JA Dia do Trabalho 01/05

26 04 2010

Culto J.A
Dia do Trabalho

Cronograma

OBS: Na nossa igreja o JA é maior. Fica a seu critério tirar algumas coisas

17:00hs – Louvores
17:15hs – Louvor e oração inicial
17:20hs – História – História da data
17:23hs – Dinâmica Profissão – Apresentando Jesus nas profissões (7 pessoas)
17:27hs – Introdução
17:30hs – Brincadeira – Profissões dos personagens bíblicos (1 pessoa)
17:35hs – Entrevista – Entrevistar um profissional bem sucedido na igreja (2 pessoas)
17:45hs – Peça diálogo – Diálogo sobre trabalho (2 pessoas)
17:47hs – Mensagem Musical
17:52hs – Desenvolvimento
17:56hs – Jogral: Cristo e as profissões – Semelhanças entre Cristo e as profissões (2 pessoas)
18:00hs – Hino favorito das profissões – Músicas relacionadas com as profissões (1 pessoa)
18:05hs – Dinâmica – Escolha da profissão (6 pessoas)
18:15hs – Oferta
18:17hs – Profissões de Jesus de A à Z – Dinâmica (1 pessoa)
18:20hs – Conclusão
18:25hs – Louvor e oração final

Anúncio do JA pela manhã

Você gosta de trabalhar?
Você tem medo das segundas-feiras e passa a semana sonhando com as sextas-feiras?
Não perca o J.A de hoje
Trabalho – Benção ou maldição?

Partes (não está em ordem)

Entrevista

Passar Vídeo mostrando o dia a dia do trabalho do entrevistado

1) Por que escolheu essa profissão?
2) Há quanto tempo atua nessa área profissional?
3) Quem admira na profissão que exerce?
4) Se não atuasse nessa profissão, em qual gostaria de atuar?
5) Como você realiza a pregação do evangelho dentro da sua área?
6) Que conselho daria aos jovens, universitários e pessoas presentes?

Dinâmica – Escolha do trabalho

– Pesquisar sobre o mercado
– Conversar com profissionais que atuam na profissão.
– Conhecer a si próprio e suas competências
– A escolha não deve ser influenciada somente pelo salário. As pessoas recebem um bom salário não devido à profissão, mas por serem bons profissionais. Por isso, se o estudante não se identificar com a profissão, não desempenhará uma boa atividade e não terá um salário alto.

Brincadeira

Dizer a profissão dos personagens abaixo

1) Paulo – Fabricante de tendas
2) Amós – Boieiro
3) Lídia – Vendedor
4) Neemias – Copeiro
5) Áquila – Fabricante de tendas
6) Mateus – Coletor de impostos
7) Lucas – Médico
8) André – Pescador
9) Naamã – Militar
10) Zaqueu – Coletor de impostos

História da data

Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América. Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA . No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas
Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.

Em 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outro países. Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiu que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias.

Introdução

O trabalho sempre fez parte da vida dos seres humanos. Foi através dele que as civilizações conseguiram se desenvolver e alcançar o nível atual. O trabalho gera conhecimentos, riquezas materiais, satisfação pessoal e desenvolvimento econômico. Por isso, ele é e sempre foi muito valorizado em todas as sociedades. Podemos definir trabalho como qualquer atividade física ou intelectual, realizada por ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo.
Qual a diferença entre trabalho e emprego? O trabalho envolve a atividade executada em si, enquanto que o emprego refere-se ao cargo ou ocupação de um individuo numa empresa ou órgão público.
Para falar sobre a preguiça, o sábio Salomão fala do empreendedorismo da formiga, como exemplo a ser seguido. A Bíblia diz em Provérbios 6:6-11 “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos, e sê sábio; a qual, não tendo chefe, nem superintendente, nem governador, no verão faz a provisão do seu mantimento, e ajunta o seu alimento no tempo da ceifa. O preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco para dormir, um pouco para toscanejar, um pouco para cruzar as mãos em repouso; assim te sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade como um homem armado.”

Desenvolvimento

A Bíblia diz em Efésios 6:6-7 “Não servindo somente à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus, servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens.” Trabalhe sabendo que Deus é O que avalia os nossos esforços. A Bíblia diz em 2 Timóteo 2:15 “Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” É importante ter uma boa atitude no trabalho.

A Bíblia diz em Colossenses 3:23 “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens.” A Bíblia diz em Eclesiastes 9:10 “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.” O homem que se recusa a trabalhar para sustentar a sua família nega a sua fé com as suas ações. A Bíblia diz em 1 Timóteo 5:8 “Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo.”

Conclusão

Deus é o criador do trabalho. Na criação Ele trabalhou para criar tudo. Quando fez o ser humano, Ele trabalhou delicadamente com o barro até formar o homem e soprar nas suas narinas (Gen 2.7) para dar-lhe a vida. O Senhor ordenou que Adão trabalhasse cuidando do jardim e dos animais que Ele havia criado (Gen 1.28-30). Deus se comparou com um oleiro para mostrar ao seu povo como poderia transforma-los para salva-los (Jer.18)

Afirma, ainda, que doce é o sono do trabalhador (Ecles.5:12). No novo Céu e na nova Terra os salvos serão que trabalhar plantando, construindo suas casas (Isaías 65:21). Enfim, o trabalho é algo abençoado por Deus, é plano do Senhor que nos alegremos em trabalhar e que saibamos que o trabalho estará também na vida eterna. Então, cada pessoa deve procurar fazer hoje, com alegria, o trabalho que tem sido colocado sobre si, pois, afinal, em Mateus 5:17 Jesus disse: “Meu Pai trabalha até agora, e eu também.

Profissões

– (Voz Oculta) – Trabalho! O trabalho é parte do cotidiano da humanidade. O trabalho provê o sustento material, dignifica o homem e o torna útil à sociedade. Destacaremos aqui apenas algumas profissões e sua aplicação espiritual.

– Médico (roupa branca) – Eu sou um médico! Minha profissão tem por fim a prevenção, a cura e o alívio das doenças. Mas nós não devemos esquecer o Médico dos Médicos, que nos cura da doença mortal do pecado, pois “Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças” (Mat. 8:17).

– Oleiro (com um vaso de barro na mão) – Eu sou um oleiro! Trabalho na fabricação de objetos de barros como telhas, tijolos e vasos. Porém, quando um vaso despedaça, não têm mais jeito. Se você se sente como um vaso em pedaços, não se preocupe. Eu conheço um Oleiro que está no Céu que é capaz de transformar você, um vaso rachado ou mesmo em pedaços, num vaso novo.

– Advogado (paletó e pasta na mão) – Sou um advogado! Tenho como função pleitear, defender, representar em juízo. E quero lhe dizer uma coisa: se você pecou, é réu de morte eterna! Mas não se desespere, pois a Bíblia diz: “Se porém, alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, a propiciação pelos nossos pecados.

– Professor (de óculos e livros na mão) – Eu sou um professor, aquele que ensina, um mestre. Mas o meu conselho para vocês é que acatem os ensinos do Mestre Jesus, pois Ele tem as palavras da vida eterna.

– Pastor (terno e Bíblia na mão) – Eu sou um pastor! Como um ministro religioso minha função é ser mentor espiritual dos filhos de Deus, dirigindo-os, guiando e cuidando de cada um deles. Porém, eu mesmo e o meu rebanho seguimos a ordem do verdadeiro pastor: Jesus. Ele é o pastor que deu a vida pelas suas ovelhas e elas ouvem a sua voz. Querido amigo, você reconhece a voz do verdadeiro pastor e obedece, ou é uma das ovelhas perdidas de Israel? Se estás distante, ele está te chamando. Venha!

– Juiz (vestir uma toga) – sou um Juiz! Minha função é ministrar a justiça. Sou aquele que julga, que emito juízo ou sentença. Já condenei muitos por seus erros. Já ouvi choros, lamentos e tristeza dos condenados. Então fico a imaginar: o que será de nós ao comparecermos ao tribunal divino e enfrentarmos a face do Juiz Todo Poderoso que sabe tudo e ouve os nossos pensamentos? Ao julgar o seu caso, qual o veredicto que Deus dará?

Peça diálogo

A – Ola, tudo bem?
B – Tudo, e você?
A – Bem. E aí, ta trabalhando?
B – Estou (faz cara de desanimado). Mas não é um serviço de grande categoria.
A – Não existe trabalho ruim. O ruim é ter que trabalhar.
B – Pois é. Fazer o que? Não há nada mais trabalhoso do que viver sem trabalhar.
A – É verdade. O trabalho é a coisa mais importante do mundo. Por isso, devemos sempre deixar um pouco para o dia seguinte.
B – Mais amigo (a). Aqueles que não precisam trabalhar chamam o trabalho de virtude para enganar quem trabalha.
A – Você sabe a chave para o sucesso no trabalho?
B – Não. Qual é?
A – É reservar 8 horas por dia para o trabalho e oito para dormir e ter certeza que não são as mesmas.

Cristo e as profissões

A – Eu estive estudando a bíblia e verifiquei um fato muito importante.
B – Que fato?
A – Consegui estabelecer várias semelhanças entre Cristo e as profissões
B – Mas como?
A – É muito simples.
B – Diga-me então que relação pode haver entre Cristo e o banqueiro?
A – Para o banqueiro Cristo é o tesouro oculto
B – Mas penso que entre o agricultor não há nenhuma relação
A – Como não? Para o agricultor Cristo é a videira
B – E para o floricultor?
A – Ele é a rosa de Saron
B – E para o gramático?
A – Ele é o verbo
B – E para o biólogo?
A – Ele é a vida
B – E para o orador?
A – Ele é a palavra
B – E para o marceneiro?
A – Ele é a porta
B – E para o construtor?
A – Ele é a pedra angular
B – E para o padeiro
A – Ora, Cristo é o pão da vida.
B – E para o médico?
A – Ele é o médico dos médicos
B – E para o professor?
A – Para o professor Ele é o Mestre dos Mestres
B – Realmente suas comparações são muito interessantes. Mas o que é Cristo para o pecador?
A – Para o pecador Ele é o Salvador

Hino favorito das profissões:

Agricultor – Contemplai As searas maduras, vede os grãos tremulando no ar… (331)
Alpinista – Meu refúgio está no monte, onde posso descansar… (352)
Arqueólogo – Eu achei, sim, eu achei… (476)
Arquiteto – Tenho lido da Bela Cidade, construída por Cristo Jesus… (556)
Astrônomo – O céu azul na amplidão, estrelas mil em multidão… (39)
Capitão – Ao passares pelas águas serei contigo… (367)
Construtor – Que firme alicerce na Santa Escritura… (164)
Costureira – Vestido em linho Jesus desceu… (52)
Contador – Já do preço calculaste o valor? (Já avaliaste o preço?) (185)
Corretor – A grande comissão (313)
Detetive – Stavas Lá, ao pregarem meu Jesus? (59)
Eletricista – Dai-nos luz, a mui gloriosa luz… (311)
Escrivão – Há Um novo nome lá na glória. É o meu, sim é o meu! (212)
Geólogo – Rocha eterna, que prazer… (195)
Historiador – Conta-me a história de Cristo, grava-a em meu coração… (53)
Jornalista – Ao mundo vou contar que sou cristão…(321)
Meteorologista – Chuvas de bênçãos teremos, é a promessa de Deus… (159)
Modelo – Pois Muitos há, Senhor, que me contemplam, Sim, meu Senhor, que olham para mim (291)
Oculista – Abre, Senhor, os olhos meus, Eu quero ver! (401)
Político – Firme nas promessas não irei falhar… (274)
Relojoeiro – Que tempo já faz? (425)
Técnico da NASA – Muito além do sol, muito além do sol… (551)
Vigia – Guarda, vê se muito falta para o dia alvorecer. Vai a noite ainda alta, ou já vem o amanhecer? (135)

Profissões de Jesus de A á Z

A – Advogado dos advogados. Nunca perde uma causa;
B – Bombeiro dos bombeiros. Apaga o fogo do pecado;
C – Construtor dos construtores. Construiu os céus e a terra;
D – Detetive dos detetives. Desvenda todos os mistérios;
E – Eletricista dos eletricistas. Toda força está em suas mãos;
F – Farmacêutico dos farmacêuticos. Tem a receita certa;
G – General dos generais. Nunca perdeu uma batalha;
H – Hoteleiro dos hoteleiros; Construiu um hotel na Nova Jerusalém para hospedar todos os seus filhos;
I – Instrumentista dos instrumentistas. Toca todos os instrumentos;
J – Juiz dos juizes. Julga com eqüidade;
L – Locutor dos locutores. Fala direto com os corações.
M – Médico dos médicos. Cura todas as enfermidades;
N – Nutricionista dos nutricionistas. Nutri nossa vida espiritual;
O – Oftalmologista dos oftalmologistas – Nos faz ver melhor os nossos pecados
P – Poeta dos poetas. Criou a beleza da vida;
Q – Químicos dos químicos. Sua fórmula é perfeita;
R – Rei dos Reis. O maior dos reis.
S – Servente dos serventes. Ninguém serviu melhor que Ele;
T – Tecelão dos tecelões. Suas vestes foram disputadas entre os soldados;
U – Urbanizador dos urbanizadores. Embeleza a nossa vida;
V – Vigia dos vigias. Aquele que sempre nos guarda (O grande Atalaia);
X – Xeque dos xeques. Governa com soberania;
Z – Zelador dos zeladores. Limpa o homem de todo pecado

Adaptado por: Rafael L. Rodrigues – Diretor Jovem em Aparecida de Goiânia – GO

Anúncios

Ações

Information

One response

26 06 2010
Denise

PARABÉNS!!!!!!!!! Muito bom esse programa sobre o “dia do trabalho”. Amei… muito criativo, interessante e espiritual.
Abçs,
Denise.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: