanto tinha então João no ano 29? Assim é, aproximadamente 14 anos.

    1. Pode ser que nossos cálculos não sejam tão exatos, mas não variam muito com respeito à época da vida desses discípulos quando esse incidente aconteceu. João e Pedro eram jovens quando estiveram com Jesus e receberam o convite de viver por Jesus. Isso lhe chama a atenção? Claro. É maravilhoso!
    2. A verdade é que não difere a que o Senhor está acostumado. Em várias ocasiões quando Deus teve que fazer obras maravilhosas acudiu aos jovens.

a. Por exemplo: Jeremias 14 anos, Daniel 17, Maria, a mãe de Jesus, 15 anos.

b.E na Igreja Adventista não foi diferente. Ellen White tinha 17 anos quando foi chamada para ser profeta e muitos dos pioneiros eram jovens quando iniciaram a obra adventista.

c. A verdade é que Deus leva em conta os jovens em seus projetos e especialmente quando tem que fazer algo muito especial.

d.Você gostaria que Deus o envolva em algo especial? Você não sente que sua vida deve ser aproveitada para fazer algo maravilhoso? E que benção seria se fosse algo em que Deus o envolva.

e. Olhe, quando o Senhor faz este chamado: quando estão desenvolvendo suas vocações e também tem uma idade para fazer grandes coisas para o Senhor.

  1. O que fazem os que vivem por Jesus
    1. Leiamos o texto que segue: Lucas 5: 4-7
    2. O que Jesus lhe pediu que fizesse ia contra tudo o que era o costume da época.

a. Pescar de dia é algo já considerado sem lógica.

b.Os hábitos dessa gente haviam se formado em função do costume de pescar nessa época. Eram pessoas acostumadas com a noite, com a solidão e a dormir de dia.

    1. Mas Jesus tem o desafio de nos pedir para fazer em Seus caminhos coisas sem lógica desta vida: Prestem atenção como os hábitos de nossa vida vão se tornando em função dos costumes e da lógica desta vida.

a. Quando se descansa, qual é o dia de descanso? O domingo na lógica desta vida. Mas Jesus vem à nossa vida e nos indica em Sua Palavra que devemos guardar o dia sábado.

b.Mas não foi fácil para Pedro. Ao ver Pedro sair para pescar, as pessoas provavelmente devem ter lhe dito: “Você está louco! É ridículo sair para pescar a esta hora. Não se deixe influenciar por este pregador”.

c. Às vezes temos que fazer coisas por Jesus que não vão com a lógica da vida. Isso é visto nas diversões, no sexo, etc.  Mas Jesus lhe diz que precisa de você para outra coisa. Você tem que entrar no terreno (ou no mar, neste caso), que vai contra os hábitos e a lógica desta vida.

d.Há uma tendência como fruto do pós-modernismo para os jovens. Isto é, que o jovem não precisa sofrer, que não precisa comprometer-se, que não devem ser dadas a ele tantas responsabilidades. Que a essa idade ele tem que dormir até o meio dia, que tem que vagar, que tem que dar voltas, perder tempo. E ao que se compromete com responsabilidades, lhe é dito que está queimando a vida. Mas note o contraste. A quem Jesus acudiu para projetar Seu ministério? Sim, aos jovens.

    1. É em nossa juventude que podemos fazer coisas maravilhosas. Se você quer viver isso, sugiro que você siga os passos de Pedro.

a. O primeiro passo para o êxito está na resposta do versículo 5 up: “Isso vai contra tudo o que fazemos nesta vida”, mas “em Tua Palavra” farei o que me pedes.

1.       Ali está o primeiro passo para viver algo extraordinário.

2.       Obedecer a Deus. Empolgar-se para ir aonde Ele o guiar. Lançar-se nos desafios que Ele lhe propõe.

a.       A Palavra nos desafia.

b.      A Palavra nos indica coisas.

c.       Se seguirmos Sua Palavra, o Senhor nos levará a ter experiências maravilhosas.

b. O segundo passo está na ação de Pedro: Verso 6 “E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes…”.

1.       Ao fazê-lo, ao obedecer a Deus, ao animar-se a seguir Suas propostas, coisas maravilhosas foram produzidas.

2.       Não basta escutar ao Senhor, não basta conhecer o que Sua Palavra indica. Deve-se fazê-lo. I nisso se nota uma grande diferença entre os jovens adventistas que conhecem e os jovens adventistas que experimentam experiências pessoais maravilhosas.

c. Os que simplesmente se limitam a escutar e conhecer não podem experimentar o Poder de Deus. Somente quando nos lançamos ao mar, quando o fazemos, vemos os resultados.

1.       Muitos sabem que Deus quer que O sirvamos. Eles têm ouvido e sabido disso. Mas não o sabem, mas quando se lançam… é quando se vê o efeito.

2.       Eu sabia que a Palavra de Deus tem poder, mas só quando a aplique, o experimentei.

3.       O poder de Deus se vê, não na teoria, não somente no saber, mas quando o fazemos em Sua Palavra.

  1. Temor dos que vivem por Jesus
    1. Leiamos Lucas 5:8-11 “E, vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus”.
    2. O que aconteceu com Pedro? Por que reagiu assim?
    3. O milagre o fez ver como Deus é extraordinário.

a.  Mas Pedro já havia visto milagres, já havia visto pessoas serem curadas, inclusive sua própria sogra.

b. O que esse milagre teve de maravilhoso?

1.       Ele foi participante, protagonista de um milagre. Ou seja, antes Pedro havia visto Jesus fazer milagres, mas agora, ele, ao obedecer-Lhe e seguir Sua Palavra, foi protagonista, participante necessário. Pedro fez a rede e tirou os peixes. Ele foi instrumento desse milagre.

2.       E ao sentir isso, viu-se indigno porque ele sabia que era pecador, porque ele conhecia seus pecados ocultos, porque ele se sentia sujo. Não podia ser que tivesse sido utilizado pelo Senhor para algo tão valioso.

3.       Mas ali está a graça de Deus. Ele não o convida para fazer isso porque você é bom e porque não tem pecados. Ele sabe bem como você é. Mas se você sente o convite de Deus para fazer algo para Ele, é porque Ele quer transformá-lo (a).

4.       Pedro mudou nas mãos do Senhor. Ele se equivocou e muito, mas o Senhor o resgatava e o polia, e fez dele um discípulo que participou de uma Geração de Esperança.

c. Mas Jesus lhe disse: “Não temas; de agora em diante serás pescador de homens”.

1.       O primeiro chamado que Pedro recebeu foi quando o convidaram para ver Jesus como o Messias, o cordeiro de Deus. Isso está registrado em João 1:41,42. E Jesus lhe disse que ele seria chamado Pedro.

2.       Mas este segundo chamado é para que aceitemos fazer algo para ele. E esse segundo chamado é para sermos pescadores de homens.

a.       Todos nós com nossa influência somos pescadores de homens. Alguns sendo Apóstolos, outros pastores, outros missionários, outros profissionais, outros empregados, outros com sua família, etc. Mas todos nós somos pescadores.

b.      Deus nos usa para salvar os homens deste mundo que afunda em pedaços.

Conclusões:

a.       Nós JAs temos um voto:

b. “Por amor ao Senhor Jesus, prometo tomar parte ativa no ministério jovem da igreja, fazendo tudo o que possa para ajudar a outros e para terminar a obra do evangelho em todo o mundo.”

c.       Quando seremos ativos? Quando tivermos 80, 90 anos? Não. Agora que somos jovens.

d.      Quando seremos mais úteis para servir e terminar a obra? Quando tivermos 80, 90 anos? Não. Agora é que somos mais úteis, agora é que devemos queimar nossas energias pelo Senhor.

e.       Deus usou os jovens, em seu momento de melhor potencial. Deus sabe que essa é a melhor idade para fazer algo desafiante.

f.        Deus o (a) chama a viver a experiência de andar em Sua Palavra e “fazer coisas para Ele” com Seu poder.

g.      O chamado de Pedro e de seus companheiros em sua vida foi: ser pescadores de homens. Desafio você a ser um instrumento de Deus, agora que você é um jovem, para que Deus o (a) use para ajudar outros e terminar Sua obra. Isso significa ser uma “Geração que traz Esperança”.

Pr. Iván Rosales

Departamental de Jovens – União Argentina

About these ads

Ações

Informação

Uma resposta

17 09 2010
rosangela marques

Estou passando por um problema interessante na igreja que sou lider ,tenho certeza que foi DEUS, na sua infinita grandesa que me direcionou para eu abrir o site e ler vou usar para fazer o progama JA na minha igreja com esse tema. É um ótimo tema.bjs ROSANGELA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: