Dia das Mães – RÁDIO JOVEM

5 05 2010

Por Revista Ação Jovem

OBJETIVOS: Prestar uma homenagem às mães. Agradecer a Deus pelas mães. Destacar o amor de Deus ao inspirar o amor das mães.

PLANOS PARA O PROGRAMA: Planeje bem, cuidando para que não fiquem espaços em branco. Os participantes deverão estar prontos para entrar em ação no momento preciso. A pessoa encarregada da parte musical deverá estar atenta para preencher com música qualquer inesperado intervalo.
Faça arranjos para simular a cabine de transmissão de um rádio onde ficarão os principais locutores do programa. Num canto, ficará a sala de operação com o operador que irá manejar o gravador e os microfones (se possível mais de um).
Ele deverá estar atento a todo movimento do programa e deve saber muito bem onde colocar cada uma das partes musicais.
Obs.: Os “Comerciais” podem ser anúncios de atividades dos departamentos da igreja, e “as notícias”, fatos interessantes, de preferência abordando mães da igreja. Quando indicamos “aum” aumentar e “dim” diminuir referimo-nos ao volume dos fundos musicais para criar a atmosfera de radio enfatizando os pontos principais do texto.

DESENVOLVIMENTO
1) ABERTURA ARTÍSTICA

Cortina Musical: (Uns 10 segundos, depois se diminui o volume e os locutores começam a falar, “encobrindo” a música, que se elevará novamente no final do texto falado).

Texto: (Os locutores falam. Deverá ser adaptado por cada sociedade de jovens).

Locutor 1: (dim, permanece suave). Boa Tarde, queridos ouvintes! Como todos os sábados à tarde estamos com vocês, com um programa especial. (aum.dim.) A sociedade de jovens de…(nome de sua igreja) os convida a sintonizar sua rádio amiga, à (endereço da igreja).

Locutor 2: (dim, permanece suave). Sim, aqui estamos novamente para lhes oferecer música (aum. dim.) Entrevistas(aum. dim) notícias (aum. dim.) e boas dicas (aum. dim.) porque queremos que fiquem ligados conosco em cada uma das reuniões (aum. dim.) Vamos rever o horário: todos os sábados às …(horário do culto JA.) (aum.)

Locutor 1: Hoje teremos uma programação especial preparada com muito carinho para as mães de nossa igreja (aum). Alô, mamãe! Aqui estamos com você e com seus filhos para expressar nossa admiração (aum. dim.) Damos nosso telefone para quem quiser entrar em contato conosco… esperamos seu chamado (aum.)

Locutor 2: Alô, mamãe, este programa é inteiramente seu, ele foi feito para você: em sua homenagem!
Cortina Musical: Permanece forte um momento termina.

2) Locutor 1: (Os participantes da mensagem especial entram em cenário rapidamente, de forma que o locutor termine de falar e eles comecem a cantar – ver uma música especial para as mães) A todas as mamães dedicamos esta canção!

3) Locutor 2: (anuncia o hino que a congregação vai cantar, e também quem vai fazer a oração. Aquele que vai orar deverá estar no cenário, e fazer uma oração apropriada ao tema.)

4) NOTICIÁRIO

Cortina Musical: Apropriada para o noticiário.
Duração: 10 a 15 segundos.

Texto: Como já dissemos, podem ser apresentados fatos interessantes ocorridos com as mães da igreja local. Pode-se falar sobre suas atividades missionárias, vida profissional, aniversário, etc. Cada notícia não deverá exceder a 15 segundos, no total esse bloco deverá durar entre 2 e 3 minutos, incluindo o fundo musical do início e final. Elas poderão ser dadas pelos dois locutores ou por outros dois jovens. Em qualquer um dos casos deverá ser dada uma entonação de informativo às notícias.

FUNDO MUSICAL

5) Locutor 2: (nome do locutor 1), que é uma mãe pra você?
Locutor 1: Gosto de defini-la usando as palavras de Ramón Angel Jara quando ele diz: (começa musica instrumental suave de fundo) “Há uma mulher que tem algo de Deus pela imensidão de seu amor, e muito de anjo pela incansável solicitude de seus cuidados. Uma mulher que sendo pobre se satisfaz com a felicidade daqueles a quem ama, e sendo rica daria de boa vontade seu tesouro para não sofrer no coração a dor da ingratidão” (um pouco mais de música e dim.)

Locutor 2:
Fiquei emocionado com essas palavras tão lindas. Que tal ouvirmos agora…(anuncia a mensagem especial que pode ser musical ou poética).

6) CHAMADAS TELEFÔNICAS

Os locutores dirão que há chamadas telefônicas como respostas ao oferecimento no início do programa. (Deve-se Ter um telefone – o aparelho – na mesa dos locutores). As vozes dos chamados serão por microfone, mas não se deve mostrar as pessoas. Com antecipação pedir, (ou, se possível, gravar as mensagens) que três jovens saúdam suas mães neste bloco. Os locutores farão as intervenções necessárias ao momento.

CORTINA MUSICAL

7) BLOCO PUBLICITÁRIO: Devem ser feitos sobre as atividades em destaque dos diferentes departamentos da igreja; por ex.; semana de oração, atividades missionárias, livros novos, retiro espiritual, piquenique. Não exceder 2 minutos.

8) COMENTÁRIO – BEM AVENTURANÇAS PARA AS MÃES

Cortina Musical 10 segundos. (Continua como fundo musical)
Deve ser feito por um comentarista. Os locutores o apresentam, dando-lhes as boas vindas ao programa. Texto sugerido:

Uma saudação especial para as mães. Leio em sua homenagem as “Bem Aventuranças para as mães”, que alguém escreveu com amor agradecido.

Bem aventurada aquela cujas tarefas são uma obra de amor, porque suas mãos complacentes e coração feliz transformam o dever em alegre serviço a toda a família e a Deus.

Bem aventurada aquela que mantém sua casa em ordem, pois sabe que a ordem é uma expressão da santidade.

Bem aventurada aquela que os filhos amam, porque o amor de um filho é mais valioso que fama ou fortuna.

Bem aventurada aquela que canta quando trabalha, porque a música alivia a carga mais pesada e anima o mais estafante trabalho.

Bem aventurada aquela que expulsa a dúvida e o temor, e lança fora o emaranhado da confusão, porque sua fé triunfará sobre toda a adversidade.

Bem aventurada aquela que serve alegria e sorrisos em cada refeição, porque seu humor estimula a digestão física e mental.

Bem aventurada aquela que apresenta ao Senhor sua família, porque filhos piedosos serão sua recompensa.

Com razão dizia Domingo Faustino Sarmiento: ” A mãe é para o homem a personificação da Providência. É a terra vivente a que adere o coração, como as raízes ao solo.”

Aum. Cortina Musical – 10 segundos

9) PARTE ESPORTIVO
Anunciada por um dos Locutores

Cortina Musical

10) ENTREVISTAS
Pedir que três jovens ou adultos de sua igreja respondam algumas perguntas dos locutores. Esse bloco pode ser feito ao vivo, com o s locutores entrevistando em meio ao cenário.

Perguntas sugestivas:
a. O que você mais gosta em sua mãe?
b. O que mais admira nela?
c. Se pudesse, o que gostaria de dar à sua mãe?
d. o que pediria a Jesus que fizesse por sua mãe?

Cortina Musical enquanto os jovens voltam aos seus lugares

11) PARTE ESPECIAL – anunciada por um dos locutores

Cortina Musical

12) ENTREGA DE LEMBRANÇAS ÀS MÃES – com fundo musical

13) FECHAMENTO ARTÍSTICO DO PROGRAMA

Cortina Musical (a mesma da abertura)
Locutor 1: (dim. Fundo musical) “Obrigado, mamãe, pela alegria de poder amar, trabalhar, sonhar, pelos que choram, pelo que fui antes, e pelo que sou agora!”(aum.)

Locutor 2: (dim. Permanece suave) Queridos ouvintes: hoje dedicamos com toda justiça este programa às mães no seu dia. Alô, mamãe! Que todos os filhos possam lhe demostrar hoje seu amor. Alô, mamãe! Que você possa desfrutar das bem – aventuranças que lhe foram dedicadas (aum. dim)

Terminar o programa com um hino e uma oração.


Ações

Information

2 responses

24 04 2011
Dia das Mães | Jovens Adventistas do Ibura

[…] Dia das Mães – RÁDIO JOVEM […]

3 05 2012
karoline

maravilhoso !!!

karoline – sergipe

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: