Refletindo a Luz do Céu – Sermão para o dia do Jovem Adventista

10 09 2009

SERMÃO PARA O DIA DO JOVEM ADVENTISTA

NA DIVISÃO SUL-AMERICANA

REFLETINDO A LUZ DO CÉU

Pr. Ivay Pereira Araújo

TEXTO BÍBLICO: Isaías 60:1-3

Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti; Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti. E os gentios caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu.

INTRODUÇÃO

O ano de 2009 abriu suas portas para receber no mais importante palácio do mundo – a Casa Branca – a figura ilustre do homem que derrotou o republicano John McCain nas eleições que definiram quem seria o 42º presidente da nação mais poderosa da atualidade. Barack Obama passou então a escrever uma nova página na história dos Estados Unidos da América.

Um jovem simples, criado sem a presença do pai, viveu na Indonésia nos anos de sua infância e chegou à Casa Branca para brilhar diante da nação e do mundo.

O presidente dos Estados Unidos tem uma influência capaz de mudar as decisões de muitos países; tem influência para iniciar ou acabar com as guerras em qualquer parte do planeta e até de mobilizar os empresários mais ricos, como os do G-20, para unirem seus propósitos diante de uma crise mundial.

Uma influência como essa pode ser uma poderosa luz para iluminar as trevas do mundo social ou uma falsa maneira de conduzir multidões para obedecerem a seus caprichos políticos.

Como cristãos, compreendemos que estamos no mundo, mas que não somos do mundo. Nossa missão é ser uma influência para refletir a luz do Céu! “O Senhor tem uma obra especial a fazer por nós individualmente. […] Podemos exercer influência, poderosa influência, no mundo. Se estiver conosco o convincente poder de Deus, seremos habilitados a levar à conversão pessoas que estão no pecado.” – Mensagens aos Jovens, p. 26.

No entanto, para resplandecer e para que as nações andem sob a nossa luz, como nos disse o profeta Isaías, temos que tomar grandes e importantes decisões todos os dias de nossa vida, como jovens determinados a nos mantermos conectados com o Doador da vida e da esperança.

Você deseja saber quais são os passos que temos a dar para refletir a luz do Céu? Vamos então à Bíblia e ela nos mostrará.

SEGUINDO A JESUS DE PERTO, NÃO DE LONGE (Marcos 14:53, 54).

Não é possível ser um cristão autêntico, um cristão genuíno, se você não estiver disposto a defender a bandeira de Cristo, da verdade e da justiça. Pedro tinha medo de declarar quem era ele verdadeiramente. Isso pode ser um problema para nós que vivemos em um mundo pós-moderno e relativista, onde todos querem viver a vida à sua própria maneira e ninguém deseja que outros conheçam sua real identidade.

Ser e não só Parecer

A mentalidade pós-moderna é inimiga do compromisso espiritual e do desenvolvimento moral. Envolve o modo de pensar e de avaliar normalmente promovido pelos meios de comunicação, pelos líderes do pensamento e do entretenimento. Isso leva muitos jovens e adultos a quererem ser cristãos, mas não têm o desejo de demonstrar isso diante dos amigos, colegas de trabalho, de estudos e até dos próprios vizinhos. Isso é seguir a Jesus de longe!

Está escrito: “O Redentor não aceitará um serviço dividido. O obreiro de Deus precisa aprender diariamente o que significa a entrega de si mesmo. […] Assim pode ele atingir a norma da excelência cristã.” – Mensagens aos Jovens, p. 125

Espiritualidade sem religiosidade

Em nosos dias, é comum encontrarmos pessoas que têm interesse pelas coisas espirituais apenas como uma maneira de se “energizarem”. Essas pessoas buscam um poder, uma energia, uma experiência sobrenatural somente para suprir sua carência espiritual, porém, não querem nenhum compromisso com a religião. Essa falta de compromisso também é seguir a Jesus de longe!

A religião que dizem possuir está adaptada ao estilo de vida que querem viver. Isso é antropocentrismo. É uma religião baseada nas necessidades humanas e não nas verdades que nos foram dadas por Deus. Por isso, muitas igrejas estão cheias de pessoas de coração vazio! Estão seguindo a Jesus de longe!

“A religião deve tornar-se a grande ocupação da vida. Tudo o mais deve ser subordinado a ela. Todas as energias da alma, do corpo e espírito se devem empenhar no conflito cristão. Devemos olhar a Cristo quanto ao recebimento de força e graça, e obteremos a vitória tão certo como Jesus morreu por nós.” – Mensagens aos Jovens, p. 115.

AQUECENDO-SE NO FOGO ERRADO (Marcos 14:66-68)

A experiência de Pedro nos mostra que quando alguém tem medo de se comprometer com Cristo o seu caminho se torna muito perigoso. Na fria noite da vida, pode querer aquecer-se no fogo errado! Muitas são as fogueiras acesas pelo mundo, que podem aquecer o corpo, mas não podem aquecer o coração.

Assentado na roda dos escarnecedores

O salmista disse que bem-aventurado (feliz, ditoso, grande, nobre, honrado, elevado) é aquele “que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores” (Sl 1:1). Em outras palavras, que não esteve se aquecendo no fogo errado!

Prezados jovens, não há como fazer as coisas certas da maneira errada! O que é certo, é certo. O que é errado, é errado. Em nome de Jesus, busque o fogo verdadeiro quando a vida lhe oferecer uma noite fria e sem esperança.

O fogo verdadeiro

O fogo dos altares de sacrifício, o fogo da sarça ardente no Monte Sinai são o mesmo fogo do shekinah. São o fogo da presença de Deus no lugar santíssimo do santuário. Esse é o fogo que cada cristão deve buscar todos os dias para receber o calor da presença de Cristo em sua vida. Isso é DEPENDÊNCIA DE DEUS. “A vida do cristão tem de ser uma vida de constante e viva fé. Uma confiança permanente, uma firme esperança em Cristo, trará à alma paz e segurança.“ – Mensagens aos Jovens, p. 112.

É HORA DE BRILHAR (Atos 2:14 e 41,42).

O momento de tomar decisões

A história de Pedro não termina com a experiência de um homem fracassado. O apóstolo Pedro é um exemplo para todos nós cristãos, que temos altos e baixos na vida. É a experiência de alguém que vacilou e quase perdeu a esperança, mas é também a experiência de vida de uma pessoa que aproveitou a oportunidade do perdão e agarrou-se a Deus com o intenso desejo de tornar-se um vitorioso e uma luz para iluminar o caminho de muitos.

Chegou o momento de tomarmos a nossa decisão. Já não é possível mais viver uma vida dupla. Temos que agir como servos de Deus neste mundo. Chegou o momento de cada um se levantar e brilhar como Pedro. Chegou o momento de se erguer e ser um raio de esperança aos olhos de muitos que vivem no desespero, na angústia, feridos pelos embates da vida.

“O que deveis compreender é a verdadeira força da vontade. Esta é o poder que governa a natureza do homem, o poder da decisão ou de escolha. Tudo depende da reta ação da vontade. O poder da escolha deu-o Deus ao homem; a ele compete exercê-lo.” – Caminho a Cristo, p. 47.

“O verdadeiro brilho” (Is 58:8-11).

Nós não somos estrelas com brilho próprio. Dependemos do brilho que vem de Deus. A justiça de Cristo irá adiante de nós e a glória do Deus de Israel será a nossa retaguarda. “Seremos como um jardim regado e como um manancial, cujas águas nunca falham!”

CONCLUSÃO (Isaías 58:12).

“Quando o Espírito de Deus toma posse do coração, transforma a vida. Os pensamentos pecaminosos são afastados, renunciadas as más ações; o amor, a humildade, a paz tomam o lugar da ira, da inveja e da contenda. A alegria substitui a tristeza, e o semblante reflete a luz do Céu.” – O Desejado de todas as Nações, p.173.

O pastor Ivay Pereira Araújo é o diretor do Departamento de Jovens na União Boliviana.


Ações

Information

4 responses

14 11 2009
Fábio José Alves Nunes

que Deus iluminem a vida de vocêis, para que sempre sejais um instrumento tão importante nas mãos de nosso Deus.
não tem um site da se quer da igreja que não seja bom vocêis são 1000% parabens…..

18 09 2010
Vanêssa Ferreira

Lindo sermão…Tenho orgulho de ter trabalhado com um Pr. de tamanho poder para salvar e guiar os jovens!! Parabéns a toda a equipe que nos proporciona tanta informação e ajuda. Vocês são 10!!!

19 05 2011
Jabes Gonçalves de Mesquita

Gostei muito do sermão… e gostaria que me enviasse um que fale completamente sobre o amor e que seja tão bom como esse, para que eu possa passar para a minha igreja, exatamente a igreja adventista do sétimo dia e gostaria também de umas dicas sobre um culto JA bem alegre e descontraído.

23 06 2011
elian da silva oliveira

muito bom o sermão…..sou da divisão alagoas sede nova, e estamos começando agora orem por nós. Gostaria que sempre que poder me enviasse coisas diferentes que Deus o nosso Pai lhe abençoei.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: