QUANDO E POR QUE ELA APARECE?

15 01 2009

AUTOR: LÉO FONTES, ES

OBJETIVOS DO PROGRAMA: MOSTRAR AOS CORAÇÕES QUE SOFREM PELA SAUDADE, SEJA POR QUAL MOTIVO FOR, QUE COM ESPERANÇA DEPOSITADA EM CRISTO PODE-SE VIVER MELHOR.

Planos para o Programa : Dicas: Diga com palavras simples, ou um poema, algo sobre a esperança. Peça que cada jovem olhe para o jovem ao lado e diga: “Em Cristo, sua saudade será preenchida”. Promova um trabalho de resgate para trazer de volta aqueles jovens que se afastaram, e deixaram saudade.

Introdução
Quem nunca a sentiu ou conviveu com ela? Há quem pense que a saudade aparece apenas em momentos de calmaria, quando se está sozinho.

Geralmente a saudade dá as caras de forma mais intensa quando paramos um pouco, ou quando repousamos a cabeça sobre o travesseiro. É no momento que nos silenciamos que a saudade fala alto, mas há estágios mais intensos em que ela acessa o coração mesmo em horas agitadas ou em meio a uma multidão.

Quando?

Ao contrário do que muitos acreditam, a saudade não escolhe hora, lugar, e nem é conveniente em algumas vezes. Às vezes, o que menos queremos é sermos lembrados do vazio provocador da saudade.

Por quê?

É fácil saber a razão de sentirmos saudade. Pode ser:
– a ausência de alguém,
– a destituição de um posto de respeito,
– status perdido,
– bens materiais que de alguma forma foram levados,
– o tempo que passou e não volta.

A vilã em questão dificilmente é bem-vinda. Ela só é percebida pela lacuna que cria na alma. É a perda de algo ou alguém que tínhamos ao nosso lado que assalta por vezes nosso estado de espírito e nos lança para baixo, nos fazendo sentir uma forte saudade. Existem pessoas que gostam de sentir saudade, seja qual for o motivo.

O remédio

Existe um ponto de vista mais saudável e libertador: nos livramos da saudade por já termos preenchido com coisas boas o vazio antes existente.

Já temos uma idéia do que causa a saudade, agora é importante saber o que fazer para preencher vazios ou aliviar dores.

Não é possível voltar no tempo e refazer as coisas de outro jeito, mas é perfeitamente possível recomeçar de outro modo, visando alcançar sucesso.

A esperança é um ótimo antídoto para aliviar a saudade. O que não pode ser esquecido é que a esperança não está no passado, em coisas ou neste mundo.

Não é bom sentir saudade, mesmo que ela seja um sentimento nobre. Lembrar de situações bem humoradas, recordar momentos de vitória e superação, são boas lembranças e nos fazem bem se não almejarmos voltar no tempo a fim de revivê-las. A esperança é um excelente substitutivo para a saudade,
ela é capaz de direcionar vidas ao verdadeiro sucesso.

Desafio

Quero estender a você um desafio que é maravilhoso se alcançado, troque a saudade pela esperança, permita ao seu coração o alívio real de se firmar nas promessas de uma nova vida, em um lugar onde seremos restituídos de todas as perdas e viveremos um sonho real e eterno.

No Céu teremos mais do que novas oportunidades, não apenas viveremos para sempre, mas nos será dada uma nova vida, não precisaremos querer voltar no tempo para reviver algo de bom que ficou para trás.

Lá nossos corações não estarão desejosos de novas oportunidades, porque não há nada que possa ser mais excelente do que viver eternamente ao lado de Cristo tendo conosco queridos.
Todo dia ficaremos estupefatos por nos sentirmos tão amados e recompensados por termos depositado em Cristo nossa esperança.

Convite

Seja íntimo de Jesus, fale com Ele como você conversa com seu melhor amigo, tenha nEle o seu melhor amigo. Para ser respeitoso não precisa ser formal, ou usar sempre as mesmas palavras, experimente falar o que você realmente sente, e diga as coisas que não gosta. Fale de seu desejo de ser alguém melhor para exaltá-lo, esqueça as orações préformatadas, e converse com Cristo, porque Ele além de Senhor e Deus, é seu Grande Amigo.

Fonte: Revista Ação Jovem 1º trimestre de 2009

Anúncios

Ações

Information

One response

21 01 2009
Léo Fontes

Sentir saudade não é fácil, é por isso que Deus nos oferece uma forma de aliviar o coração. Esperança no Criador é o que nos dá força para suportar a saudade.
Grande abraço,
Léo Fontes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: