Programa Jovem – Geração Esperança II

2 03 2010

Esté é o Sétimo programa enviado em resposta ao “concurso” da Central de Diretores JA, que incentiva a criação de Programas Relacionados ao Tema Jovem 2010. O autor receberá em sua casa uma das Camisetas “Geração Esperança”

Ao  Republicar favor citar a Central de Diretores JA como Fonte

Autor: Josué  Leal Dantas – Clube de Jovens Primícias  de Parauapebas – PA

Louvor

Hino Inicial: Geração Esperança

Oração

Introdução – Entram 4 ou 5 jovens, na minha igreja entram sempre os componentes da direção jovem, então um dentre eles fala o tema do J.A, que é Geração esperança, e faz a seguinte pergunta para um deles: “Para você o que é ser membro de uma Geração Esperança?”, ele pode responder, “É ser alguém diferente, se vestir como um Cristão, pregar o Evangelho”, assim cada um pode falar ressaltando qualidades que os jovens adventistas deve possuir, de forma a ser tornarem membro dessa geração esperança. No final, quando todos já tiverem falado, o Diretor(a) fala que sua sociedade ou clube de jovens, nesse ano vai ser uma sociedade esperança, ou clube de jovens esperança, e pergunta quantos jovens desejam fazer parte dessa geração esperança.

Mensagem musical

Alfabeto do Sermão

Peça para alguém, durante o sermão do culto divino (no Sábado pela manhã), elabore o Alfabeto baseado no sermão, funciona da seguinte forma, você faz uma lista de A – Z, e coloca dicas para que alguém acerte a palavra correspondente a letra, por exemplo, Você fala com a primeira letra a dica é pregador, vamos supor que seja o irmão Arnaldo que pregou pela manhã, então a resposta é Arnaldo, depois você fala “com a próxima letra”, a dica é localidade, vamos supor que o pregador falou de Belém, não fale a letra, vá dizendo a próxima letra, o que deixa a dinâmica mais interessante, se faltar alguma letra sem dica, então fale “pulando uma letra, ou pulando duas letras”, assim sucessivamente, faça isso a cada Sábado e verás como os jovens começam a prestar mais atenção nos cultos, mas não esqueça de dar um brinde no final para aquele que acertar o maior número.

Momento Especial

Distribua um pedaço de papel a todos membros e peçam que coloquem o que eles farão, em 2010, para ser um membro dessa geração esperança. No final recolha numa caixa, ore pelos jovens e seus objetivos, diga que no final do ano, na vigília, os papeis serão entregues para que se faça uma reflexão.

Mensagem Musical

Dinâmica

Forme dois grupos na igreja, o primeiro irá falar dos aspectos onde eles acham que a juventude está longe, tendo em vista que devemos ser uma geração esperança, para alcançarem esse ideal, o outros falará dos aspectos positivo dos jovens, o que eles já tem feito como uma geração diferente, no final alguém deve fazer uma reflexão incentivando os jovens a melhorarem, nos pontos negativos e conservarem os positivos.

Escolha alguém para elaborar perguntas com os capítulos do ano bíblico da semana, e quem acertar mais leva um brinde.

Encenação

Entram 4 ou 5 jovens, fazem um semi-circulo na frente da igreja e cada um faz seu pedido de oração, tente adaptar as falas dos jovens para a sua igreja, mas o último jovem (representado pelo Gonzaga) deve falar a mesma coisa.

Josué: Este ano somos chamados a sermos uma geração esperança, eu quero que Deus me ajude a ser mais fiel nos dízimos e ofertas, quero fazer mestrado e arrumar uma namorada que seja bonita e espiritual.

Lucas: Esse ano eu quero ser realmente membro dessa geração esperança, sou professor no Ensino Médio, e não é fácil, quero de Deus me conceda paciência para lhe dar como meus alunos, e testemunhar no meu local de trabalho, levando outros a fazerem parte dessa geração maravilhosa.

Éber: Nesse ano com fé em Deus eu vou ser também membro dessa geração esperança, estou sendo estagiário numa grande multinacional, peço a Deus que eles me efetivem e me liberem nos Sábados, também que Deus conserve meu namoro, pois eu soube que vão dobrar o salário da minha namorado e vocês sabem que as vezes quando a mulher ganha mais que o homem ela quer pisar nele (faz com o pé o gesto de esmagar).

Manoel: Nesse ano eu quero ser um diretor esperança, levando esperança as jovens do clube, animando eles, concedendo palavras de conforto, quero que Deus me conceda um emprego melhor, de modo que eu tenha condições para casar nesse ano.

Gonzaga: Esse ano vai ser diferente, esse ano eu vou ser membro dessa geração esperança, nesse ano eu vou fazer jornada espiritual, a noite ao invés de assistir filme com o Anderson eu vou fazer é o meu ano bíblico, vou fazer dupla missionária com o irmão Hélio (procure um ancião da sua igreja) e vou participar de um pequeno grupo.

Então alguém entre eles conduz uma oração, então os outros saem de cena, mas ficam dois o Josué e o Gonzaga.

Josué: Eu quero te ajudar a fazer jornada Espiritual, todo dia 6:00 horas eu vou te ligar para você não esquecer.

Gonzaga: Certo, eu agradeço pela ajuda, mas me liga mesmo.

Então os dois saem, depois o Gonzaga que deita em algum lugar e faz que está dormindo, então ele recebe uma ligação.

Gonzaga: Josué, tu me ligando uma hora dessas, o que tu quer? Jornal Espiritual, ah sim Jornada Espiritual, eu já estava fazendo, tu fez foi me atrapalhar, valeu.

Desliga o telefone e volta a dormir, então o celular desperta.

Gonzaga: Já está na hora de ir para o trabalho.

Gonzaga sai de cena.

Gonzaga entra em cena como se estivesse chegado do trabalho.

Gonzaga: Agora eu vou ler minha bíblia.

Quando ele começa a ler o telefone toca.

Gonzaga: Tomara que não seja o Josué de novo, com aquele negócio de Jornal Espiritual (não é erro de digitação é Jornal mesmo).

Atende o celular.

Gonzaga: Fala Anderson, o que é, assistir filme?Não, não, não estou fazendo nada, vou agora pra tua casa, pensei que tu não ia me ligar, já estou chegando ai.

Deixa a bíblia e sai.

Entra de novo como se fosse sexta a noite.

Gonzaga: Mas uma semana de lutas chega ao final, hoje tem pequeno grupo, eu vou deitar só um pouco, depois eu vou para o Pequeno Grupo.

Ele deita, quando acorda olha para o relógio é vê que já são 9 horas

Gonzaga: Eita já são 9 horas, eu perdi o pequeno grupo, fazer o que amanhã eu vou pra igreja.

Sai, depois entra com o irmão Hélio.

Hélio: Gonzaga você me disse que queria fazer dupla missionário comigo, hoje as 3:30 eu passo em tua casa para nos sairmos atrás de estudos bíblicos.

Gonzaga: Eu já ia falar com o Senhor mesmo, pode passar lá em casa, eu irei com o senhor.

Irmão Hélio sai, o Gonzaga fica e recebe uma ligação.

Gonzaga: Alô, Quem é? Não acredito Losangêla (coloca a mão no peito como se estivesse emocionado), o que você quer falar comigo hoje, certo, se eu tenho algum compromisso? Claro que não, que horas?? 3:30, pode ser sim.

Gonzaga sai, e o irmão Hélio entra procurando o Gonzaga mas não encontra.

Depois entram os 5 jovens novamente, como se estivessem em 2040, todos com cabelos brancos, corcundas e andando devagar, todos começar a fazer novamente seus pedidos.

Josué: Quero agradecer a Deus, pois durante esses anos tenho feito parte dessa geração esperança, eu fui fiel nos dízimos e ofertas, hoje sou pós-doutor, mas ainda não encontrei uma namorada que seja bonita e espiritual, com fé em Deus nesse ano vai ser diferente, eu vou encontrar uma namorada neste ano.

Lucas: Eu também tenho sido membro dessa geração esperança, esse ano eu me aposento, durante esses anos dei estudo bíblico a muitos do meus alunos, em muitos se converteram, gostaria de agradecer a Deus por isso, agora eu vou começar a ler todos os livros da irmã White.

Éber: Eu também tenho sido membro dessa geração esperança, também vou me aposentar nesse ano, nuca trabalhei no Sábado, meu casamento tem sido como vinho, quanto mais tempo passa fica melhor, agradeço a Deus por tudo.

Manoel: Já faz 30 anos que seu diretor esperança nessa igreja, tenho incentivado a muitos, aconselhado também, agradeço também por meu casamento, e pelos meus 12 filhos.

Gonzaga: Esse ano vai ser diferente, esse ano eu vou ser membro dessa geração esperança, nesse ano eu vou fazer jornada espiritual, a noite ao invés de assistir filme com o Anderson eu vou fazer é o meu ano bíblico, vou fazer dupla missionária com o irmão Hélio (procure um ancião da sua igreja) e vou participar de um pequeno grupo.

No fim do pedido o Gonzaga sente uma dor no peito, enquanto está no chão ele fala:

Gonzaga: Eu queria voltar em 2010, para realmente fazer um ano diferente, falem as jovens para não perderem tempo, eles devem ser diferentes, fazer parte da geração esperança, nesses anos eu tenho só falado, mas nunca cumpri.

Então morre.

Enceramento

Alguém deve fazer uma reflexão sobre a encenação e incentivar os jovens a serem fieis nesse ano, não brincarem com o tempo. Ler I Pe 2:9 e concluir fazendo uma apelo para aqueles que querem realmente fazer diferença nesse ano.

Hino final Geração Esperança

Oração Final


Ações

Information

One response

18 03 2010
paty

oi ta muito interresante o site continue a fazer a obra de Deus desta maneira que ta dando certo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: