Semana de Oração Jovem 2010 – O Poder da Geração Esperança

16 05 2010

Abertura
Título: O Poder da Geração Esperança

D A N I E L


Um Modelo Atual Para a Geração Esperança

“Daniel… três vezes por dia se punha de joelhos, e orava, dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer.” (Daniel 6:10 ú.p).

I. Vamos conhecer Daniel – Um símbolo para a geração esperança. A. Daniel era um jovem de linhagem real, era de origem nobre (Dan 1:3).

1. Daniel tinha entorno de dezesseis anos quando enfrentou os maiores desafios de sua vida. Era tão-somente um adolescente. O que será que fez a diferença na vida do jovem Daniel?

2. Daniel foi levado cativo para Babilônia no ano 586 a.C por Nabucodonosor rei da Babilônia. (Dan 1:1).
2.1. Às vezes o justo paga pelo pecador. Todavia, as provações na nossa vida têm sempre um propósito espiritual, as crises sempre revelam o nosso caráter e mostram de que lado nós estamos na grande batalha.

3. Daniel possivelmente tivesse uma boa aparência, tinha lindos dotes de sabedoria e era versado em ciências. Em síntese Daniel era um adolescente acima da média, era de extrema competência intelectual e espiritual.
3.1. Daniel era o tipo de jovem que toda garota sonhava em namorá-lo.
Daniel era o genro perfeito. Daniel nasceu para o sucesso. Entretanto, o sucesso vem sempre acompanhado de um alto preço. Você está disposto a pagar o preço da vitória?
4. Até no nome Daniel refletia os ideais de Deus. O nome Daniel significa: ‘Deus é meu Juiz’. Eu creio que Daniel recebera dos seus pais uma esmerada educação, pois ele ‘era um príncipe de Judá’. A Ciência do Bom Viver. Pág. 148.

B. Será que Daniel serve de modelo para a nossa juventude na atualidade?
Eu estou seguro de que você precisa de modelos de vida!
Nós somos reflexo daquilo que contemplamos diariamente.

1. Tinha Daniel as mesmas tentações e os mesmos desafios que os nossos jovens têm hoje em dia? Daniel viveu na própria pele as amarguras do cativeiro babilônico, ele poderia ter perdido todas as suas referências morais e espirituais.

2. “Daniel não era mais que um jovem ao ser levado cativo para a Babilônia. Tinha cerca de quinze ou dezesseis anos de idade, pois é chamado menino, o que significa que estava em sua juventude.” O Cristo Triunfante – 2002 – MM, pág. 172.

3. Deus continua chamando “Danieis”. Jovens destemidos e leais para a missão de ser um agente da esperança ou uma embaixatriz das boas novas de salvação.

4. Daniel foi um dos jovens mais influentes do Antigo Testamento. Foi a pessoa mais poderosa dos impérios: Babilônico e Medo-Persa.

5. Qual era o segredo de Daniel? Onde estava a sua fonte de poder? Como ele pôde superar tantas crises de proporções enormes? Inclusive com o risco de vida em vários momentos.

6. Você está disposto a morrer por Jesus e Sua mensagem?

II. O Segredo de Daniel (Dan 6:10) – Será o mesmo da geração esperança!

A. Daniel orava três vezes ao dia. Era seu costume orar três vezes por dia. E aqui não estamos falando das orações que antecediam as refeições. Daniel desenvolveu uma profunda intimidade espiritual com Deus.

1. Como está a sua vida de comunhão com Deus? Você tem investido tempo no seu relacionamento espiritual com Deus?

2. Quanto tempo você tem reservado para escutar a voz de Deus cada manhã? Você está começando cada dia com Deus? Deus quer começar cada dia com você!

3. Qual é o seu programa sistemático de devoção com Jesus? Você está buscando a Deus nas primeiras horas de cada dia?

4. Deus lhe criou para Ele dar o primeiro ‘comando’ de cada dia (Mat 6:33).

B. Como Daniel pôde ter tanto sucesso em dois impérios? Qual era o seu segredo? Onde estava a sua fonte de poder? Como ele pôde resistir a tantas ciladas e armadilhas? Como ele não se corrompeu no meio político?

1. “Tende um tempo fixo, um período especial para oração pelo menos três vezes ao dia. De manhã, ao meio-dia e de noite, Daniel orava a seu Deus, não obstante o decreto do rei e a temível cova dos leões. Ele não ficou com vergonha ou medo de orar, mas orava três vezes por dia, com as janelas abertas.” Exaltai-O – MM – 1992, pág.369.

2. Aprendi desde criança com a minha mãe, que Deus honra a quem O honra. Aprendi também que Deus não se esquece de quem tem uma comunhão pessoal com Ele. Aprendi ainda que Deus não abandona os seus amados. Aprendi que a oração nos torna amigos de Jesus.
2.1. Vou lhe apresentar os três passos ou três atitudes para que você tenha um poderoso ministério de oração intercessória na sua vida:

C. Tenha horário e lugar (Mar 1:35).
1. Veja o hábito de Jesus: “Tendo-se levantado alta madrugada [horário] saiu, foi para um lugar deserto [lugar] e ali orava.”
1.1. Jesus estava sempre desperto na última vigília da noite, que era entre três e seis horas da manhã. Jesus tinha a sua hora tranqüila com o Pai.
2. Se você ainda não tem o seu horário e o seu lugar comece apartir de hoje, tenha a sua nova arrancada espiritual com Jesus.
2.1. Jesus e Daniel tinham hábitos espirituais iguais. Que tal, Jesus, Daniel e você terem os mesmos hábitos espirituais? A oração é a nossa principal fonte de poder. Beba nessa fonte todas as manhãs!
3. “Daniel orava a Deus três vezes ao dia. Satanás se torna irado ao som da fervorosa prece, pois sabe que será derrotado. Daniel era o preferido, acima de presidentes e príncipes, pois nele havia um espírito excelente.” A Verdade Sobre os Anjos. Pág. 141.
3.1. Não se esqueça; você precisa ter horário e lugar para segurar na mão de Jesus! Vamos ao segundo passo para você possa estabelecer o seu ministério de oração intercessória:

D. Seja específico no seu pedido de oração (Luc 22:32).
1. Ouça o que disse Jesus sobre a Sua oração para Pedro:
1.1. “Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos.” (Luc 22:32).

2. A sua oração precisa ter um foco bem definido. Se for o caso, mencione o nome da pessoa, a rua e a casa onde ela mora, ou o tipo de doença que você gostaria de ver o milagre acontecendo.
2.1. É imperioso que haja especificidade na sua oração. Jesus foi específico quando disse: ‘Roguei por ti’. Esse “ti” é o nome de Pedro e os seus desafios. Esse “ti” significa que Jesus orou pela solidez da fé de Pedro.
2.2. O Diabo está solto por aí para destruir a nossa fé. E a oração é o antídoto para construir a nossa fé. Não tenha medo de mostrar a sua lealdade para com Deus; não esconda a sua fé diante dos seus colegas e amigos. Deus honra a quem O honra!
3. “Daniel não procurou esconder sua lealdade a Deus. Ele não orou em seu coração, mas em voz alta, com a janela aberta na direção de Jerusalém, fazia suas petições ao Céu…” Recebereis Poder – MM – 1992, pág.269.
3.1. Seja bem específico no seu pedido de oração. Não fique por aí fazendo voltas, vá ao ponto de sua necessidade. Desafie a Deus.

Terceiro e último passo para que você possa estabelecer o seu ministério de oração intercessória:

E. Seja insistente e persistente na sua oração (Luc 11:9).

1. Guarde no seu coração esse texto:
1.1. “Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.” (Luc 11:9).

2. Perceba que os três verbos: ‘Pedi, Buscai e Batei’ estão no modo verbal imperativo. E se estão no imperativo; portanto, são ordens e mandamentos de Deus para você.

3. Ilustração:
3.1. Quando a minha mãe aceitou a Jesus, eu tinha aproximadamente quatro ou cinco anos de idade. O meu pai ainda não era um cristão, e sempre tinha as suas aventuras extraconjugais, era bastante chegado nas festas. Todavia, a minha mãe sempre orava por ele. E isso durou ao longo de vinte e três anos. Foram mais de duas décadas orando em favor da
conversão do meu pai. Até que um dia… O Espírito de Deus alcançou o seu coração; e ali começava uma nova etapa. Eu tive a alegria de batizá-lo, foi um dos dias mais emocionantes da minha vida ministerial. A minha mãe jamais desistiu do meu pai; foram noites e mais noites de oração. Quantas lágrimas na calada da noite. Quantas orações em secreto. Assim que, não desista do seu pedido especial de oração. Seja insistente e persistente na sua meta espiritual. Lute com Deus pelo seu ideal espiritual e nunca desista.

4. A oração vai adicionar valores em sua vida espiritual que nada mais poderá somar. A oração atinge em cheio o coração de Satanás. A oração destrói o quartel general das forças inimigas.
4.1. “Ao som de fervorosa oração, treme todo o exército de Satanás.” Mensagens Aos Jovens. Pág.53.

III. Daniel – O Modelo espiritual para a geração esperança.

A. Daniel era jovem assim como você, quando viveu as duras provações de um cativeiro.
1. Você e eu também somos cativos de um inimigo já derrotado.
2. Daniel escolheu ser fiel a Deus custasse o que custasse.
3. Deus honrou a Daniel. Deus esteve com Daniel. Deus e Daniel formavam uma dupla poderosa e vitoriosa.

B. Se você tem um blog, twitter, ou uma comunidade de relacionamentos; adicione o ‘tempero’ da oração intercessória.
1. Monte o seu próprio ministério de oração intercessória, adicionando os passos de Deus:
2. Tenha o seu horário e o seu lugar…
3. Seja específico no seu pedido…
4. Seja insistente e persistente na sua oração…

C. Para o grande evangelista Billy Graham ‘a oração é o uso mais elevado que se pode fazer da palavra. ’
1. Para Ellen White: “Satanás fica enfurecido ao som de uma fervente oração, pois ele sabe que sofrerá danos.” Test. Para a Igreja. Vol. I, pág. 295.
2. Daniel triunfou quando reinos, reis e magos fracassaram. Daniel sofreu as mais duras provas. Todavia, foi aprovado pelo céu e pela terra. Sua rota de sucesso foi de escravo hebreu a primeiro ministro.
3. Seja um jovem fiel a Deus, custe o que custar. Honre a Deus acima de tudo e de todos. Tenha comunhão diária com Jesus. Seja fiel a Deus independentemente dos resultados.
4. É como disse John Knox sobre a oração, ‘tenha uma conversa ardente e familiar com Deus’ cada dia!

D. Esta semana Deus vai impactar a sua vida, com mensagens poderosas vindas do coração de Deus e das mãos dos nossos líderes de jovens das Uniões brasileiras.
1. Eles foram a geração esperança na sua casa, na sua escola, no seu bairro, na sua cidade e no seu país… E Você?
2. Você é a geração esperança de Deus? Que a oração seja a sua fonte de poder cada manhã.
3. Comece cada dia de mãos dadas com Jesus. Quantos de vocês aceitam o desafio de começarem cada dia com Jesus?
4. Quem se compromete a mudar a ‘cara’ do seu blog ou da sua comunidade de relacionamentos e apartir de hoje, vai colocar o ‘tempero’ da oração intercessória?
5. Quantos de vocês querem honrar a Deus na sua vida diária de internauta?
Eu faço parte da geração esperança e você?
6. Oremos…

Pr. Otimar Gonçalves
Ministério Jovem –DAS


Ações

Information

3 responses

25 05 2010
MAIARA ISABELA

Ameiii essa semana de oração JOVEM! Que DEUS nos abençoe, e nos ilumine nessa caminhada .. e que possamos ser uma geração esperança! Vamos levar a mensagem a toda criatura .. vamos gritar para todo mundo que JESEUS ESTÁ VOLTANDO!! Amém !!!

30 06 2010
VITOR T.

amém!!!

16 09 2010
LEONARDO

QUE DEUS TE ABENÇOE A CADA DIA .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: