PROGRAMA DE NATAL

13 12 2009

Objetivo: Explicar: O que tem papai Noel haver com o Natal, ou seja com o nascimento de Jesus.

Carlos – É, essa é uma boa pergunta, mas vamos lá, na verdade papai Noel não tem nada haver com o natal mas também tem tudo haver com o natal.

Jorge – Hiii, complicou to, o que você esta querendo dizer…

Carlos – Certo eu explico: Existem muitas lendas e tradições sobre a origem do papai Noel, algumas pessoas acham bom que as crianças acreditem, porém a outras pessoas que não, por isso vai da cabeça de cada um, se você acha legal, bonito, e prazeroso, onde vai fazer o bem para seus filhos ou as crianças, não tem nada de mais no velho e bom papai Noel. Porém se você acha bobagem, que isso tudo é historia para criança dormi, sinta-se a vontade…

Jorge – Bom você tocou num assunto interessante tradição, é verdade que antigamente, 25 de dezembro era uma festa pagã.

Sergio – Sim é verdade, a Bíblia não menciona nem o dia, nem o mês do nascimento de Jesus, talvez para ninguém dar mais importância á festa do que ao fato…

Jorge – Certo então como surgiu essa data 25 de dezembro.

Sergio – Bom entre os pagãos, esse era um dia dedicado ao sol. Por volta do ano 350 depois de Cristo, o cristianismo adotou a data para comemorar o Natal, tentando fazer uma comparação com Jesus como o ” Sol da Justiça.”

Jorge – Já que é assim a gente nem poderia comemorar o Natal, por isso que algumas pessoas não aceitam.

Sergio – Calma ai amigo, o natal se tornou uma festa de confraternização cristã, uma data em que as pessoas têm boa vontade em ouvir falar de Deus. Mesmo sabendo que não corresponde ao dia do nascimento de Jesus, muitos cristãos aproveitam a oportunidade para falar do Filho de Deus que há cerca de dois mil anos Se tornou o Salvador da humanidade. Outros cristãos fazem restrições e não comemoram o Natal.

Jorge – E eles estão certo ao agirem assim, não comemorando o natal.

Sergio – Meu pai sempre me ensinou que ninguém deve julgar os outros em questões de consciência.

Jorge – É verdade, sabe de uma coisa, tirei uma grande lição hoje.

Sergio – Certo, e qual foi.

Jorge – Natal pode ser dia de festa, de alegria, mas que ninguém se esqueça do maior personagem do natal (não importa em que dia Jesus nasceu, afinal Cristo é o nosso Salvador.

Sergio – Isso mesmo amigo, vamos agora comemorarmos…

(saem os dois de cena)
(Entra um Terceiro Jovem)
Agora amigos e irmãos vamos conhecer algumas curiosidades sobre o Natal.

Curiosidades do Natal

a.. No inicio do cristianismo, o nascimento de Jesus era comemorado em várias datas: 6 de janeiro, 2 de fevereiro, 25 de março, 19 de abril, 20 de maio e 17 de novembro.
b.. No Japão, onde a maioria da população não é adepta do cristianismo, o Natal é uma festa popular sem conotação religiosa.
c.. O Natal é comemorado na Rússia de 6 para 7 de janeiro por que a Igreja Ortodoxa segue o antigo calendário gregoriano.
d.. Há muito tempo é comum a troca de presentes de Natal entre os europeus e americanos: por aqui, o costume começou a parti da década de 40.
e.. Em nosso pais, o Natal mais luminoso acontece em Gramado, na Serra Gaúcha, quando a cidade é iluminada por mais de 500 mil lâmpadas e a festa dura todo o mês de dezembro.
f.. A árvore de Natal é uma tradição alemã. Dizem que surgiu com Martinho Lutero, o pai do protestantismo. Numa noite de Natal, ele estava andando por uma floresta e viu estrelas brilhando entre os galhos de pinheiros cobertos de neve.
REFLEXÃO PARA OS JUVENIS

(poderá ser feita por dois jovens)

A ARVORE DE NATAL = O PINHEIRO

Qual á arvore mais procurada nestes tempos de fim de ano. A resposta é fácil. Todos querem montar seu pinheirinho de Natal. Essa árvore tem outras utilidades. Talvez você não saiba, mas a madeira do pinheiro é muita utilizada para fabricar papel e móveis. E a araucária é um tipo de pinheiro característico da região sul do Brasil.

O pinheiro é uma árvore originaria das regiões frias do hemisfério norte. Ele faz parte da família das coníferas. É do grupo das gimnospermas, as plantas que tem flores, mas não possuem frutos. Suas raízes podem penetrar profundamente no solo, ramificando-se. Dessa forma, a árvore fica bem firme no solo.

O Caule do pinheiro é grosso e fornece boa lenha. Pode alcançar mais de 40 met4ros. O Interior dele contém uma goma, é a resina, que sai quando a árvore recebe um corte.

As folhas do pinheiro são largas, com seus 10 a 20 cm, e tem forma de agulha. Esse formado reduz ao mínimo a evaporação de líquidos que a planta absorveu.

As flores do pinheiro tem uma característica interessante: algumas são femininas e outras masculinas. São masculinas, que liberam pólen para a formação de novas árvores. As femininas formam a pinha.

O pinheiro, tão procurado na época do natal, é uma árvore que pode ser encontrada durante o ano todo, graças a sua capacidade de se adaptar bem a ambientes frios e secos.

UM TAL VIAJANTE

Personagens = Narrador – Nicolau – Sara –

Narrador – Nos tempos de Herodes, havia um escriba muito obediente a Deus chamado Nicolau.

(entra Nicolau pelo lado da Igreja, e senta numa cadeira que deverá estar na frente da igreja)

Narrador – Ele possuía alguns bens. Sua vida era simples, mas confortável. Mesmo assim, Nicolau não se sentia feliz. Suas orações não eram de agradecimento, mas de lamentos. Durante todo o tempo, implorava a Deus que fizesse dele um instrumento de algo notável, pois não queria terminar seus dias como um outro qualquer.

Nicolau – Bom vou fazer minha oração, mas uma vez. (dobra os joelhos e começa a orar) Senhor bondoso Deus, aqui esta seu servo, venho nesta noite fazer o mesmo pedido que faço todas as noites, faça de mim um instrumento muito precioso na sua obra, usa-me de uma forma maravilhosa para que todos possam se lembrar de mim, isso lhe peço hoje e sempre amém…

Narrador – Assim todas as noites, Nicolau permanecia em sua janela orando. Mas o tempo ia passando, e nenhum sinal da vontade do Senhor se manifestava. Porém numa manha eis que surge sua esposa Sara.

Sara – Nicolau, acorde, você dormir de novo perto da janela. Sabe o dia já amanheceu, e você viu a estrela que clareou o céu por toda a noite.

Nicolau – Não, não deu para ver não, é que fui interrompido em minhas orações por um viajante que passava, e logo adormeci.

Sara – Viajante, afinal quem seria esse tal viajante, por acaso eu o conheço.

Nicolau – Não você não o conhece não, era apenas um carpinteiro vindo de Nazaré e sua mulher grávida de nove meses, vieram para o recenseamento. Como ele estava me incomodando atirei-lhe algum dinheiro e ordenei que seguisse viagem. Por isso agora vou orar, me de licença Sara.

Sara – Que estranho um viajante e uma mulher grávida…

Nicolau – (dobra os joelhos e começa a orar) Bom Deus muito obrigado pelo Senhor ter me poupado daquele transtorno que iria passar caso ajudasse aquele viajante com aquele sua esposa grávida, já imaginou se ela ganhasse aquele neném aqui em casa, eu ia ter um troço, por isso meu Deus me ajude a ser um instrumento em sua obra  para ser uma famoso homem, amem…

(levanta e sai de cena)

Narrador – E amigos o que Nicolau não sabia é que aquele viajante era nada mais nada menos que José e Maria, e naquela noite nasceu Jesus o nosso Salvador. Moral da história: Não podemos deixar as oportunidades passarem…Faça a sua parte que Deus fará a dEle.

*PROGRAMA DE NATAL ELABORADO POR MARCELLO FUNDÃO

Marcello Fundão
“Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos.”


Ações

Information

2 responses

25 10 2011
9 12 2012
Edna

Legal Deus te abençõe meu irmão,vou usar a parte de um tal visitante na minha igreja.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: