SOJA 2009 – A VIDA QUE VOCÊ SEMPRE SONHOU

16 06 2009

Terça – Semana de Oração Jovem

A VIDA QUE VOCÊ SEMPRE SONHOU

(Objetivo: Enfatizar o desafio número 3. Motivar cada um a ler um capítulo a mais, da Bíblia, do que lê regularmente. Mostrar a importância de praticarmos a Palavra de Deus e nos beneficiarmos do Espírito de Profecia. Há muita gente que não é cristã mas praticam o que sabem cuidando de seu corpo. Nós, como Timóteo, devemos honrar a Deus, apegar-se à Sua vontade, sendo obedientes e vivendo vida plena.)

INTRODUÇÃO

A vida está por toda a parte no nosso planeta. Há vida nas profundezas dos mares e nos mais altos picos. Existe vida nos pólos, e até dentro de algumas rochas. Deus fez essa terra que era ‘sem forma e vazia’ e preencheu-a com vida das mais diferentes formas e tamanhos.

Gostamos de viver. Apesar de algumas pessoas tirarem sua própria vida, a grande maioria dos humanos quer viver e não morrer. Mas existem muitos tipos de vida. Como as pessoas vivem hoje?

1. COMO VIVER MORRENDO

Deus tinha um plano perfeito para a vida do homem e da mulher. Eles viveriam num jardim. Que idéia maravilhosa. Mas as pessoas hoje não vivem, apenas rastejam. Ficam grande parte do tempo trancados entre paredes, com luz artificial, ar artificial, som ensurdecedor, trabalho em excesso, stress. E no trânsito o que se vê são motoristas irados, sem responsabilidade, fazendo dos carros armas mortíferas. Nos relacionamentos há uma mistura de raiva, ódio, falta de perdão. Levam uma vida fumando, ingerindo bebidas alcoólicas, desenvolvendo vícios.

A alimentação de hoje se tornou industrializada, enlatada, com tantos componentes artificiais que mais parece uma fórmula química venenosa do que nutritiva, pois as pessoas comem errado e desequilibradamente. Comem exageradamente hoje e amanhã não comem nada. Ficam à noite acordados e sonolentos de dia. Vivem para satisfazer seus desejos egoístas, vivem para os prazeres proibidos. Vivem no pecado.

II Timóteo 3:1-5. Esta é uma descrição atualizada da situação no século 21, mas foi escrita há quase 2 mil anos. As pessoas vivem morrendo. Vivem nos prazeres do pecado. Gálatas 5:19-21 menciona alguns dos pecados que deixarão as pessoas de fora do céu.

Parece que a humanidade se acostumou a viver com todos esses maus hábitos, vícios, intemperança e não sabem que é possível viver vida melhor. João 10:10 nos mostra que Jesus deseja uma vida diferente. Vida em abundância para todos nós.

2. COMO VIVER 100 ANOS

Apesar de muitas pessoas arrastarem-se pela vida, há um grande interesse em assuntos de saúde nos últimos anos. Muitas pesquisas tem sido feitas e isso já de muito tempo, para descobrir a fonte da juventude. Que alimentos, que coisas poderiam ajudar as pessoas a viverem mais. Não é preciso gastar tempo para destacar que tudo o que é descoberto na área de longevidade, tem a atenção imediata da maioria da população.

Vários jornais pelo mundo tem veiculado notícias das últimas descobertas científicas. Vamos mencionar uma delas que saiu no jornal US News and World Report em 20/02/2009.

http://www.usnews.com/mobile/articles_mobile/10-health-habits-that-will-help-you-live-to-100/index.html

10 HÁBITOS QUE O AJUDARÃO A VIVER ATÉ AOS 100 ANOS

1. Não se aposente. “Evidências provam que nas sociedades onde as pessoas param repentinamente de trabalhar, há uma explosão da incidência de obesidade e doenças crônicas depois da aposentadoria,” disse Luigi Ferrucci, diretor do Estudo Longitudinal Baltimore sobre Envelhecimento. A região de Chianti na Itália, com alta porcentagem de centenários, tem uma visão diferente do tempo de folga. Depois que se afastam de seus empregos, eles gastam a maior parte do dia trabalhando em seus sítios, cultivando uvas e vegetais. Eles nunca são realmente inativos. Cultivar não é para você? Seja voluntário em creches, escolas, asilos, ou junte-se a um grupo de voluntários e participe de projetos comunitários.

2. Use fio dental diariamente. Isso pode ajudar a manter suas artérias saudáveis. Um estudo da Universidade de Nova Iorque em 2008 mostrou que usar o fi o dental diariamente reduziu na saliva a quantidade de bactérias causadoras de doenças. Essas bactérias entram na corrente sanguínea e começam uma inflamação nas artérias, maior fator de risco para doenças do coração. Outra pesquisa mostrou que, os que tem altas quantidades de bactérias em sua boca, tem mais probabilidade de entupir suas artérias, outro sinal de doenças cardíacas. “Eu realmente penso que as pessoas deveriam usar o fio dental duas vezes ao dia para conseguir os benefícios de maior expectativa de vida,” enfatiza Perls.

3. Mexa-se. “O exercício é a única fonte real da juventude que existe,” afirma Jay Olshansky, um professor de Medicina e pesquisador do envelhecimento na Universidade de Illinois-Chicago. “É como o óleo para o seu carro. Você não tem que usá-lo, mas seu carro definitivamente correrá melhor.”

Grande quantidade de pesquisas tem documentado os benefícios do exercício para melhorar seu humor, acuidade mental, equilíbrio, massa muscular, e os ossos. “E os benefícios começam imediatamente após seu primeiro dia de atividade física,” acrescenta Olshansky. Não se preocupe se você não for um ‘rato’ de Academia. Aqueles que recebem os maiores benefícios são os que saem do comodismo e simplesmente caminham na vizinhança ou pela quadra, 30 minutos por dia.

4. Coma cereais ricos em fibra no desjejum. Servir-se de grãos integrais, especialmente pela manhã, parece ajudar os de mais idade a manter estáveis os níveis de açúcar no sangue por todo o dia, conforme um recente estudo dirigido por Ferrucci. Diz ele que “aqueles que fazem isso tem uma baixa incidência de diabetes, um conhecido acelerador da velhice”.

5. Feche os olhos durante 6 horas pelo menos. Em vez de dormir menos para ganhar mais horas de atividades por dia, durma mais para acrescentar anos à sua vida. “Dormir é uma das mais importantes funções que seu corpo usa para regular e curar as células,” afirma Ferrucci. “O mínimo de sono que os mais velhos necessitam para conseguir as fases REM curativas é aproximadamente de 6 horas.” Os mais jovens 7 a 8 horas de sono. Aqueles que alcançam a marca de um século de vida colocam o sono como prioridade máxima.

6. Consuma alimentos integrais, não suplementos. Fortes evidências sugerem que as pessoas com altos níveis no sangue de certos nutrientes – selênio, beta-caroteno, vitaminas C e E – vivem mais e melhor e tem baixo índice de declínio cognitivo. Infelizmente não há evidência que tomar comprimidos com esses nutrientes provê os mesmos benefícios anti-idade. “Há mais de 200 carotenóides, e 200 flavonóides diferentes num único tomate,” destaca Ferrucci, “e essas substâncias químicas tem interações complexas que nutrem a saúde; além do Licopeno e a vitamina C”. Evite alimentos brancos pobres em nutrientes (pães, farinha, arroz branco e açúcar) e aproveite-se de todas as frutas coloridas, vegetais, cereais e pães integrais, com todo seu “exército” de nutrientes escondidos neles.

7. Seja menos neurótico. “Temos um novo estudo que mostra que os centenários tendem a não internalizar coisas ou enfatizar seus problemas,” diz Perls. “Eles são fortes e flexíveis ao lidar com as adversidades.” Se essa característica inata é difícil de conquistar, encontre outros meios de lidar com o stress. Experimente essas dicas: faça exercícios, meditação, ou apenas respire fundo por alguns momentos. Roer as unhas, mascar chicletes em frente à TV, cair na bebida? Isso tudo é péssimo para a sua saúde.

8. Viva como um Adventista do Sétimo Dia. Os americanos que definem a si mesmos como Adventistas do Sétimo Dia tem uma expectativa média de vida de 89 anos – uma década a mais do que a média nos Estados Unidos. Uma das doutrinas básicas dos Adventistas é que, é importante cuidar do nosso corpo porque pertence a Deus. Isso quer dizer não fumar, não usar bebidas

alcoólicas, e não abusar dos doces. Os Adventistas típicos seguem uma dieta vegetariana baseada em frutas, legumes, feijões e nozes. Também praticar bastante exercício. Eles também valorizam muito a família e a comunidade.

9. Seja uma criatura de hábitos. Centenários tendem a viver em rotinas rígidas, diz Olshansky, comendo o mesmo tipo de dieta e fazendo as mesmas atividades por toda a vida. Dormir e despertar, nos mesmos horários cada dia é outro bom hábito que mantém seu corpo em constante equilíbrio, mas que pode ser facilmente rompido com o passar dos anos. “Sua fisiologia fica mais frágil quando envelhece,” explica Ferrucci, “e fica mais difícil seu corpo recuperar-se se você perder algumas horas de sono numa noite ou beber muito álcool. Isso pode debilitar suas defesas imunológicas deixando-o mais susceptível a gripe e infecções bacterianas.

10. Fique conectado. Manter contatos sociais regulares com amigos e familiares é a chave para evitar a depressão. Isto pode levar a morte prematura, fato que é mais comum entre viúvos e viúvas. Alguns psicólogos acreditam que um dos maiores benefícios que os de idade avançada obtêm do exercício são as fortes interações sociais desenvolvidas ao caminhar com um amigo ou participar de exercícios em grupo. Tendo uma conexão diária com um amigo íntimo ou um membro da família, há um benefício adicional, com alguém em quem se apoiar.

(Tradução sumarizada por Udolcy Zukowski)  http://www.usnews.com/mobile/articles_mobile/10-health-habitsthat-will-help-you-live-to-100/index.html

Muitas pessoas hoje estão buscando colocar em prática as dicas que lemos, mas Ellen White já escrevia sobre a maioria dessas dicas há 100 anos atrás. Por que ainda há tantos que não praticam a temperança? Deveríamos gastar mais tempo com a Bíblia e o Espírito de Profecia para sabermos como viver mais e viver melhor.

3. COMO VIVER PARA SEMPRE

O apóstolo Paulo tinha um jovem ajudante que sabia muito sobre a Bíblia. Lemos em II Timóteo 3:15 que ele desde criança conhecia as Sagradas Escrituras.

Quando estudamos a Palavra de Deus e colocamos em prática, vivemos mais e melhor. Ela nos orienta como diz II Timóteo 3:16-17. O nome Timóteo significa “que honra a Deus”. Assim devemos ser também: pessoas que honrem a Deus com o seu corpo, com sua mente e coração.

Como podemos honrar a Deus? Ao estudarmos Sua Palavra todos os dias, seremos iluminados e impulsionados a modificar hábitos e pensamentos. Ao lermos nessa semana mais a Bíblia do que outros livros, estamos desenvolvendo maior amor pela instrução divina para nós.

Os valdenses tinham um segredo para a vida abundante. Numa época em que a Bíblia era proibida para o povo, eles tinham a Palavra de Deus em sua própria língua e faziam cópias manuscritas que distribuíam para os outros. Como eles temiam que a preciosa Bíblia fosse tirada deles algum dia, decoravam grandes quantidades de textos. As próprias crianças eram capazes de repetir de cor livros inteiros da Bíblia. Por causa desse apego à Palavra de Deus, eles procuravam ser puros, bondosos e amigáveis com todos. Viver uma vida simples com o amor de Deus no coração e partilhar com os outros essas bênçãos. (Extraído de “Heróis de todas as Épocas”, 8). É só participar do Bom de Bíblia… aliás, você é bom de bíblia?

Para manter a doutrina pura e para difundir a Palavra de Deus, os valdenses fundaram uma escola bíblica em Pra Del Torno no alto das montanhas, em região de difícil acesso. Por isso foi chamada por alguns de a “Universidade das Cabras”. Ali os jovens eram instruídos durante os 4 meses do inverno. A Bíblia era o único livro de estudo. Aprendiam de memória os evangelhos de Mateus e João e muitas epístolas. Se ocupavam em copiar partes da Bíblia. Alguns manuscritos continham a Bíblia inteira. Depois de um período de 4 anos, os jovens saíam pela Europa para pregar sem medo de perseguição ou de perder a vida. (Extraído da “Historia de los Valdenses de Piemonte”, 45 e 46). Como vai a sua vida devocional?

A Bíblia contem os segredos para quem quiser viver para sempre. Precisamos estudar esses segredos todos os dias. João 8:51 “se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte.”

CONCLUSÃO

A vida que você sempre sonhou pode começar hoje, se colocar em prática a vontade de Deus.

A vontade de Deus sempre será melhor para você. Suas vontades e desejos quase sempre o traem, porque acabam por destruir sua saúde e sua paz. É preciso entesourar o que Deus disse no coração.

Todos nós precisamos ler mais do Espírito de Profecia e saber como viver nestes dias finais, os últimos momentos da história terrestre.

Queremos viver para sempre. Sabemos onde estão as instruções para viver vida abundante.

Acredito que todos nós precisamos mudar hábitos, pedir a Deus forças para transformar nossas vontades e desejos. Precisamos “buscar ao Senhor enquanto se pode achar” implorando o perdão e forças para vencer as tentações.

Quantos hoje desejam buscar a vontade de Deus na Sua Palavra todos os dias? Você quer ser um valdense moderno?

Vamos confiar e obedecer à vontade divina porque, conforme lemos há pouco em S. João: “se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte.”

Sermão preparado pelo Pr. Udolcy Zukowski

Diretor do Ministério Jovem

União Este Brasileira


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: