Semana de Oração Jovem 2010 – O Menino da Esperança

16 05 2010

Sexta
Título: O Menino da Esperança

D A V I

Verso bíblico: “Ajuntaram os filisteus as suas tropas para a guerra e congregaram-se em Socó que está em Judá, e acamparam-se entre Socó e Azeca, em Efes-Damim.” I Samuel 17:1.

I. Introdução
A. Kit Carson era um grande caçador…
_ Nosso suprimento de comida quase acabou – anunciou Kit ao grupo de amigos reunidos ao redor da fogueira, perto do rio Pedra Amarela. – Deixarei vocês fazendo as armadilhas, enquanto vou caçar o nosso jantar. Depois de caminhar vários quilômetros, ele localizou um alce pastando numa campina retirada. Preparando seu rifle, ele acertou o animal no primeiro tiro. Ele era muito bom de pontaria. -Boa pontaria. Disse Kit para si mesmo, congratulando-se. Mas algo estava errado. Ele sentia que alguém ou alguma coisa o estava observando. Que susto que ele levou!!! Atrás de algumas folhagens ele viu dois grandes ursos.

-Não atirei em vocês, feras – disse Kit, correndo para a árvore mais próxima. Largando o rifle, ele subiu na árvore, deixando cair o seu sapato. Os ursos rodearam a árvore, ignorando o sapato e o rifle. Era o homem na árvore que eles queriam. Um deles tentou subir na árvore, mas ela não era grande o suficiente para suas patas. O outro urso decidiu então sacudir a árvore. Kit enroscou as pernas ao redor do tronco para proteger sua preciosa vida, e tentou ainda quebrar um galho com o qual tentaria ferir o urso. Mas o urso sacudiu a cabeça e continuou balançando a árvore.

Depois de meia hora, os ursos moveram-se lentamente em direção ao alce caído. Enfim apareceu uma maneira de escapar. Kit desceu da árvore, colocou o sapato, apanhou o rifle e silenciosamente fugiu para longe, deixando o alce para os ursos.

-Ufa! Consegui me livrar! – disse Kit ao ir embora, enxugando o suor. Esta foi por pouco.

B. Você conhece alguma história na Bíblia que envolva um jovem bom de mira? Hoje vamos falar sobre Davi. Ele era pequeno no tamanho, mas grande em sua coragem. Ele era bom de mira como Kit. Mas ele foi mais corajoso ainda, pois quando ele encontrou um urso, ele não correu. Mas enfrentou. Quando ele encontrou um gigante, ele não fugiu, mas lutou. Ele era alguém que sempre tinha a esperança na vitória. Ele acreditava na vitória. Sua esperança era baseada em suas habilidades pessoais ou em DEUS?

II. Conhecendo Davi:

A. Davi é um personagem maravilhoso, que chega às beiras de ser um personagem lendário, com suas histórias de coragem e confiança em Deus. Na verdade você sabia que se escreveu mais sobre Davi do que qualquer utro personagem bíblico? Cerca de 14 capítulos da Bíblia foram dedicados à vida de Abraão e também de José; 11 capítulos a Jacó e 10 capítulos a Elias. Você imagina quantos capítulos foram dedicados a Davi? 66 sem dizer que ele é o personagem do Antigo Testamento mais citado no novo testamento, 59 vezes.

1. Mas de onde surgiu Davi?

2. O povo de Israel estava sendo governado por um rei chamado Saul. No início, Saul foi um bom rei, mas depois de algum tempo ele deixou de fazer a vontade de Deus. Por isto, Deus disse para o profeta Samuel que ele deveria ungir, separar, um novo homem para que futuramente esta pessoa pudesse ser o rei no lugar de Saul.

3. Mas quem seria esta pessoa? Onde estaria? Deus indicou ao profeta Samuel que o novo rei seria um dos filhos de Jessé. Então foi Samuel a casa de Jessé. Quando ele chegou, sete filhos de Jessé estavam esperando. Um por um dos moços foram passando na frente do profeta. Deus não escolheu nenhum deles. Mas ainda faltava um: Davi. Samuel mandou chamar o pequeno Davi que estava apascentando as ovelhas, e qual não foi a surpresa do velho profeta. Davi deveria ser o escolhido. Samuel pensou: deve haver algum engano, os outros são muito mais bonitos, fortes e mais velhos do que Davi. Mas Deus mostrou uma grande lição. “Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei, porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração” Samuel 16: 7.

4. Davi não foi escolhido por ser alto ou por ser baixo. Por ser branco ou por ser negro. Por ter olhos azuis, ou por serem cinzas. Não. Ele foi escolhido por que o seu coração era de Jesus. Deus não se importa se as pessoas as acham feias ou bonitas. Além de Ele te amar da maneira como você é, Deus valoriza outras coisas. Ele não valoriza o que você tem no exterior, mas o que você tem no seu interior. Todos nós podemos agradar a Deus. As características que Deus busca em uma pessoa todos nós podemos desenvolver.

5. Ler Atos 13:22. “O Senhor procurou um homem segundo o seu coração”. O que significa ser alguém segundo o coração de Deus? Significa alguém disposto a ser amigo de Jesus. Significa ser uma pessoa cuja vida está de acordo com o Senhor. O que é importante para Ele é importante para você. Quando Deus diz: Não faça mais isto em sua vida, você não faz. Quando ele diz: Isto é errado e quero que mude, você aceita porque o seu coração está próximo de Deus.O que Deus está procurando? Está procurando homens e mulheres, jovens ou idosos cujos corações sejam completamente dEle. Pessoas que estejam dispostas a fazer TODA a vontade de Deus.

B. Cumprindo a Missão:
1. Este era Davi. Um jovem segundo o coração de Deus. Ele fez muitas coisas boas durante a sua vida. Mas entre os vários feitos maravilhosos de Davi, qual é o fato mais famoso?( espere alguma pessoa responder). Isto mesmo, o encontro dele com um homem chamado Golias. Sabem como isto aconteceu? Os seus irmãos estavam em uma guerra contra os filisteus. Como Davi era muito jovem, ele não foi para a guerra, mas um dia o seu pai o mandou ao acampamento para levar comida para os seus irmãos e ver como as coisas estavam.

2. Enquanto conversava com seus irmãos, um grito quebrou o silêncio do local. Era um homem gigantesco, chamado Golias. Um homem com 3 metros de altura, com uma roupa de bronze que pesava 60 quilos e uma lança que pesava 11 quilos. Ele afrontava e desafiava o povo e contra Deus. Ele era um verdadeiro tanque de guerra. (para ilustrar o tamanho de Golias o pregador pode procurar na internet a foto do maior homem do mundo, e mostrar uma foto).

3. Isto já estava acontecendo há 40 dias. Todos os dias Golias gritava e xingava e pedia para que um representante do povo de Israel o enfrentasse. Esta era uma das formas de guerrear no passado. Um representante de cada lado, e a batalha se decidia naquela luta entre dois homens. Há quarenta dias ele esperava alguém para enfrentá-lo e nenhum guerreiro tinha coragem. Todos preferiam ficar escutando as blasfêmias a enfrentar Golias.

4. A motivação para Davi lutar contra Golias foi a defesa do nome de Deus e de seu povo. I Samuel 17:26.
4.1. O objetivo dele não foi mostrar como ele era bom de mira.
4.2. O objetivo dele não foi ganhar as honras e o dinheiro.
4.3. O objetivo dele foi o de defender o nome de Deus, mesmo perante uma situação tão hostil como a que estava vivendo. Será que ainda temos jovens como Davi?
Prontos a defender o seu Deus e a sua fé mesmo mediante situações complicadas? Defender a fé na faculdade, no trabalho ou perante os amigos? Se esconder, muitas vezes é a ação mais fácil. Deixar as coisas acontecerem, é muitas vezes a opção escolhida. É mais fácil… mas é o certo? Deus procura moços e moças com o “espírito” de Davi. Ele pode contar com você?
4.4. Conte a história de algum jovem da igreja que foi fiel na faculdade ou no trabalho enfrentando uma situação difícil…

5. Davi se ofereceu para enfrentar o Golias. Já que ninguém vai, eu vou, falou Davi. Seus irmãos começaram a dizer que ele só queria aparecer. O rei Saul riu, mas no coração, Davi pensava: “ que gigante? O único gigante em minha vida é Deus. Aquele lá é um anão. Se Deus está do nosso lado, nós é que somos gigantes. Davi então contou para Saul como Deus se mostrara fiel no passado quando ele matou um urso e um leão. “ O Senhor me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu”. I Samuel 17:37.
5.1. Quando os problemas da vida surgirem, olhe para trás e veja como Deus tem dirigido a sua vida. A reflexão sobre o passado dará forças para enfrentar o presente e o futuro. Quando viu Golias, a memória de Davi foi refrescada. Enquanto todos tremiam Davi lembrava-se de como o Senhor havia feito milagres em favor do seu povo e em favor dele mesmo. Ele tinha bem nítido em sua lembrança a força que Deus havia lhe dado para lutar contra o leão e atacar um urso. Porventura não faria o mesmo agora? Uma boa memória faz heróis, uma péssima memória faz covardes. Precisamos cravar os olhos nas vitórias de Deus.

6. Após pegar cinco pedras e arremessar uma, acertando a testa do gigante, ficou provado que o vitorioso era Deus, através de Davi.

IV. Fatores para a vitória
A. Todos tinham os seus olhos voltados para Golias, menos Davi. Todos eram especialistas em Golias, mas Davi era especialista em Deus. Ele via o gigante, mas ele enxergava com maior nitidez a Deus.

A Bíblia nos confirma isso, veja o que Davi diz em I Samuel 17:45. Veja que Davi fala Senhor dos Exércitos e não Senhor do Exército. Os soldados viam apenas exército, mas Davi enxergava mais que um exército. Ele via os aliados… pelotões de anjos.

1. Seja um especialista em Deus:
A. Ore:
a única forma de conhecermos alguém é conversando. Fale com Deus. Converse com Deus. Fique íntimo de Deus. As afirmações de Davi sobre Deus e sua total confiança, demonstram que ele conhecia sobre quem era o seu Senhor. “O Senhor é o meu Pastor”. Como está sua vida de oração? Seja um conhecedor de Deus e isto só acontecerá através de
uma vida constante e diária de oração.

B. Estude sobre Deus: quando analisamos os salmos de Davi, percebemos que ele utilizava da natureza para perceber e estudar quem era Deus. Na sua época, Davi não tinha a Bíblia para aprender sobre a revelação de Deus, mas através da observação da natureza ele compreendia sobre a grandiosidade de Deus- Salmos 19:1. A Bíblia e a natureza são as duas formas mais claras para aprendermos sobre Deus. Porém, para qualquer uma destas opções, precisamos de tempo. Quanto tempo você tem dedicado no estudo da palavra?

C. Torne-se um especialista, conhecedor de Deus e de sua vontade e obtenha grandes vitórias.

2. Davi era moço, mas sabia de sua responsabilidade. Saul mesmo afirmou isto em I Samuel 17:33. Todos diziam que ele era muito novo, mas ele aceitou o chamado de Deus para a sua vida. Ele não fugiu da responsabilidade.

A. Nunca se é muito jovem para se colocar nas mãos de Deus. Nunca se é muito jovem para fazer o trabalho na obra de Deus.
B. (Conte a história de algum jovem da sua igreja que fez um grande trabalho para Deus. Mostre o jovem para a congregação e ao final desafie a juventude para fazerem grandes coisas para Deus).
C. Se Davi não tivesse aceitado o desafio de enfrentar o gigante ele nunca teria sido vencedor. Para ser um vencedor é preciso entrar no campo de batalha.

Conclusão:

1. A vitória de Davi foi a vitória do povo de Israel. Deus precisou usar um jovem para mostrar aos adultos da nação de Israel que Ele é Deus dos deuses o Todo Poderoso. O povo de Israel estava perdido em meio ao medo e o desespero da derrota, mas Davi trouxe a esperança da libertação e a esperança de dias melhores para o povo.

2. Como Davi, todos nós temos os nossos gigantes da vida. Podem ser os problemas ou os desafios. Eles parecem que são grandes. Mas não tenham medo. Com Deus, somos gigantes e vencedores. A vida nos traz problemas, a vida nos traz gigantes, mas não podemos deixar que eles tomem conta de nossa vida. A Bíblia diz que chegou um momento em que Golias entrava livremente no acampamento israelita para insultar a Deus, e ninguém fazia nada. Quanto mais tempo demorarmos em resolver os nossos problemas, mais eles vão se sentir no direito de nos deixar infelizes. O que você tem enfrentado ultimamente? Quão grande é o seu problema? Você é infeliz no casamento? Você está passando por dificuldades financeiras? Você não se sente amado? Você se sente rejeitado? Muitas vezes você tem preferido dar as costas para os problemas ao invés de enfrentá-los? Você tem se acovardado perante as dificuldades? Deixe de ser um soldado de Israel. Covarde, medroso, sem fé, e se transforme em um Davi. Vazio de si, mas cheio do poder de Deus.

3. A esperança que Davi tinha na vitória contra Golias, não se baseava em fatos ou armas, mas em uma pessoa, porque “A esperança é Jesus”. “O Senhor é a minha luz e a minha salvação: de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida: a quem temerei?” Salmo 27:1.

4. Quantos neste momento desejam se colocar nas mãos de Deus tanto quanto Davi esteve ao enfrentar o gigante Golias?

5. Você quer fazer parte da Geração Esperança?

Pr. Elmar Borges
Ministério Jovem – UNEB


Ações

Information

One response

29 12 2010
adriana

amei cada dia da semana de oraçao jovem… mas essa foi especia me ajudou muito… obrigada por todas…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: