SOJA – UM ROSTO QUE BRILHAVA

16 06 2009

Primeiro Sábado – Semana de Oração Jovem

UM ROSTO QUE BRILHAVA

(Objetivo: Lançar os 6 desafios da semana. Explicar rapidamente cada um, menos o número 2 (Férias do Barulho) que será explicado na segunda-feira. Entregar os adesivos É hora de orar (se houver). Incentivar a todos para que participem e motivá-los a viverem como Enoque para serem em breve levados ao céu também.)

INTRODUÇÃO

Começamos hoje a tão esperada Semana de Oração Jovem. Ela foi preparada com carinho para todos vocês, adultos, jovens, juvenis e crianças. Vamos conhecer histórias de sucesso na vida Cristã. Seremos inspirados por vidas que lutaram sem desanimar, que brilharam por Jesus, que nunca perderam de vista o Lar celestial.

Com certeza Deus tem grandes bênçãos reservadas para todos nós nesta semana. Por isso cada um será desafiado a fazer sua parte. A união do esforço humano com o poder divino é a melhor e única receita do verdadeiro sucesso.

Gostaria de convidar você a fazer desta Semana de Oração, uma semana de consagração, uma semana para lutar com Deus para conseguirmos as vitórias que você e eu tanto precisamos. Não será mais uma semana de pregação somente. Deve ser uma semana para deixar de lado o bom, e ficar com o excelente. Nesses dias vamos buscar o prioritário, o principal, aquilo que deve ser o primeiro em nossa vida – Deus. Mateus 6:33 nos diz o que devemos buscar primeiro.

1. LUZ QUE BRILHA NAS TREVAS.

Houve um povo que buscou em primeiro lugar o reino de Deus. Eles viveram e morreram por Jesus. Durante quase mil anos, de geração em geração, escondidos nas montanhas, eles se apegavam a Palavra de Deus e seguiam seus ensinos.

Os valdenses viveram nos Alpes do noroeste da Itália na divisa com a França. Era um povo humilde e fiel a Deus. Mas por não seguirem as heresias da igreja romana, foram perseguidos, e sofreram atrocidades de todo o tipo. Eles, muitas vezes, podiam escolher entre renunciar a sua fé ou serem queimados amarrados em postes; mas a fidelidade deles ao seu Deus, os levavam a ficarem com a verdade às custas da própria vida.

O juramento dos valdenses demonstra seu desejo de brilharem por Jesus e cumprirem o

verso bíblico de Apocalipse 2:10. “Juramos e prometemos diante do Deus vivo, manter entre nós a unidade e a ordem… Juramos fidelidade até a última gota de nosso sangue.” História de los Valdenses del Piamonte; páginas, 65 e 66.

O propósito dos valdenses era desenhado com uma Bíblia, uma vela e sete estrelas. Usando João 1:5 o lema deles era: “Luz que brilha nas trevas”.

Com esse desafio, cada valdense sabia do sagrado dever de brilhar na era das trevas.

Quanto mais densa é a escuridão, mais aparece o brilho da lâmpada. Somos hoje, no século 21, as lâmpadas que Deus escolheu para brilharem no meio de tanta idolatria, violência, desrespeito, egoísmo e ateísmo. Nesses dias, quando o pecado é a atração principal nos jornais, nos programas de TV, e em milhares de sites na Internet; nesses dias quando a malícia está por toda a parte, quando a mentira e o engano são mostrados como virtude; nesses últimos dias da história do pecado – é que somos chamados para brilhar por Jesus.

Mas, o que podemos fazer para brilhar por Jesus?

2. UM ROSTO QUE BRILHAVA.

Gênesis 5:22-24.

A Bíblia mostra em apenas alguns versos, a impressionante história do primeiro “astronauta”. Alguém que viveu na terra e depois foi para o “espaço”; quer dizer, além do espaço. Ele foi morar com Deus, seu melhor amigo.

Todos nós aqui hoje queremos que nossa vida, seja uma história de verdadeiro sucesso como foi a de Enoque. Portanto, vamos aprender um pouco da vida de Enoque. Seu nome significa: Aquele que foi consagrado.

O livro Patriarcas e Profetas, da página 84 em diante, nos dá detalhes de sua vida. Vejamos quais foram seus segredos para o sucesso na sua vida espiritual: “Ele amou e temeu a Deus, e guardou os Seus mandamentos.”

“O infinito, insondável amor de Deus, mediante Cristo, tornou-se o assunto de suas meditações dia e noite; e com todo o fervor de sua alma procurou revelar aquele amor ao povo entre o qual vivia.”

“O andar de Enoque com Deus, … foi em todos os deveres da vida diária. … Na família e em suas relações com os homens, como esposo e como pai, como amigo, cidadão, foi ele um servo do Senhor, constante, inabalável.”

“Seu coração estava em harmonia com a vontade de Deus.”

Como seria o seu relacionamento com Deus se você soubesse que teria poucos dias de vida, ou que Jesus voltaria em 1 mês? Com certeza você seria mais fervoroso e dedicado ao Senhor. Faria uma reforma total, com arrependimento, confissão e mudança de hábitos, etc.

Mas, e se você soubesse que teria mais 50 anos de vida? Talvez muitas pessoas, nesse caso, deixariam uma verdadeira consagração para mais tarde.

“A fé de Enoque, porém, tornou-se mais forte, o seu amor mais ardente, com o perpassar dos séculos.”

Preocupado com a maldade dos ímpios em seus dias, “Enoque evitava a associação constante com os mesmos, e passava muito tempo na solidão, entregando-se à meditação e oração.” “Para ele a oração era como a respiração da alma; vivia na própria atmosfera do Céu.” “Em meio de uma vida de trabalhos ativos, Enoque perseverantemente manteve comunhão com Deus. Quanto maiores e mais insistentes eram os seus trabalhos, mais constantes e fervorosas eram as suas orações.”

Quando falamos de rosto que brilha, logo nos lembramos de Moisés, mas com Enoque não foi diferente. E mais impressionante, os dois estão no céu.

Como é importante a comunhão com Deus!

“Tendo desta maneira comunhão com Deus, Enoque vinha a refletir cada vez mais a imagem divina. Seu rosto estava radiante de uma santa luz, da própria luz que resplandece no semblante de Jesus. Saindo ele dessas comunhões divinas, mesmo os ímpios contemplavam com admiração a impressão celestial em seu rosto.”

“Os homens daquela geração zombaram da loucura daquele que não procurara juntar ouro ou prata, ou adquirir posses neste mundo. Mas o coração de Enoque estava nos tesouros eternos. Ele olhara para a cidade celestial. Vira o Rei em Sua glória no meio de Sião. Seu espírito, seu coração, sua conversação, eram sobre coisas celestiais.”

Nos últimos dias, “como Enoque, o povo de Deus procurará pureza de coração, e conformidade com Sua vontade, até que reflitam a semelhança de Cristo.”

“O caráter piedoso deste profeta representa o estado de santidade que deve ser alcançado por aqueles que hão de ser “comprados da Terra” (Apoc. 14:3),” na volta de Jesus.

Durante três séculos andara com Deus. Dia após dia, almejara uma união mais íntima; cada vez mais estreita se tornara a comunhão até que Deus o tomou para Si.

Em todos esses textos, vemos que a comunhão com Deus através da oração, era o estilo de

vida de Enoque. É esse importante fator de sucesso que queremos desenvolver ainda mais nessa semana.

3. LIGADOS À FONTE DE ENERGIA.

Para brilharmos por Jesus, precisamos estar ligados à fonte de energia. A oração é uma conexão direta com essa fonte. Quando falamos com nosso Salvador em nossas preces, estamos recarregando nossas baterias espirituais. Por isso precisamos “Orar sem cessar”.

Nessa semana vamos desenvolver 6 desafios que nos ajudarão a escrever uma história de

sucesso. Eles são:

1. Desenvolver a hora de orar.

2. Participar das Férias do Barulho (vamos explicar esse desafio na segunda feira à noite).

3. Ler um capítulo da Bíblia (pelo menos).

4. Não se levantar sem primeiro se ajoelhar.

5. Falar bem de tudo e de todos.

6. Refletir Jesus ao próximo.

Nossa ênfase hoje é começarmos a orar mais, muito mais. Sabemos que devemos orar mais.

Para lembrar de nossa necessidade de oração, cada um receberá um adesivo em papel, escrito:

É hora de orar. O Ministério Jovem da Igreja gostaria que você colasse esses adesivos em locais estratégicos do seu dia-a-dia. São seus lembretes do segredo do sucesso. Você pode colar no espelho, no computador, no celular, na porta, na agenda e assim por diante. Cada vez que você ler o aviso: “É hora de orar” dedique alguns segundos para conversar com Jesus. Diga para Ele algumas frases de agradecimento ou faça um pedido especial. Você pode estar andando, ou mesmo dentro do ônibus, e ao mesmo tempo conversando com Seu melhor amigo.

Esta deve ser uma de muitas maneiras para orarmos sem cessar, nessa semana.

CONCLUSÃO

Não podemos mais viver um só dia sem mantermos íntima comunhão com Deus. Enoque é uma verdadeira história de sucesso. Seu rosto literalmente brilhava por Jesus.

Enoque está no céu. Você deseja ir para lá também? Você quer ser um “astronauta” de Deus?

Quantos hoje querem fazer desses próximos dias, uma verdadeira semana de oração, com muita oração e comunhão com Deus?

Desejo que assim como aconteceu com Enoque, as pessoas contemplem com admiração o brilho celestial em seu rosto.

Jesus quer fazer o seu rosto brilhar essa semana.

Jovem, brilhe mesmo quando não houver sol!

Sermão preparado pelo Pr. Udolcy Zukowski

Diretor do Ministério Jovem

União Este Brasileira


Ações

Information

3 responses

18 06 2009
flavio laia

…ótimo!

29 06 2009
Elane Michelle

Nossa… é realmente um lindo sermão… que possamos cada dia sermos com Enoque e que possamos também alcançar essa graça tão maravilhosa que é ver a face do Cristo Vivo… Amém! Maranatha Jovens do Senhor!

BY ELLY

23 09 2009
Valéria Miranda

Que maravilha! os temas são divinos. Estes temas foram bem pensados e vão de encontra com a necessidade de nossos jovens.Almejamos que o ano que vem outros temas como estes possam ser explorados pelos diretores de jovens. Sociedade de Jovens Remanescente , Cordeiro de Farias

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: