JA CABELUDO e do dia do inventor

19 04 2010

Programa realizado em novembro de 2008 devido à proximidade do dia do cabelereiro e o do dia do inventor.

Alugamos perucas coloridas, e as apresentadoras do programa usaram durante o programa.

18h00min Abertura

O Dicionário Aurélio, define Inventar como: Ser o primeiro a ter a idéia de: Criar na imaginação; imaginar, idear: Contar falsamente; tramar, urdir: Descobrir, achar: Meter na cabeça; cismar; resolver: Imaginar explicações ou argumentos falsos.

Já Criar o mesmo Dicionário define como: Dar existência a; gerar: Dar origem a; gerar, formar: Formar, produzir: Estabelecer, fundar, instituir: Originar, causar: Tornar; fazer; instituir. Nascer, originar-se:

18h02min Momentos de louvor

• Nas mãos do criador

18h15min Anúncios

18h20min Introdução

Dia do inventor
Chama-se invenção ao ato de criar uma nova tecnologia, processo ou objecto, ou um aperfeiçoamento de tecnologias, processos e objectos pré-existentes. O termo distingue-se de descoberta, que é a aquisição de um conhecimento novo “por acaso” ou sem um esforço determinado; a invenção, pelo contrário, é fruto de um trabalho dirigido a se desenvolver respostas a um problema.
As invenções podem ser práticas e contribuir para o desenvolvimento de várias tecnologias, podem aplicar-se somente a um campo muito específico, mas a esmagadora maioria acaba por não ter qualquer aplicação prática, por vários motivos.


Dia do Cabelereiro

Foram os gregos que criaram os primeiros salões de cabeleireiro (koureia), em Atenas, construídos sobre a praça pública, o Ágora. Lá, os Kosmetes ou “Embelezadores de Cabelo”, escravos especiais, circulavam soberanos. Os escravos cuidavam dos homens e as escravas das mulheres. Vemos que os cabelos, em particular, tiveram o privilégio de um espaço próprio.

Eram perfumados com óleos raros e preciosos, matizados com tons tintos ou descolorados, uma vez que a cor mais em voga era a loura. Nos penteados femininos, utilizavam-se faixas e laços por cima dos cabelos lisos e compridos. Mais tarde, a moda lançou os caracóis e os rolos de cabelos. Os penteados eram enriquecidos com pentes fiados em bronze ou marfim.

Quem foi que Inventou??

Alberto Santos Dumont – Avião e o relógio de pulso
Alexander Graham Bell – Telefone
Alfred Nobe – dinamite
Georges Claude – Lâmpada de neón
Irmãos Lumiére – Cinema
Leonardo Da Vinci – Avião de asa rotativa – helicóptero
Martin Cooper – Telefone Celular
Thomas Edison – Lâmpada elétrica

18h25min Concurso Bíblico CABELUDO

01. Um Homem se perder-se os cabelos, de trás da cebeça ou da frente era considerado calvo, e não estaria impuro, porem o que aconteceria no lugar calvo para que o homem se torna-se impuro.? Levitico 13:40-41
Resposta: Aparece-se uma mancha de cor rosa.

02. Em que oferta o nazireu, teria de rapar os cabelos de sua cabeça e quimar no fogo? Números 6:18
Resposta: Na oferta de paz

03. Sansão dizendo pra dalila como ficaria fraco a enganou mais uma vez. Quantas tranças Dalila teria de tecer em um tear e prender com um prego para que sansão ficasse fraco? Juizes 16:13

Resposta: 7 Tranças
04. De que povo eram os 700 homens canhotos que podiam acertar uma funda em um fio de cabelo a uma distancia? Juizes 20:15-16

Resposta: Gibeá

05. Qual homem, cortava ao final do ano, os seus cabelos, porque estes muito o pesaram. II Samuel 14:25-26
Resposta: Absalão

06. O que fez arrepiar os cabelos de Jô? O que aconteceu q fez isso? Jô 4:15
Resposta: Um espírito passou diante dele

07. Porque males sem número me têm rodeado; as minhas iniqüidades me prenderam de modo que não posso olhar para cima. São mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça; assim desfalece o meu coração. De quem são estas palavras? Salmos 40:12
Resposta: Davi

08. Complete – EIS que és formosa, meu amor, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas entre as tuas tranças; o teu cabelo é como o **** de **** que pastam no monte de Gileade. Cânticos 4:1
Respostas: rebanho de cabras

09. Com que tipo de Navalha o Senhor iria rapar a que estav além do rio Eufrates, OU seja com o Rei da Assíria? Revista e Atualizada Isaías 7:20
Resposta – Navalha Alugada

10. Complete – A sua cabeça é como o ouro mais apurado, os seus cabelos são crespos, pretos como o o que? Cânticos 5:11
Resposta: o Corvo

11. Como eram os cabelos do ancião de dias de acordo com Daniel? Daniel 7:9
Resposta: Como pura lã

12. Porque não podemos jurar pelas nossas cabeças? Mateus 5:36
Resposta: porque não podemos tornar nossos cabelos nem brancos e nem pretos

13. João, teve uma visão de Cristo e como ele descreveu os cabelos de cristo? Apocalipse 1:14
Reposta: eram brancos como lã branca, como a neve

14. no tocar da 5ª trombeta joão viu gafanhotos como eram os cabelos destes gafanhotos? Apocalipse 9:8
Resposta: Como o de mulheres

18h35min Homens de Cabelos Grandes, uso do véu,
Tenho sérias dúvidas a respeito de poder deixar meu cabelo crescer, não para ficar comprido como de mulher, mas na altura da orelha ou ombro.
Quero destacar que não há nenhum tipo de influência por parte de pessoas mundanas e/ou famosas nessa minha decisão. Apenas por já ter visto alguns raros Adventistas fazendo tal uso, fiquei a refletir que não seria coisa errada. Qual é a posição certa?
MINHA RESPOSTA PARA VOCÊ:

Quanto ao uso do cabelo comprido para homem, algumas considerações, e um texto Bíblico. Gostaria que você entendesse essas considerações como motivos para não deixar seu cabelo crescer.

1. O cabelo comprido para o homem (ainda) cria comentários maliciosos, o que não fica bem para um cristão. Se algum hábito escandaliza outra pessoa, ele deve ser deixado, porque devemos servir sempre de inspiração e nunca de motivo de escândalo.

2. O cabelo comprido é uma característica distintiva feminina. O tradicional para o homem é o cabelo curto. Como cristãos, somos moderados e tradicionais em nossos hábitos, pela santidade de nossa vida e mensagem. Além disso, defendemos a idéia de diferença entre homem e mulher. A sociedade hoje defende a idéia de que quanto mais parecido melhor, mas não é nossa visão.

3. O cabelo comprido no homem é sinal de vaidade. Na mulher é normal, mas também pode se transformar em vaidade. Por isso, como homem é melhor ficar fora disso.

Estas são algumas questões para pensar. O mais importante porém é o conselho bíblico:

I Coríntios 11:14 – “Não vos ensina a própria natureza que se o homem tiver cabelo comprido, é para ele uma desonra;”
Pense nisso, e decida se manter ao lado do que é certo, pela graça de Deus.

Pr.Erton Köhler, Presidente da divisão Sul-Americana da IASD.

O apóstolo Paulo escreveu que é desonroso para o varão ter cabelos compridos, mas o fato é que a IASD tem representado a Jesus com os cabelos longos em suas ilustrações de livros e cartazes. Como é possível saber o comprimento dos cabelos de Jesus? Qual é a base da IASD para representá-Lo dessa forma? – T.

É verdade que Paulo menciona que “é desonroso para o homem usar cabelo comprido” (1Co 11:14). Mas, segundo o teólogo Ozeas Calsas Mooura, isso era na cultura greco-romana (gregos e romanos geralmente não usavam barbas e usavam cabelo curto). “Note que foi um conselho de Paulo para os membros da igreja de Corinto (uma cidade de cultura grega)”, explica ele. “Entre os judeus, as mulheres usavam cabelo comprido, geralmente abaixo da cintura, e os homens cabelo comprido (geralmente até os ombros). Um exemplo de cabelo comprido nos homens é o de Absalão. Quando ficava grande demais, eles eram aparados, mas não curtos demais (ver 2Sm 14:26). Note que Absalão cortava os cabelos só uma vez por ano). Jesus deve ter usado cabelos aos ombros, como todo judeu. Daí o retratarmos de cabelos compridos. Mas, se numa determinada cultura cabelo grande não pegar bem para os homens, então deveria ser evitado.”

18h50min Conclusão


A Aparência Exterior **

Deus quer alguma coisa em retribuição desse grande sacrifício que por vós fez. Quer que sejais cristãos, não meramente em nome, mas também no vestuário e na conversação. Quer que fiqueis satisfeitos com o trajar-vos modestamente, não com tufos e penas e enfeites desnecessários. Que vos torneis atrativos pela maneira que o Céu possa aprovar. Decepcioná-Lo-eis em Sua expectativa, queridos jovens?
A aparência exterior é, muitas vezes, um índice do espírito, e devemos cuidar com os letreiros que ostentamos em nossa pessoa, e pelos quais o mundo julgará a nossa fé. Queremos que sigais a Jesus como filhos queridos, obedientes à Sua vontade expressa em todas as coisas. Queremos que agradeis a vosso Redentor, buscando fervorosamente o adorno interior. Assim, dia a dia, com o auxílio de Jesus, podeis vencer o próprio eu. O orgulho e o amor da ostentação serão expulsos de vosso coração, de vossa vida. A mansidão e o amor da simplicidade serão estimulados. Assim se pode a juventude tornar um exército de fiéis soldados de Cristo.

Dar Testemunho **

Não basta que eviteis a aparência do mal; deveis ir além disto; precisais aprender “a fazer o bem”. Isa. 1:17.
Cumpre-vos representar Cristo perante o mundo. Deve constituir, para vós, diário objeto de estudo a maneira por que vos será possível aprender a fazer as obras de Deus. Seus seguidores devem ser cartas vivas, conhecidas e lidas “por todos os homens”. II Cor. 3:2.

Jamais podereis conseguir um bom caráter só com o desejá-lo. Isso só poderá ser obtido mediante esforço. Vossos desejos nesta direção se devem exprimir em fervoroso e sincero esforço, em paciente labutar. Dando dia a dia um passo acima na escada do progresso, haveis de encontrar-vos afinal no topo da mesma – vencedor, e mais que vencedor, mediante Aquele que vos tem amado. The Youth”s Instructor, 5 de novembro de 1896.
** Retirado do livro – Mensagem aos Jovens E.G.W

Montagem: Paulo Geovane Costa Rodrigues – Diretor de Jovens, IASd Vila sta.a Helena Goiânia – Retirado da Internet


Ações

Information

2 responses

24 04 2010
kesia

Mto bom gostei sou diretora J.a também vou fazer aqui na minha Igreja

Keew

2 10 2010
Mark Valle

Tudo que cresce, se espande, naturalmente, é obra divina. Cabelo longo em homem é pura benção dos céus, pois a Bíblia inteira, bem como a História demonstra, são rersultados de boas escolhas [LIBERDADE E OBEDIÊNCIA ÀS ESCRITURAS], enquanto que a submissão, apostasia e desobediência, é o que impede o homem de ser cabeludo. A mulher, do contrário, os mantém longos, NÃO por ser feminina, mas por ter sido legada à margem na História, pelo próprio homem, seja dele concubina ou não. Corintos 11:14 apenas se refere ao ato de “não deixar exposta uma mulher calva por motivos de adoração pagã ser humilhada por aquelas que ainda tinham cabelos”. Os homens, em contrapartida, se usasem cabelos longos para deuses da época, seriam sim, vergonhosos, mas se o fizessem para Deus ou por motivos “mosaicos”, não teriam sido criticados por Paulo, que defendia cabelos longos, sim, no homem, pois ele encaminhava judeus para ajudá-los à pagar o voto nazireu nas proximidades. A diferença não está no tamanho do cabelo, mas POR QUE ou PARA QUEM ele serve. Se for mera escolha, por preferência [há homens que combinam com cabelos longos e mulheres que não combinam, e vice-versa], não seria motivo para evitá-los. O Capitalismo, falsos conceitos pregados nas religiões cristãs dissidentes do catolicismo e outras interpretações sem pé-nem-cabeça, ajudam a confundir o homem, fazendo-o perguntar por algo tão elementar. Cabelo é dádiva e se for longo, entre todos os seres huimanos, é sinal de que prospera a humanidade e de que Deus se alegra com isso. Eu até diria que cortá-los, ou sua queda em alguns, pode ser, além de problemas genéticos, a desobediência e conseqüência por causa do pecado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: