SOJA 2009 – UM OLHO NA TESTA E QUATRO FILAS DE DENTES PRETOS

16 06 2009

Quinta – Semana de Oração Jovem

UM OLHO NA TESTA E QUATRO FILAS DE DENTES PRETOS

(Objetivo: Enfatizar o desafio número 5 – Falar bem de tudo e de todos. Levar as pessoas a compreenderem que devem ser justas e íntegras como Noé. Mostrar que as pessoas mais queridas são as otimistas, verdadeiras, entusiasmadas, são as que sempre vêem o lado positivo de qualquer situação.

Animar cada um a brilhar por Jesus agindo em vez de só reagir. Conquistar amigos e transforma-os em irmãos pela influência positiva.)

INTRODUÇÃO

O Duque de Sabóia, num dos poucos momentos em que não perseguia os valdenses, numa reunião com os líderes e representantes do povo valdense, perguntou-lhes se seria possível ver uma dúzia de suas crianças.

Os líderes valdenses ficaram surpresos, pensando o que o Duque desejava fazer com os seus filhos. Mas como estavam em tempos de paz, buscaram doze crianças com suas mães. Quando o Duque olhou atentamente aquelas crianças ficou muito surpreendido e perplexo.

Os valdenses então perguntaram-lhe o por quê de tanta surpresa, ao que ele respondeu:

– Essas crianças parecem ser inteiramente normais. Sabem o que me disseram?

– Não senhor. Não temos idéia, responderam.

– Os líderes religiosos de Roma me disseram que os filhinhos dos valdenses nasciam com um olho só no meio da testa e que também tinham 4 filas de dentes pretos. O Duque de Sabóia confirmou então que tinham mentido, ao falar mal daquelas lindas crianças.

Por causa disso, com uma promessa de paz feita pelo Duque, por 50 anos não foi feita nenhuma tentativa de destruir os valdenses.

1. UM PEQUENO LEME DESREGULADO

Uma mentira que se espalha nas conversas, uma maledicência, um mau juízo de alguém, são formas de multiplicar preconceitos.

Quantas amizades se romperam após uma informação “desinformada”.

Facilmente vemos nas rodinhas de bate-papo alguém falando mal de outra pessoa.

Às vezes, isso ocorre de maneira bem polida, dizendo em voz baixa só para alguns. Mas esses alguns acabam falando para outros “alguns” e, em pouco tempo, alguém ficará de coração partido, sentindo-se traído e exposto perante todos. Na maioria das vezes, são tremendas inverdades que, espalhadas por aí, não podem ser mais recolhidas.

A Bíblia fala que a língua está cheia de veneno mortal. Procure falar sempre bem, se não, é melhor calar!

Tiago 3:4-6 e 8-10. O verso termina dizendo: “meus irmãos, não pode ser assim!”

Provérbios 12:18 e 19. Precisamos cuidar com nossas palavras, elas revelam quem somos. Já ouviu alguém dizer: -“Falei, sem querer”, “eu não queria dizer isso”, “escapou”! Na verdade a língua fala do que está cheio o coração.

É possível ser justo e verdadeiro, mesmo neste mundo cheio de injustiça e mentira. Jesus é o seu Padrão de Justiça!

2. LÍRIO BRANCO NO MEIO DO LODO MAL CHEIROSO

Gênesis 6:9 “Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus.” Mesmo quando parece que todos agem de má fé, são falsos e hipócritas; podemos ser luz que brilha nas trevas.

“Por entre a corrupção prevalecente, Matusalém, Noé, e muitos outros, trabalhavam para conservar vivo o conhecimento do verdadeiro Deus, e conter a onda dos males morais.” Patriarcas e Profetas, 92.

Nóe era como um lírio branco no meio do lodo mal cheiroso. O ambiente ante-diluviano era mau e os pecados eram estilo de vida. Segundo o livro Patriarcas e Profetas eles “Procuravam tão somente satisfazer os desejos de seu orgulhoso coração, e folgavam em cenas de prazer e impiedade. … Negavam a existência de Deus. Adoravam a natureza em lugar de Deus. Eram idólatras. A impiedade era franca e ousada, a justiça pisada no pó. A poligamia era comum. O crime e a miséria aumentavam rapidamente.”

“Mas Noé permanecia semelhante a uma rocha em meio da tempestade. Rodeado pelo desdém e ridículo popular, distinguia-se por sua santa integridade e fidelidade inabalável. Um poder assistia a suas palavras; pois era a voz de Deus ao homem por meio de Seu servo.” Patriarcas e Profetas, 96.

Não tenha nem medo e nem vergonha de ser especial aos olhos de Jesus…

Da mesma forma vivemos hoje num mundo mau e depravado, mas podemos ser puros e justos como Nóe. Podemos ser íntegros e conhecidos como pessoas que são inabaláveis, que buscam a santidade. Floresça assim como o lírio no meio do lodo… brilhe mesmo quando não houver sol!

3. UM FREIO NA LÍNGUA

I Pedro 3:10 e 11. Manter-se incontaminado nos dias de hoje é desafiador. Às vezes nos acomodamos com o fato de que falar mal é menos pecado do que fazer o mal. Outras vezes achamos que, pelo fato de “todo mundo” estar fazendo tal coisa, não é errado fazer também.

Podemos saber de mentiras brancas, cinzas, ou azuis. Não importa a cor; sempre serão mentiras. Nossas palavras precisam ser verdadeiras e honestas. E sim, sim; não, não!

É interessante notar que os salvos descritos no Apocalipse 14:5, são os que em “sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus”. Fale bem não importa a quem.

Podemos conquistar muitas pessoas para Cristo pelo nosso falar e agir. Deveríamos ser conhecidos em todos os lugares como puros, confiáveis, otimistas, sorridentes, amáveis, bondosos, “fazedores do bem”. Nossas palavras deveriam animar, auxiliar, confortar a quem precisa. E você é do tipo que fala bem ou mal das pessoas?

Sejamos sempre positivos e entusiastas, com uma boa palavra em qualquer situação.

Provérbios 25:11. Que valor incalculável é a boa palavra dita no tempo certo. Se você tem esse defeito de falar mal, o Espírito Santo pode mudar você!

CONCLUSÃO

Falar bem de tudo e de todos, precisa ser um estilo de vida entre nós. Tratar bem, ser cortês no trânsito e no ônibus, cumprimentar os ricos e os pobres, ajudar os vizinhos… existem tantas maneiras de brilharmos por Jesus! Você já brilhou hoje?

“Se nos humilhássemos perante Deus, e fôssemos bondosos e corteses e compassivos e piedosos, haveria uma centena de conversões à verdade onde agora há apenas uma.” Testimonies, vol. 9, 189.

Vamos buscar ao Senhor para cumprirmos nossa missão aqui na terra, vamos ser verdadeiros e puros porque lá na cidade celestial “não entrará coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.” Apocalipse 21:27

Você quer ser como os filhos dos valdenses? Lindos, inteligentes, sábios e instruídos nas escrituras sagradas? Eu quero orar por todos os juvenis e crianças aqui presentes… venham! Oremos com poder e consagração!

Sermão preparado pelo Pr. Udolcy Zukowski

Diretor do Ministério Jovem

União Este Brasileira


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: