PROGRAMA JOVEM: FAÇO PARTE DA GERAÇÃO ESPERANÇA

29 12 2009

Esté é o primeiro Programa Enviado em resposta ao “concurso” da Central de Diretores JA. Que incentiva a criação de Programas Relacionados ao Tema Jovem 2010. A autora Receberá em sua casa uma das Camisetas “Geração Esperança”

Ao  Republicar favor citar a Central de Diretores JA como Fonte

PROGRAMA JOVEM: FAÇO PARTE DA GERAÇÃO ESPERANÇA

Autoria: Priscila Pereira Silva – Belo horizonte – MG

1- Louvor

Músicas: 1- ‘Meu Abrigo’ (CD jovem 2001 – Quase no lar); 2- ‘O Senhor é o meu Pastor’ (Ministério de louvor 2005); ‘Descansar’ (CD jovem 2008 – Vivo por Jesus).

2- Abertura

Você já percebeu como as pessoas nesse mundo estão tão tristes e solitárias?Elas estão assim pois não têm esperança de algo melhor. Estão preocupadas com o futuro e com o que irá acontecer com a natureza devido a agressão humana. Pois nós temos a resposta a essas e outras indagações, pois temos a verdade e sabemos o que há de vir. Então, nós somos a GERAÇÃO ESPERANÇA.

Você já pensou sobre o voto jovem? Vamos recitá-lo todos juntos, meditando em cada palavra que será dita: “Por amor ao Senhor Jesus prometo tomar parte ativa nos deveres da Sociedade dos Jovens, fazendo tudo quanto puder para ajudar a outros e para terminar a obra do Evangelho em todo o mundo.” Já fizemos nosso voto: fazer tudo quanto puder para ajudar a outros e pra terminar a obra do Evangelho em todo o mundo. Esse é o papel da GERAÇÃO ESPERANÇA.

E qual é o nosso propósito? “Os Jovens pelos jovens, os jovens pela igreja e os jovens pelos seus semelhantes” Já sabemos então qual é nosso dever, agora é só colocá-lo em prática em 2010. Vamos cantar o corinho ‘A minha Esperança’ (CD jovem 2003 – Ensina-me a servir). E então saberemos porque somos a GERAÇÃO ESPERANÇA.

3-     Momento de oração Na entrada entregar pra algumas pessoas o verso bíblico escrito (ex: No princiípio criou Deus… ) e pra outras pessoas entregar o endereço do verso (ex: Gn1:1) e no momento de oração  pedimos para pessoa encontrar seu parceiro de verso bíblico e fazer oração junto com ele.

4-     Musica especial – (convidar alguém para cantar)

5- Concurso Bíblico (levar dois brindes para entregar para cada membro da dupla vencedora)

O apresentador justifica o concurso dizendo que a GERAÇÃO ESPERANÇA conhece muito da Palavra de Deus.

O apresentador do concurso convida duas jovens e dois jovens para irem à frente da igreja. Na verdade serão homens contra mulheres. O apresentador do concurso mostrará para a congregação o nome de algum personagem bíblico escrito num cartaz, exemplo ADÃO. Alguém da congregação poderá falar uma dica de uma palavra para os homens, por exemplo BARRO, se eles não conseguirem acertar passa a vez para as mulheres e outra pessoa da congregação dá outra dica, por exemplo ÉDEN, se as mulheres acertarem o ponto é delas, mas se ainda assim não conseguirem acertar a vez volta para os homens e alguém da congregação dá outra dica, por exemplo, PRIMEIRO e assim por diante…

Sugestões de nomes: NEEMIAS, ZÍPORA, RAABE, JOÃO, OSÉIAS, CALEBE, ANA, SARA, SATANÁS, SANSÃO…

6- Oferta


7- Encenação Final

Igreja (sugestão; uma menina vestida de branco ou cores claras).

Mundo (sugestão: um rapaz vestido de preto).

Jovem: (entra pelo meio da igreja dizendo.. )Neste ano desejo vida, saúde, dinheiro,um carro novo, passar no vestibular, conquistar aquela garota…

Igreja: Eu posso te oferecer mais… Mostro a você o caminho, a verdade e  a vida.

Mundo: (fica a esquerda do jovem) Caminho? Aquele estreito, pedregoso e difícil? Eu lhe ofereço a vida sem dificuldades e sem privações é só passar para o meu lado.

Igreja: (fica a direita do jovem) Não! Não se deixe enganar! Aquilo que o mundo oferece, dura só um pouco, logo desaparecerá! Deus lhe oferece a eternidade! Mansões de ouro e cristal…

Mundo: Onde está tudo isso? A igreja vem lhe falar de coisas que você não pode ver. O que eu lhe ofereço está aqui (joga uma trilha de dinheiro e o jovem segue apanhando).

Igreja: (Puxa o jovem pela mão) Não, não vá! Ainda que o mundo lhe ofereça dinheiro e riquezas, o verdadeiro amor não se compra! Eu lhe ofereço a oportunidade de encontrar em mim uma família amorosa para protegê-lo, ampará-lo e edificá-lo.

Mundo: Você já é bem crescidinho e capaz de cuidar da sua própria vida… O que eu lhe ofereço é a liberdade de fazer suas próprias escolhas. (joga as chaves no chão e o jovem pega) Eis aqui, a chave da sua vida, você está cansado de saber…É cada um por si e Deus por todos…

Igreja: Não se engane!  Aqui está a liberdade que o mundo oferece: o individualismo é falsa liberdade. Ele é opressor e destrói… E pra quê? Me diga: qual o propósito da vida? Qual o seu sentido? Em mim, Deus mostra a você, o sentido da vida e qual o propósito de sua existência.

Mundo: você não precisa disso, não, não! Você não tem seus objetivos? Tudo isso, está em mim… Eu lhe ofereço…

Beleza (entra uma menina muito bem arrumada de vestido de festa e sandália de salto alto penteando os cabelos): Você quer ser apenas mais um na multidão? Creio que não! A beleza é fundamental para bons relacionamentos. Por isso, para as mulheres eu criei maquiagens, roupas exuberantes, jóias, penteados, etc. E para os homens a academia, os perfumes e a idéia de que homem exageradamente vaidoso tá na moda . É claro que o uso com equilíbrio e modéstia não é um dos meus objetivos. Quero você exuberante e bonito.

Igreja: Não escute a beleza, ela é apenas o exterior! Pra você se destacar na multidão não pode ser apenas mais um. Você deve ser bonito por dentro. O que os apetrechos como maquiagens, penteados, perfumes, não podem fazer. Você deve ser sincero, honesto e amigável. Assim as pessoas te amarão pelo que você é e não pelo seu exterior. Pense bem: a beleza acaba, mas o bom caráter não!

Alegria (entra alguém que aponta o dedo para pessoas da congregação e dá gargalhadas): Existe algo melhor que está rodeado de amigos rindo à toa? Por isso te ofereço bons artifícios: bebidas, drogas, fumo e muita, muita zuação. Por que o que vale é curtir o momento! Tá por fora a caretisse de que isso ou aquilo faz mal à saúde. Olha sua idade, você se recupera bem, vai por mim…

Igreja: o que adianta rir enquanto está sentado com os amigos numa mesa de bar e chegar em casa e chorar a noite inteira na cama? A felicidade é sorrir sem artifícios. A felicidade de dormir com a consciência limpa. Eu te ofereço a felicidade de estar ao lado de Jesus. A alegria é passageira, mas a felicidade não, mesmo que você passe por momentos difíceis você sempre se levanta e retoma de onde parou.

Fama: (entra alguém como se fosse famoso e outro atrás tirando fotos) O que você precisa é estar sob os holofotes, você é especial, merece brilhar! Você merece ser um ídolo e receber aplausos.

Igreja: a fama é como uma estrela cadente, você brilha, se mostra, mas logo apaga. Deus quer torná-lo uma estrela fixa que ilumina todos à sua volta com sua amizade, sabedoria e bons conselhos. A Bíblia nos diz em Filipenses 2:3: “Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios”

Realizações (entra alguém com dinheiro nas mãos): Tudo o que você quiser pode conseguir com o esforço das suas mãos. O mundo está ao seu alcance. Você não tem ambições? Dinheiro? Promoções no emprego? Diploma de curso superior? Então, é só colocar tudo isso no topo de suas prioridades e você terá aqui e agora todos os anseios do seu coração.

Igreja: Como é enganoso esse seu pobre coração. Você e nenhum outro ser – humano estará satisfeito com esses tipos de realizações. Tudo isso é muito momentâneo. Você alcança algo muito sonhado e logo se esquece e já está atrás de outro anseio para satisfazê-lo. Mas sabe quando estará satisfeito? NUNCA! Só Deus e Seu amor conseguem preencher o vazio que há no seu coração. As realizações desse mundo são importantes, mas são muito pequenas pra preenchê-lo.

Ascensão social (entra um rapaz de terno com uma maleta nas mãos): Ninguém, quer estar sozinho, não é? Eu lhe ofereço as melhores companhias, gente bonita, bem-sucedida, aqueles a quem as pessoas estendem o tapete vermelho. Você só precisa ser flexível em seus princípios para estar cercado de gente que realmente é alguma coisa…

Jovem: Beleza, alegria, fama, realizações, ascensão social, tudo isso é muito bonito e é o que eu sempre quis, mas me sinto tão vazio, tão só… Preciso de algo mais…

– Mundo, você diz que eu teria tudo, mas onde está a paz?

– Mundo, você disse que eu teria tudo, mas onde estão os amigos e o amor verdadeiro?

– Mundo você me envolveu em tantas coisas, no ano de 2009, mas sinto-me cada vez mais fraco, ferido e menos vivo… Onde está a felicidade?

Jesus: (Entra Jesus com a cruz com roupas características) Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida!

Jovem: Já chega! Ninguém me amou tanto. Eu te escolho, Senhor Jesus! Troco tudo isso que o mundo ofereceu pela tua cruz… Tudo o que ele me oferece é lixo comparado ao Teu amor… (quando o jovem apontar as pessoas vão caindo) Deixo a beleza, a alegria passageira, a fama, as realizações, a ascensão social… ( o mundo é o único que permanece de pé)

Mundo: Já chega, dessa encenação barata! Não me preocupo com toda essa encenação porque enquanto houver dúvida no seu coração ou enquanto você me servir e servir a Deus, você é meu! Pois Deus não aceita apenas a metade do seu coração, mas eu sim! Então você é meu!

Jovem: Não mundo você se enganou. Eu já fiz minha escolha! EM 2010 FAREI PARTE DA GERAÇÃO ESPERANÇA! (o mundo caí e o jovem abraça a igreja e Jesus)

8- Mensagem final: Como fazer parte da GERAÇÃO ESPERANÇA?

Cristãos que não fazem parte da GERAÇÃO ESPERANÇA buscam principalmente a satisfação pessoal. São egoístas, suas orações se concentram em suas próprias necessidades, bênçãos e felicidade. Esses cristãos querem usar a Deus ao invés de se deixarem ser usados por Deus. Geralmente não são leitores assíduos da bíblia e não separam tempo para Deus.

Por outro lado os cristãos que fazem parte da GERAÇÃO ESPERANÇA são entusiasmados e confiantes. Acordam a cada manhã na expectativa que Deus os use. As características das pessoas que fazem parte da GERAÇÃO ESPERANÇA são:

1-      Tem raciocínio altruísta ao invés de raciocínio egoísta. Praticam o que está escrito em I Co10:33 “Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar.” Você pode pedir ao Espírito Santo que o ajude a pensar nos outros. Tente observar as necessidades dos seus irmãos de igreja, familiares e amigos. Ore por eles, e diga-lhes que está orando por eles.

2-      É um membro ativo da igreja.Mesmo no mais perfeito ambiente que era o jardim do Éden Deus disse não é bom que o homem esteja só. Fomos criados para viver em comunidade, moldados para o companheirismo e formados para uma família. Rm 12:5 “Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.” Portanto, todos somos parte de um corpo e cada membro deve desempenhar uma função.

3-      Substitui o pensamento imediatista por um pensamento com perspectiva eterna. Muitas das coisas que empenhamos nossas energias já não significarão nada daqui a um ano, quanto mais para a eternidade. Pense no que está escrito em II Co4:18 “Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas” e não troque o céu por coisas temporárias.

4- É amigo de Deus. Em Jo 15:15 Jesus diz: “Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer”.É difícil imaginar uma amizade íntima entre Deus perfeito, invisível e onipotente e um ser humano limitado e pecador. Mas olhando para os amigos de Deus da Bíblia aprendemos alguns segredos: eles conversavam constantemente com Deus; conheciam Deus; eram sinceros; obedeciam a Deus e valorizavam o que Deus valorizava. São essas as coisas que nós da GERAÇÃO ESPERANÇA devemos fazer.

Faça parte da GERAÇÃO ESPERANÇA abandone o mundo e faça outros felizes através do seu modo de viver.

9-     Música final – ‘Fonte de Esperança’ (CD jovem 2005 – Fiel a toda prova)

10- Oração Final.


Ações

Information

3 responses

31 12 2009
beth

amei a encenação,foi muito bem bolada,mas o programa em si ficou um pouco a desejar,nós temos que aprender que o J.A. é um culto,é a continuação da adoração ao nosso DEUS.pense nisso

10 01 2010
Carine Galdino

Programa muito bom!! A encenação é ótima e mostra realmente as tentações que recaem sobre os jovens e a necessidade que temos de buscar a Cristo pra assim vence-las. Que neste novo ano o Culto Jovem venha fazer a diferença em nossa igreja, mostrando a todos que tudo que é realizado ali é para honrar e glorificar o nosso Deus!!

17 01 2010
Cristina

Muito bom todo o programa, o q ñ quiser usar posso substituir pela realidade de minha igreja, a encenação está perfeita, parabéns.

Deixe uma resposta

