Programações Sociais

31 03 2009

Um vigoroso programa social, conduzido pela igreja sob a forma adequada, eliminará muitas tentações com as quais se defrontam nossos jovens, e ajudará a mantê-los em contato íntimo com a igreja.

A interação de uns com os outros através de contatos sociais é vital para o desenvolvimento, e a liderança JÁ deveria preocupar com uma boa agenda social para os seus membros.

1. Planejamento

As atividades sociais devem ser planejadas para um período mínimo de seis meses.

O líder da comissão social deve convocar uma reunião com os seus membros para planejar as atividades sociais com bastante antecedência. Deve apresentar idéias e sugestões na primeira reunião, quando será decidido o tipo de reunião social, o tema, e a distribuição de funções.

Um grupo poderá ficar encarregado de planejar jogos e programa, outro pode se encarregar da decoração, e outro de convites e propaganda.

Antes da realização de qualquer programa, as equipes devem se reunir para checar os trabalhos, vê se tudo está de acordo com o tema proposto, se a propaganda está acontecendo, etc.

Procure selecionar atividades que permitam a participação da maioria, e possam ser desenvolvidas em grupo, não em duplas ou pares.

2. Propaganda

A boa propaganda não apenas avisa, mais cria uma atmosfera de expectativa em torno do evento. Várias Técnicas podem ser utilizadas, como anúncios no boletim da igreja, anúncios orais na hora apropriada no sábado pela manhã na igreja, cartazes, convites escritos e contatos telefônicos.

O primeiro anúncio deve ser feito com bastante antecedência, para que as pessoas arranjem sua agenda pessoal.

3. Para quem?

Isso dependerá da situação local e do tipo d e reunião planejada. Numa igreja grande, é bom manter atividades sociais específicas segundo a faixa etária dos grupos. Em outras ocasiões, a reunião social poderá ser realizada como uma atividade familiar, incluindo todos os grupos da igreja.

Os não-adventistas devem ser sempre convidados, mas é bom lembrar que essa não é uma reunião para pregação, e sim para contato amigável.

(Ver mensagens aos Jovens, págs. 363 e 387.)

4. Quando?

Os líderes perceberão a necessidade e determinarão a periodicidade. Algumas igrejas gostam de realizar uma reunião social a cada sábado à noite, mas isso não é possível para todos. Algumas igrejas têm negligenciado demais essa iniciativa e nada estão fazendo.

5. Onde?

O local dependerá inteiramente das condições locais e do tipo de atividade que se planejou. Reuniões ao ar livre são interessantes. Poderá ser, também, num pátio da casa de uma membro. Ou num parque. Se forem num ambiente fechado poderão ser feitas no são social da igreja, num ginásio coberto, salões de recreação, etc.

6. Aspectos Financeiros

Geralmente uma parte das receitas da Sociedade JA é dedicada para esse fim. Se quiser poupar essa verba, poderá ser arrecadada uma oferta especial durante a programação, mas sem que as pessoas saibam disso antes da reunião.

7. Como?

Como realizar encontros sociais que atraiam os jovens, sem discordar dos elevados princípios morais? Tal questão deve ser resolvida com o estudo e oração, sem olvidar a visão do problema sob o prisma da juventude. De modo algum é preciso compreender o principio na busca de entretenimento, mas também não é necessário manter uma postura desajeitada, tentando a aparência de santarrões. As reuniões sociais devem ser cheias de entusiasmo.

8. Quem Deve Dirigir?

Normalmente o planejamento e direção cabem ao diretor de atividades sociais JA, sob a orientação da Comissão JA. Será sábio que essa pessoa tenha um talento especial para o relacionamento social e que saiba combinar bem as coisas. O presidente da Comissão deve dedicar estudo especial ás necessidades recreativas dos jovens da igreja.

9. Trabalho das Comissões

Além das comissões citadas acima, de planejamento, de programação, de propaganda, etc., outras comissões devem preocupar com o local (comissão de ornamentação), com a recepção (comissão de recepção), sem esquecer dos “Comes e bebes” (comissão de alimentação).

DICAS PARA UMA BOA DIREÇÃO DE PROGRAMAÇÕES SOCIAIS

a) Estabeleça um tema

Leve em conta a estação do ano, e os objetivos da reunião social. O tema dará o ritmo para os convites, anúncio, publicidade, materiais, equipamentos, decoração e aspectos relacionados com a parte devocional.

b) Seja específico nos planos

Cada membro da equipe deve conhecer claramente sua responsabilidade.

c) Um só dirigente

Somente um deve ser o dirigente da reunião, os demais membros são seus auxiliares.

d) Tudo pronto e a tempo

Nunca deixe de começar no horário. Essa é a melhor propaganda para reuniões futuras. O dirigente e sua equipe devem chegar, pelo menos trinta minutos antes, para os últimos arranjos e momentos de oração. Pode haver uma atividade introdutória para os que chegam antes do horário previsto. Deve-se também, checar as atividades de recepção. Durante a programação, cuidar para que não haja partes muitos longas, e a passagem de uma brincadeira ou de uma parte para outra aconteça de forma natural.

Se forem servidos alimento, não realizar atividades intensas depois. Sempre finalizar o encontro com uma breve programa de encerramento, com a formação de uma circulo para cantar e orar.

e) Registro social

Pode-se preparar um atraente livro de registro, para assegurar nomes e endereços, op que servirá de “fator de alcance” da programação social em relação ao próprio grupo de jovens da igreja, ou mesmo para o seguimento de novos membros. Nesse registro pode-se relatar, também, algo sobre o tipo de reunião, da decoração, número de presentes e alguma outra informação que possa ajudar futuramente. Mencionar os convidados.

f) Após a reunião

Após uma reunião social, o local deve sempre ficar mais limpo do que o encontraram. Tudo o que foi emprestado deve ser devolvido. Conserve as decorações e arranjos que possam ser reutilizados futuramente. A comissão deve fazer uma reunião de avaliação para ver se tudo transcorreu bem ou se poderia ter sido melhor.

Obs.: Procure no Departamento JA de seu campo local e em bibliotecas e livrarias, material sobre jogos e atividades sociais. Não se esqueça, o melhor tipo de recreação é aquela que se demonstra útil para os outros.


Ações

Information

One response

26 07 2009
maildes estevão

o que vcs me dizem sobre a dança da conga, estica encolhe, e outras brincadeiraas de social? estao de acordo com o plano de Deus para a ocasiao?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: