Masturbação, Certo ou Errado?

23 01 2009

maoPara entender o que envolve a masturbação, antes de mais nada, é preciso lembrar que o mesmo Deus que criou o homem e a mulher também inventou o sexo. Foi Ele quem disse aos homens e mulheres para deixarem suas famílias, se unirem a seus cônjuges e se tornarem uma só carne. Em outras palavras, homens e mulheres devem se casar e então se unir sexualmente. Um relacionamento conjugal, que inclui sexo, não é apenas uma união física entre duas pessoas, mas é também uma combinação de pensamentos, emoções e vidas. Tudo isso está envolvido no tornar-se “uma só carne”. Esse é o ideal de Deus para o sexo. E isso é que traz o maior prazer.

Mas, quando se fala em masturbação, a questão em jogo, na maioria das vezes, não é a sexual. Simplesmente o sintoma assumiu esta forma. Normalmente, no íntimo, há um sentimento de insatisfação consigo mesmo e com a própria vida.

A masturbação é um sinônimo de outros problemas – solidão, falta de aceitação própria, imaturidade, falta de disciplina pessoal, etc.

Porque a Masturbação Está Fora dos Planos de Deus?

Existem, pelo menos, três motivos:

1º Porque o prazer do sexo foi dado para uma relação de compromisso entre duas pessoas – marido e mulher, e não para um habito solitário;
2º Porque vicia. Todo o vicio e uma forma de domínio do livre arbítrio dado por Deus;
3º Porque provoca o adultério em pensamento. Para que haja o prazer solitário e necessário criar a imagem mental de uma outra pessoa desejada;

Ela Traz Alguns Perigos

Veja alguns deles:

  • Alimenta e aumenta descontroladamente o desejo sexual;
  • Leva você a viver um mundo de fantasia;
  • Pode enfraquecer a voz da consciência;
  • Torna você egoísta;
  • Leva você a tratar as pessoas como objeto;
  • Faz você ter dificuldade para lidar com a tensão sexual e com os outras tensões da vida;
  • Faz você se inibir em decorrência da culpa e vergonha;
  • Prejudica o relacionamento com o seu futuro cônjuge;
  • Pode dominar sua vida.

O Começo de Tudo

Como você já viu, a masturbação é basicamente a válvula de escape de alguns problemas pessoais. O mais serio é que, ao invés de resolve-los ela simplesmente os aumenta e enfraquece a pessoa na luta contra eles. Ela se torna uma forma de fugir destes problemas.

Tudo começa com alguns passos que levam a pessoa ao pecado da imoralidade:

1. O desejo de conhecer tudo sobre o sexo oposto;

2. Apreciação de filmes e literatura que sejam sexualmente provocantes, mesmo sabendo que não são saudáveis a vida espiritual e emocional;

3. O material sexualmente provocante leva a pessoa a envolver-se em fantasias eróticas;

4. A pessoa começa a procurar outros para conversar sobre suas fantasias e perguntar sobre suas aventuras sexuais;

5. A masturbação surge como a forma de materializar todas as fantasias imaginadas;

6. A esta altura surge o sentimento de culpa. A pessoa sabe que seu procedimento e pensamentos a estão levando para o caminho errado. Ela começa a reagir, então, de varias formas;

7. Vem a depressão e a pessoa fica chateada consigo mesma pela falta de autocontrole;

8. A pessoa pede perdão a Deus, mas fica em duvida sobre o atendimento. Muitas vezes mesmo sentindo o perdão dEle, ainda sente dificuldade em se perdoar;

9. Ela volta a cair em pecado por não buscar a ajuda de Cristo. Se ela decidir ler a Bíblia e orar, provavelmente vai encontrar o caminho para vencer a tentação. Porem, se ela apreciar o pecado, o problema se torna mais grave;

10. Para lidar com a culpa ela passa a racionalizar, dizendo para si mesma que seu procedimento não e tão mau assim. Nesse momento a pessoa corre o risco de redefinir seus padrões morais, o que e perigoso;

Como Mudar
Esse é o ponto mais importante – existe solução, e ela está ao alcance. O poder Divino como ponto de partida, unido às decisões e atitudes humanas, podem escrever uma nova história.
Alguns conselhos:

Peça Ajuda a Deus
Deus não deixa ninguém sozinho. O Seu amor e Sua força estão sempre ao alcance, não importa qual seja a luta. Jesus não condena. Ele perdoa e ajuda,
quando o desejo honesto é vencer.

Abra o Coração Para Alguém em quem Você Possa Confiar
Pergunte a Deus quem pode ser essa pessoa. Deve ser cristã, mais madura que você e de confiança total.

Fortaleça sua Autodisciplina
Renunciar a alguma coisa pode ser difícil, quando você sente que vai ficar sem aquilo que lhe traz prazer. Mas será que é possível renunciar a alguma coisa privando-se dela? No momento em que você disser a si mesmo: Posso renunciar, você vai descobrir uma nova alegria interior e um forte senso de liberdade.

Preocupe-se com os Outros
Uma vez que as pessoas, freqüentemente se masturbam devido à solidão, uma boa forma de abandoná-la é envolver-se com outras pessoas.

Separe-se de coisas que possam alimentar uma vida de fantasia
Fique alerta quando você estiver sozinho, especialmente em lugares onde é fácil ser tentado: no banheiro, no chuveiro ou mesmo na cama, antes de dormir ou quando acordar. Afaste-se também das conversas “privadas” ou “maliciosas” sobre sexo com outras pessoas.

Gaste suas Energias
Envolva-se com atividades criativas e alegres com outras pessoas. Saia com os amigos, leia um livro, pratique esportes, faça exercícios, enfim, descubra mecanismos de escape e hobbies que você aprecie. Procure se manter ocupado em atividades sociais. Isso esmaga a tentação.

Acredite nos Planos e Recompensas de Deus para Você
Deus nunca devolve troco a menos para ninguém. A menos que você confie nas Suas promessas como melhores do que qualquer outra coisa que você passa conquistar, você vai estar recebendo alimento de Segunda qualidade e se perguntando porque ainda se sente renegado. “Desejei todas as coisas que pudesse desfrutar na vida; mas Deus me deu vida para que pudesse desfrutar todas as coisas.”

Quando Tentado

Ligue-se em Jesus.
A oração é a melhor defesa para a tentação, já que ela nos lembra que nosso poderoso Amigo é capaz e está disposto a nos ajudar.

Lembre-se, Ele tem o melhor para você.
Não diminua seu auto-respeito nem apague as descobertas sexuais felizes que você poderá partilhar com seu futuro cônjuge.

Saiba que você não deve fazer isso.
Você pode viver com a tensão, e resistir a ela.

Lute por ter as mãos limpas.
Lembre-se: “… e o puro de mãos cresce mais e mais em forças” (Jó 17:9)

Se Você Fracassar
Lembre-se…

Um fracasso não significa que não houve progresso.
Quanto menos medo você tiver de cair, menor será a probabilidade de que isso aconteça. Sua meta deve ser: “hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje”. Se cair, levante-se pelo poder e perdão de Deus, e continue de onde você já estava. Lembre-se de que você já venceu uma parte da luta.

Você é perdoado, e pode ser puro.
“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e purificar de toda a injustiça.” (I João 1:9)

O tempo com Jesus nos liberta. “Quanto mais de Cristo, menos do pecado.”
Apegue-se à oração, busque orientação especial nas palavras da Bíblia, e Deus mudará os desejos do seu coração.

Autor: Erton Köhler

Ações

Information

11 responses

24 01 2009
SIDNEY

Gostei muito dessa explicação! Eu tenho 16 anos e sei como é difícil resistir as tentações. Pois são muitas! Quando saio na rua, é difícil encontrar uma mulher que não esteja vestindo trajes desejosos. Quando não conhecia a Igreja a 2 anos pra mim isso era normal, até os médicos dizem que é uma faze comum da puberdade. Ter essa idéia por mais de 3 anos e fazer pensando ser uma coisa normal, quando chega o momento em que sei que é errado e preciso parar, é muito difícil conseguir parar. à muitas imagens na cabeça que qualquer hora podem voltar a mente e não ha lugar nem hora pra isso acontecer. Essas imagens são muito difíceis de apagar da mente, ainda hoje tenho e me aparece vez ou outra uma imagem. Amigas que nao sao da igreja parecem que propositalmente dão “brechas” pra mim. É difícil controlar isso!
Mas graças a Deus estou conseguindo. Teria conseguido antes, se não tivesse ficado um tempo longe da IGREJA. Mas o importante é: Não pensar, que voce não consegue! isso derruba qualquer um!

19 09 2009
Cris Alves

Maravilhosa matéria, já passei por isso, e descrição feita acima, parece ate que o Pr. esta narrando a minha vida; é a busca por algo inesistente e qd vc percebe o que fez, pede perdão a Deus mas pensa que ele não te perdoou; Graças a Deus superei isso, e qd vem a tentação, o desejo me apego em Deus em oração, estudo a biblia, os livros de espirito de profecia e estou vencendo e Deus tem me dado uma grande paz.

30 09 2009
Ronaldo

Ameei a matéria, e posso dizeer q foi
DEUS q me feiz leer isso! Desde quando eu me intendo por gente, eu tenho esse “problema”, eu seei q éh errado, mais confesso q tenho uma certa dificuldade de me controlaar. Hoje eu tenho 15 anos, e pra mim éh uma luta mto grande, pq estou nakela faze da puberdade e talz, teve um tempo q eu consegui parar, mais tem hora q eu naum consigo, e acabo cainu em pecado!! Nunka flei com ngm sobre isso, tenho vergonha e talz.., mais eu oro pra q DEUS me dê o auto-controle…

30 07 2011
dede

Ronaldo, lá no livro de 1João 2:12-14 diz sobre a vitória sobre o maligno;e nós que tenhos Papai do céu ao nosso lado somos mais que vencedores em Cristo Jesus;Dica cultive hábitos como ler, etc.Evite tudo que te faz cair em tentação; e lembre-se “SOMOS FORTES E TEMOS VENCIDO O MALIGNO”porque DEUS ESTÁ AO NOSSO LADO,PRINCIPALMENTE AO TEU LADO.Estou orando e estarei orando por vc.Maranata!!!!!

1 10 2009
Jorge R@mos

No decorrer de nossas vidas , principalmente nós jovens do sexo masculino, somos pressionados pela nossa sociedade machista a nos envolvermos sexualmente com uma mulher antes do casamento, porque segundo nossa cultura só assim podemos lhe dar melhor com a sexualidade no casamento. Mas vemos com o decorrer do tempo à luz da Palavra de DEUS , que é uma farsa e que o lugar certo pra se manter uma relação saudável é dentro do casamento, mas o assunto aqui em cheque é a masturbação. Eu tenho 30 anos e sei muito bem o que é essa prática pecaminosa que assola a vida de milhões de jovens ( principalmente do sexo masculino ) no mundo todo . Primeiramente acima de tudo vem a falta de uma família que tem os ditames de JESUS como base em suas vidas e que possa nos orientar a ter uma vida saudável e uma sexualidade pura à luz da Palavra do SENHOR , daí vem a mídia que é forte fator de influência na nossa sociedade e que induz a nossa juventude a fazer tais práticas sem vergonha ,medo ou culpa. Eu fui escravo dessa prática durante anos da minha vida, me converti aos 18 anos de idade virgem, mas aos 13 descobri a masturbação em minha vida e foi algo horrível , fiquei um ano após minha conversão sem praticar essa porcaria, dai então cai no pecado da fornicação tendo que ficar sobre disciplina na igreja tendo fortes traumas na minha vida cristã, me restaurei , mas a masturbação continuou sendo um impecílio em minha vida até os trinta, então participei do EJC (Encontro de Jovens com Cristo) onde vim dali com minha vida em reflexão depois tive ainda umas quedas onde ergui minha cabeça e resolvi da a volta por cima e pedi ajuda ao Médico dos médicos (Senhor Jesus ) e consegui libertação total , mas eu era uma pessoa que minha mente era cauterizada pela masturbação, eu me masturbava pela manhã , tarde e noite ,a ndava fraco , com a consciencia pesada e pessimo espiritualmente não adorava nos cultos nem participava da santa ceia, mas tenho plena convicção de que JESUS me libertou e me deu nova vida pelo sangue vertido na cruz do Calvário em prol da minha vida. Mas digo a todos que a luta não foi , não é e não será fácil, pois o inimigo é astuto e nossa carne tendenciosa pro mal, mas que DEUS em CRISTO JESUS , continue abençoando a todos nós jovens para que possamos viver uma fé integra e verdadeira diante do senhor, lembremos sempre do que diz o apóstolo paulo em 1 Coríntios 6. 12-Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. Abraços fraternos em CRISTO.

30 10 2009
DIEGO FELIPE

É VERDADE QUE NÓS JOVENS MUITAS VEZES TENTADO PELO DESEJO DA CARNE, POR NOSSOS PROPRIOS OLHOS ,AO VER GAROTAS COM VESTIMENTAS INADEQUADAS, E POR INFLUENCIA DE AMIGOS, CAIMOS MUITAS DAS VEZES NESSE TERRIVEL PECADO DE MASTURBAÇÃO, POIS TENTAMOS BUSCAR FORÇAS EM NOS MESMOS PARA VENCER ESSE PECADO, PORÉM QUANDO DESVIAMOS NOSSOS OLHOS DO MAU E OLHAMOS PARA CRISTO BUSCANDO FORÇAS DOS AUTOS CÉUS ELE NOS DARA A VITÓRIA E SE CASO CAIRMOS ELE COMO DEUS MISERICORDIOSO NOS DARA SEU PERDÃO SE TÃO SOMENTE CONFESSARMOS NOSSOS PECADOS “EU SOU PROVA DISSO”

2 11 2009
Thiago

Esse blog é um dos melhores. Concerteza quem escreveu (Erton) sabe do que se trata essa tentação.

Deus tem o melhor pra você, ele te vê cometendo o erro e te perdoa mesmo assim.
Imagine você ter um filho, e ele fazendo algo que tu mandou ele não fazer e que não te agrada nem um pouco, isso escondido e você vendo. Ficaria triste e até envergonhado não era?
Pensem nisso antes de errar por favor.

2 12 2009
DIEGO FELIPE S.C

Confesso que fiquei impressionado com esse blog pois ao ler percebi que existem sim fomas dadas por DEUS para ser vitorioso sobre esse terrível pecado (masturbação) o qual tem prejudicado a vida espiritual de vários jovens e tem se tornado um pecado acariciado impedindo assim um intimo relacionamento com DEUS através de uma comunhão diária por isso percebi que o melhor a fazer quando estamos expostos a tentação; isso é; quando olhamos para uma garota bonita ou com vestimentas impróprias e começamos a alimentar em nossa mente pensamentos impuros é com certeza se apegar a Jesus PEDINDO-LHE AJUDA e utilizando os meios que ele nos deixou para vencermos o maligno para que mesmo que pecarmos termos a certeza de seu perdão
PERMANEÇA FIRME E ELE COMCERTEZA LHE DARA A VITÓRIA POIS ELE MESMO DIZ : “RESISTI O DIABO E ELE FUGIRÁ DE VÓS

3 04 2010
ron

eu comecei aos 8! talvez menos de cem pessoas tenham sido precoces assim!durou 35 anos p vencer!pensem nisto!!!!!!!!!!

20 06 2010
julio

————- MAIS UM CONSELHO PARA LHE AJUDAR—————–Falar Sobre esse assunto é de grande valor, desde que seja para o lado positivo da coisa. Primeiramente quero dizer a vocês que eu ja tive esse problema em minha adolescência, e sei como e dificio sair dela. hoje tenho 19 anos e me livrei desse PESADELO graças ao bom DEUS.
é quero deixar algumas experiências que aprendi!!!
pois se tivesse lido um blog destes antes muita coisa tinha mudado.
Quero dizer a vocês que estão passando por esse incomodo.
a melhor maneira de parar com esse mal é
1º comunhão com Deus pois com ele é dificio imagina sem ele!!!
2º na maioria das vezes só você sabe deste forçado segredo, então
a melhor pessoa para te ajudar é vc mesmo. e lembre-se se você aceitou o meu primeiro conselho você não esta mais sozinho porque o seu melhor amigo está contigo.
3º Para mim a melhor maneira de acabar com esse Mal é se policiar 24horas.
porque Você já está com Deus ainda existe em você o livre arbitrio mas confie nele pois assim ele colocará em seu caminho varias formas de sair dessa dificuldade como esse site por exemplo.
4ºººº NÂO NÂO MESMO assista qualquer tipo de materia IMPROPRIO tanto escrito ou vizivel “TV,FILME,REVISTA,VIDEO fazendo ira diminuir os feches do na sua memória e diminuindo até ao Maximo seu pensamento impuro. tente não ficar sozinho em casa, no quarto, e vá ao banheiro rapidamente pq só assim se seu vicio estiver agussado vai diminuir. tente colocar em suas mente coisas totalmente ao contrario desse mal.
5º se passar um periudo curto de tempo, não para de se cuidar.
pq a masturbação causa vicio, e todo vicio e muito dificil de se controlar.
é se você conseguir se livrar desse problema que atrapalha sua vida.
zele dele com todo cuidado, para em nenhum momento vc não VER ou LER ou PERNSAR NEM UM POUQUINHO em coisas IMUNDAS refazendo sempre esses conselhos porque esses lembre sempre serão o correto a fazer…
PENSE se você melhorou.
PARA QUE VOLTAR ATRÁS DOS DESSE PROBLEMAS.
pois concerteza esse não é o unico na sua vida.
pois na minha por exemplo não é.

é expero que essa pequena digitação tenha ajudado.
pois acho q se eu tivesse lido palavras assim
teria me liberto mais cedo da masturbação.
é o ultimo conselho a vc’s

0º Acredite em Deus, Ore, Leia a Biblia e pela misericórdia de DEUS
ele atraves de seu buscar estará contigo te tirando do das trevas deste mundo
Amem.
Se está minha pequena materia ajudou, mande uma msg no orkut.
juliocesar_1508@hotmail.com
*********************************************************************

4 08 2012
ACPB

Eu preciso seguir esses novos hábitos para que possa substituir o mal. Jesus me ajuda.

Deixe um comentário

