Programa Jovem – Hábitos da Boa Geração

9 03 2010

Esté é o Oitavo programa enviado em resposta ao “concurso” da Central de Diretores JA, que incentiva a criação de Programas Relacionados ao Tema Jovem 2010. O autor receberá em sua casa uma das Camisetas “Geração Esperança”

Autor: Diego Soares – Sociedade JA da Bonja – Porto Alegre RS

Objetivos do Programa: Desafiar os jovens para formar bons hábitos que lhes permitam uma vida bem sucedida nesta Geração.

Hora do Louvor – DVD Jovem Geração Esperança

Jovem com Poder – Eu posso todas as coisas – Nossa esperança ( Em  Pé )

Boas Vindas – Oração Inicial – Video de abertura (se tiver)

Orador 1
Hoje vamos falar sobre os 7 hábitos dos jovens, sem sucesso.

Alguns estudiosos sobre o assunto descobriram que o jovem, sem sucesso e os fracassos têm certos hábitos e características que os tornam quase sempre um desastre. Em suas pesquisas, descobriram que certos hábitos adquiridos na infância e juventude que tornan as pessoas infelizes e mal sucedidas na vida. Por outro lado, existem certos hábitos que servem como alavancas poderosas para conquistar o auge do sucesso e da felicidade.

Quais os hábitos que tornan os jovens ineficazes e sem perspectivas para o futuro?
Antes de mencioná-los, precisamos saber exatamente o que são hábitos.

Sugestão: Pode ser um vídeo simples gravado com duas ou três pessoas dizendo em uma frase o que ser hábito. Ou 3 pessoas surgindo do meio da congregação dizendo oq ser.

Hábitos são coisas que fazemos repetidamente. A maior parte do tempo e sabemos que temos e sabemos que nós existimos. Hábitos de trabalho automaticamente.

Orador 1

Alguns hábitos são bons, tais como:

– Exercite-se regularmente
– Falar bem dos outros
– Ir à igreja regularmente

Outros hábitos são ruins, por exemplo:

-Pensando sempre negativamente,
-Sentindo-se inferior aos outros
-Assistir filmes indecentes

Tem hábitos que não fazem diferença: Tomar um banho na calada da noite, ou ler revistas de trás para a frente.

Hábitos tem um poder incrível na vida, tudo depende do tipo de hábito que temos.

Samuel Smiles disse:
“Semeie um pensamento, colhe um ato, Semeie um ato e colherá um hábito, Semeie um hábito, colha um caráter, Semeie um caráter, colha um destino “.

Orador 2 (Ou 7 jovens, cada um falando de um hábito.)
Agora vamos saber os 7 hábitos que os jovens de sucesso devem evitar.

“Esta lista foi extraída e adaptada do livro “Os 7 Hábitos dos Adolescentes Altamente Eficazes, Sean Covey, Editora Best Seller, pp 7 e 8)”

Hábito 1: Sugestão: Jovem ao telefone, encenando o que esta abaixo.

Responsabilizar todos os seus problemas para os seus país, seus professores, seus vizinhos, sua namorada ou namorado, para governo e todos. Ser uma vítima. Não assumir a responsabilidade pela sua vida. Faça como um animal, se você está com fome, come. Se você gritar, gritar respostas. Se você sentir vontade de fazer algo errado, faça.

Hábito 2: Sugestão: 2 Jovens dialogando o que esta abaixo

Tudo começa sem um objetivo em mente. Não faça planos. Evite metas a todo custo. Nunca pense sobre o amanhã. Por que se preocupar com as conseqüências de suas ações? Viver o momento. Ficar com todos,  Usar drogas e ir em ao cimena sem parar, porque amanhã pode já não estar aqui.

Orador 1 e 2 – “Atenção estão vendo hábitos que jovens de esperança não podem ter. Vamos cantar a música (em pé) – Vou Abraçar – DVD JOVEM 2010

Sugestão: Abraçar os irmãos no coro

Interpletações Bíblicas ( com prêmios)

Sugestão: Escolher duas pessoas da congregação uma de cada lado da igreja –  Demonstrar um hábito, relacionado a esperança. Sugestão: Rom. 8:24 e Colossenses 1:5

Hábito 3: Sugestão: Pai e Filho – Filho sentado olhando TV, ao telefone Etc.

Deixe por último o mais importante.
Não fazer o que eles querem que eu seja, gastar bastante tempo assistindo TV, falando no telefone, navegando na Internet e fazer o tempo. Deixe suas tarefas, incluindo trabalhos de casa, sempre para amanhã. Certifique-se que não importa o que é feito antes o que é realmente importante.

Hábito 4: Sugestão: Pode colocar  na tela do projetor uma imagem relacionada ou pequeno vídeo.

Olhe para a vida como uma concorrência agressiva. Seu colega é dodongo, assim você vai o ser o primeiro. Não deixe que ninguém consega nada, porque se o outro ganha, sempre vão lembrar que você perdeu. Entretanto, se você sente que está perdendo, sempre certifique-se de arrastar alguém ao seu lado.

Hábito 5: Sugestão: 4 jovens simulando uma reunião

Tente falar primeiro, e depois finge  que ouviu.

Você nasceu com uma boca, tem que  colocá-la para trabalhar! Certifique-se de falar muito. Apresente sempre seu lado da história primeiro. Depois de ter a certeza que todos compreenderam o seu ponto de vista, finja estar  ouvindo, acenando com a cabeça e murmura “hum-hum”.

Hábito 6: Sugestão: 2 jovens crentes lendo a biblia e outro jovem no outro extremo fazendo algo sozinho.

Não cooperar
Enfrente a verdade: os outros são excêntricos porque são diferentes de você. Neste caso, por tentar fazer amigos? Trabalho em equipe é para cães que puxam os trenós. Porque as melhores idéias são sempre as minhas, o melhor é isolar e fazer tudo sozinho mesmo. Ser uma ilha.

Hábito 7: Sugestão: Uma Jovem Universitaria vestida a rigor e outro jovem no mundo da lua.

Mantenha-se ocupado do possível, a ponto de não ter tempo para renovar ou melhorar. Nunca estudou. Não se aprende nada de novo. Fique o mais longe dos bons livros, a natureza e tudo o que pode inspirá-lo. Evite ir à igreja, para não ir às reuniões, não gastar tempo orando e estudando a Palavra de Deus não fica animado no testemunho de Jesus. Fique sempre ocupado fazendo coisas menos importantes.

Orador 1 e 2 – “Os hábitos listados acima são as melhores receitas para produzir uma destruição completa na vida de uma jovem que não tem esperança, como aconteceu com o Titanic.”

Vamos cantar a música (em pé) – Entrega – DVD JOVEM 2010

Parte2

Dinâmica de Grupo
Divida os jovens em grupos (conforme a realidade da igreja) para fazerem uma lista dos 7 hábitos de um vencedor da geração esperança. A discussão pode ser baseada em Filipenses 4:8 e 9. Após cada grupo ler sua lista de 7 hábitos.

Conclusão – Pastor
Queridos irmãos, Jovens da minha geração só a graça de Deus pode quebrar maus hábitos e pelo Espírito de Deus também é possível adquirir bons hábitos que formam o verdadeiro caráter de uma jovem que tem esperança. Lembre-se, com Jesus, você está mais forte do que os seus hábitos! Você pode declarar com segurança: SOU A GERAÇÃO ESPERANÇA . Se você criar o hábito de olhar e confiar em Jesus, sua vida vai alcançar resultados que nunca pensou ser possível.

Medite sobre estas palavras: “A mudança no caráter, nos hábitos e nas nossas ações podem ser vistos. O contraste entre o seu comportamento passado e do presente será claro e positivo. O personagem não pode ser revelado por eventuais ações boas ou más, mas pela tendência das palavras e das ações cotidianas “(Paz na tempestade, pag. 14).

“Defeitos acarinhados no tratamento dos detalhes da vida, passar para as tarefas mais importantes. Lei sobre os princípios que me acostumei. Assim, ações repetidas formam hábitos, os hábitos e o caráter forma o personagem decide o nosso destino para esta geração e para a eternidade. ” (Parábolas de Jesus, p. 356.).

Cântico  Final – Unidos ( DVD JOVEM 2010)

Oração

Obs: Vou estar disponibilizando uma imagem para ser projetada na hora do culto jovem ou até mesmo para convidar os irmãos sábado pela manhã na igreja serve também como  convites. Vai estar no site e também podem pegar comigo  pelo  MSN/E-mail  guinho.d@hotmail.com


Ações

Information

3 responses

1 04 2010
jeronymo noronha

gostei muito,q deus continue te dando sabedoria.

19 05 2010
Mirtes

Vai ser nosso JA deste sábado, muito bom!
Te agradeço, e que Deus continue te inspirando sempre!

18 06 2010
Josiane Kellen

Gostei muito do programa estarei realizando o mesmo neste sábado, que você continue dando ideias para cultos com aprendizagem e temas importantes para os jovens.
que Deus o abençõe.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: