SOJA 2009 – DEIXOU TUDO

16 06 2009

Segunda – Semana de Oração Jovem

DEIXOU TUDO

(Objetivo: Lançar o segundo desafio das Férias do Barulho. Explicar que é uma decisão pessoal, e que cada família deve conversar entre si para fazerem as mudanças dentro de casa nessa semana. Férias do Barulho só duram uma semana, depois, cada um fará sua avaliação. Enfatizar que precisamos ter prioridades na vida. Deixar boas coisas para gastar tempo com a Bíblia, lição, oração, culto doméstico e brilhar por Jesus.)

INTRODUÇÃO

Esta Semana de Oração está sendo diferente em vários aspectos, mas o principal é que estamos sendo motivados a participar de 6 desafios. Vamos recordar quais são eles?

1 – Desenvolver a hora de orar;

2 – Participar das Férias do Barulho;

3 – Ler um capítulo da Bíblia (pelo menos);

4 – Não se levantar sem primeiro se ajoelhar;

5 – Falar bem de tudo e de todos;

6 – Refletir Jesus ao próximo.

Mas alguns aqui ainda não imaginam o que é esse “negócio” de férias do barulho! Para isso vamos ouvir agora com três ilustres jovens o que é esse desafio: (escolha jovens que falem bem)

JOGRAL: FÉRIAS DO BARULHO

(Texto em forma de jogral para ser lido na segunda à noite, no sermão da Semana de Oração JA)

Agora são exatamente ____ horas, ____ minutos e ____ segundos.

A Semana de Oração JA está trazendo muitas bênçãos para nós. Em todo o mundo os jovens e a igreja são convidados a participarem. Todos aqui precisamos de mais oração e consagração. Existem dificuldades e problemas que afligem alguns de nós. E no céu, existem bênçãos sobrando.

Narrador 1

Narrador 2

Narrador 3

Narrador 1

Narrador 3

Narrador 2

Narrador 1

TODOS

Narrador 3

Narrador 1

Narrador 2

Narrador 3

Narrador 2

Narrador 1

Narrador 2 e 3

Narrador 1

Narrador 2 e 3

Narrador 1

Narrador 2

Narrador 1

Narrador 2 e 3

Narrador 1

Narrador 2

Narrador 3

Narrador 2

Narrador 1

Narrador 3

Narrador 1

Narrador 2

Narrador 3

Narrador 1

Narrador 2

TODOS

Narrador 3

É só pedir. Pedir com fé. E segundo a vontade de Deus. É necessário ler a Bíblia mais do que nunca. É preciso também ter o hábito da oração. Mas eu não tenho tempo! Realmente, esse é meu problema também. Sabem do que vocês dois estão precisando? Não!!!

Vocês precisam participar das FÉRIAS DO BARULHO! O que é isso?

É um programa do Ministério Jovem para toda a Igreja. Já sei. É um plano de uma semana para buscar maior consagração. Nesse período deve haver mais, muito mais…

Mais o quê?

Mais oração.

Mais leitura da Bíblia.

Mais meditação e comunhão.

Mas, onde entram as FÉRIAS DO BARULHO?

Nesta semana temos um propósito de desligar-se dos ruídos e sons desta terra.

Como assim?

Vamos desligar o rádio, a televisão, o aparelho de som, a Internet, … No lugar de assistir o jornal ou outro programa, eu vou estudar minha Bíblia. Em vez de ler uma revista qualquer, vou estudar minha lição e me dedicar à oração.

Somente assistirei a programas e músicas da Igreja como: Rádio Novo Tempo FM, programa de TV Está Escrito, e músicas sacras. Você pode participar com a gente. Férias do Barulho é um desafio pessoal.

Por que é importante participarmos das férias do barulho? Você logo vai se dar conta de que temos nos apegado a muitas coisas e gasto tempo demais em futilidades.

1. DEIXAR

A primeira coisa a fazer na vida cristã é deixar. Há muitas coisas que precisamos deixar de lado. Não é possível experimentar de tudo, ver tudo, comer de tudo, ler tudo, participar de tudo e ainda assim brilhar por Jesus. Temos que deixar tudo aquilo que nos impede de seguirmos a Jesus.

Mateus trabalhava na alfândega. Ele não era pobre, nem um, pouco. Com certeza o salário dele era invejável. Mas de que valia toda aquela riqueza sem Deus?

Quando Jesus chamou a Levi Mateus, sua resposta foi impressionante.

É para saber o quanto estamos presos a programas de TV e músicas mundanas.

FÉRIAS DO BARULHO não é radicalismo nem fanatismo. FÉRIAS DO BARULHO é um desafio pessoal. Experimente com sua família.

Todos os jovens estão convocados para as FÉRIAS DO BARULHO. Você adulto, você ancião, você juvenil e criança, estão sendo convidados também. O poder do Espírito Santo virá, quando a igreja estiver unida em oração fervorosa. O poder do Espírito Santo virá, quando abandonarmos os prazeres deste mundo. O poder do Espírito Santo virá, quando buscarmos o perdão de nossos pecados, quando buscarmos a Jesus como nunca o fizemos antes. Comecemos agora a mudar nossas prioridades. Comecemos agora as FÉRIAS DO BARULHO. O poder do Espírito Santo virá! …Participe com a gente!!!

Narrador 2

Narrador 1

Narrador 3

Narrador 2

Narrador 1

Narrador 2

Narrador 3

Narrador 1

TODOS

TODOS

Narrador 1

TODOS

Narrador 2

TODOS

Narrador 3

Narrador 1

Narrador 2

Narrador 3

TODOS

Lucas 5:28 – “Deixando tudo, levantou-se e o seguiu”. Mateus significa “presente de Deus”. Agora, com a vida nas mãos de Jesus, ele iria brilhar, refletir o poder do céu, ser um presente de Deus às pessoas. Os discípulos também reagiram da mesma forma quando foram chamados por Jesus.

Marcos 1:18; Lucas 5:11. Eles não estavam fazendo algo errado. Eles estavam pescando. Inclusive esse era o trabalho deles. Mas quando Jesus chama, precisamos escolher deixar algumas coisas e ficar com outras melhores. Temos que trocar o bom pelo ótimo, deixar de lado o que é razoável para agarrar-se ao que é totalmente imprescindível na vida com Deus.

O desafio das Férias do Barulho é justamente durante essa semana parar um pouco e avaliar como gastamos nosso tempo.

2. SEGUIR

Algumas pessoas até se conscientizam para deixar algumas práticas, passatempos e outras atividades não tão saudáveis. Mas não ocupam o tempo em melhores coisas. Os discípulos deixaram e seguiram. Seguir a Jesus, requer dedicação total, coração completo nas mãos dEle.

A Bíblia menciona um escriba que queria seguir o Mestre. Mateus 8:19 ou Lucas 9:57. Tem gente que até acha que deveria ganhar algum brinde por seguir a Jesus. Veja o caso de Pedro em Mateus 19:27 – “Deixamos tudo e te seguimos; o que receberemos?” Parece que Pedro estava muito interessado no “lucro” de seguir a Jesus. Será que ganharemos alguma vantagem? Vejamos o texto de Marcos 10:29 e 30. Aqui Jesus deixou bem claro que o melhor investimento que alguém pode fazer é amá-Lo e segui-Lo. Seus seguidores ganharão 100 vezes mais, de “brinde” sofrerão perseguições, mas no futuro receberão a vida eterna.

3. ATÉ A MORTE

Mateus 10:37 a 39. O amor a Jesus deve ser tão prioritário, tão importante, até mais do que a própria vida.

Quando os pastores valdenses precisaram enviar um missionário para a Calábria, resolveram convidar Jean Pascale. Ele prontamente aceitou o desafio, mesmo sabendo dos perigos. Então sua noiva Camila Geurina, ao saber de sua decisão e que, consequentemente ela não poderia ir, perguntou-lhe: – Por que deve ser você o escolhido para ir?

Pascale respondeu com tristeza: – É meu país, eu sei a língua e aquele é o meu povo. Finalmente chegou o dia da partida e eles foram caminhando lado a lado pela estrada até que ela despedindo-se, o abraçou e exclamou dolorosamente: -Ai! Tão perto de Roma e tão longe de mim!

Cheia de pesar, ela regressou, para nunca mais o ver.

O jovem Jean, assim que chegou a Calábria, começou a pregar com ousadia a Palavra de Deus.

Ele sabia que tinha pouco tempo, até que finalmente foi preso e amarrado com cordas cruéis tão apertadas, que lhe cortavam a carne dos braço e das pernas. Foi lançado numa prisão escura e imunda.

Enquanto estava na prisão, um de seus irmãos que não seguia a Bíblia, foi visitá-lo e apelou para que se retratasse e entrasse para a Igreja romana. Ofereceu metade de sua fortuna se ele renunciasse a sua fé. Mas foi tudo em vão. Jean Pascale estava preparado para, se preciso fosse, morrer por sua fé.

Da prisão ele escreveu a sua noiva, indicando que provavelmente não se encontrariam mais na terra, mas que ela continuasse fi el ao evangelho e assim no futuro se encontrariam no céu. Logo depois foi enviado a uma prisão em Roma, pior ainda do que aquela que estivera em Nápoles.

Quase todos os valdenses que moravam na Calábria foram presos e mortos. Morreram homens, mulheres e crianças. Em Roma, Jean foi levado ao pátio do castelo de Santo Ângelo. Uma multidão se reuniu para assistir a uma importante reunião. De um lado o Papa Pio IV e grande número de cardeais, bispos e padres, ao centro um tablado com um poste de ferro e um monte de lenha.

De todos os lados ouviam-se os gritos: Herege! Herege! Subindo à plataforma Jean ergueu suas mãos amarradas e a multidão ficou em silêncio.

-Boa gente, disse o prisioneiro Jean, vim aqui morrer ,hoje, por seguir a Jesus Cristo. De boa vontade dou minha vida por Ele, que deu a Sua vida por mim.

Então encarou de frente todos aqueles líderes religiosos acusando-os de serem assassinos do povo de Deus, inimigos do evangelho de Cristo e que todos eles um dia compareceriam diante do tribunal de Deus.

Por falar essas coisas, foi logo preso ao poste e queimado diante da multidão. Suas cinzas foram lançadas no rio Tibre, que a levou ao Mar Mediterrâneo. (Extraído e adaptado de “Heróis de todas as épocas”, 54 a 58).

CONCLUSÃO

O verso predileto dos valdenses era Apocalipse 2:10. Esse verso se cumpriu também na vida de Jean Pascale, que deixou tudo. Deixou o conforto de sua casa, deixou mesmo os seus planos de casamento, deixou seus bens e sua família. Foi fiel até a morte. Brilhou em vida e brilhou na fogueira. Com certeza receberá a vida eterna.

É agora o momento para você deixar tudo e seguir a Jesus. Decida-se agora por Ele. Abandone tudo aquilo que o está impedindo de ser totalmente dEle. Venha para os braços amoráveis de Jesus e brilhe por Ele agora. Convide outros jovens a seguirem a Jesus, assim como Jean Pascale… Você quer ser um Jean Pascale moderno? Então, testemunhe de Cristo, ainda que isso lhe custe a própria vida! Oremos com fervor… Preguemos com fervor… Testemunhemos com fervor.

Sermão preparado pelo Pr. Udolcy Zukowski

Diretor do Ministério Jovem

União Este Brasileira


Ações

Information

2 responses

25 11 2009
vanessa sant'anna

voces poderiam ao menos ter posto as falas dos narradores!
e colocar como materias dinamocos de uso rapido para programas
os jograis!!!!
e quem sabe colocar de forma mais objetiva!
tchau

25 11 2009
Paulo Geovane Costa Rodrigues

recomendo usar o material para impressao, está com as falas que vc procura.
https://cdja.wordpress.com/2009/06/16/soja-2009-materiais/
nosso objetivo levar materiais, ser um apoio, ao ministério Jovem, esta não e nossa obrigação, o trabalho é voluntário, não cobre de nós, materiais totalmente prontos a usar. Atras de cada material aqui colocado existe o trabalho de alguém que se dispoes a escrever e criar algo. Tente usar sua criatividade para criar materiais, novos, e ajude também outos diretoes, jovens, que assim como você procura tudo pontinho para usao, sem precisar esforço algum.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: