Programa Jovem – AINDA EXISTE ESPERANÇA

11 01 2010

Esté é o Quinto programa enviado em resposta ao “concurso” da Central de Diretores JA, que incentiva a criação de Programas Relacionados ao Tema Jovem 2010. O autor receberá em sua casa uma das Camisetas “Geração Esperança”

Ao  Republicar favor citar a Central de Diretores JA como Fonte


AINDA EXISTE ESPERANÇA

Programa feito por: Isaias Cardoso da Rosa – Lider Jovem pela AbaC, Missão Iaenense

Obs.: uma semana antes da realização desse programa, faça propaganda: faça um banner ou um pôster e coloque na sua Igreja e não se esqueça dos anúncios. Esse programa pode ser adaptado, a seqüência das atividades pode ser também alterada de modo a ficar melhor para a realidade da sua Igreja…

Momentos de Louvor: (podem ser usados os CD’s JÁ de anos anteriores, mas de preferência que as músicas selecionadas sejam relacionadas ao tema, ou, usar as músicas do CD JÁ 2010… você decide! pode ser dirigido por um rapaz e uma moça).

Encenação: (em vez de começar o programa JÁ com hino inicial, oração…, para dar a abertura será apresentada uma pequena encenação que trará a idéia do desenrolar de toda a programação… seria bom se durante a encenação estivesse tocando uma música instrumental, de preferência tema triste… encenação em anexo).

(após sair os personagens da cena… entram o grupo de Juvenis)

Entrada dos Juvenis: (nesse momento entrará um grupo de juvenis, cada um trazendo na mão uma letra da frase do tema “Ainda Existe Esperança”; ao todo seriam 20 Juvenis (essas letras podem ser feitas do tamanho do papel A4 ou menor se você preferir)… quando todos já tiverem entrado, dirão em coro: “Ainda Existe Esperança”… antes de saírem será recitado os ideais JÁ, por alguém escolhido entre os Juvenis, a congregação fica de pé… Ideais JÁ em anexo).

Oração: (o coordenador do programa ou outro membro qualquer fará uma oração).

(os juvenis saem)…

Música Especial: (nesse momento será cantada uma música especial, de preferência que seja relacionada ao tema. Sugestão: as músicas “um pouco mais” e “vale a pena esperar” dos Arautos do Rei seriam boas opções, mas você decide… pode ser um solo, dueto, trio, quarteto, grupo ou coral).

Mensagem Reflexiva: (nesse momento será narrada uma mensagem reflexiva sobre o tema da programação… seria interessante se fosse narrada por um Juvenil… mensagem em anexo).

Momento de Oração: (a oração intercessora tem muito poder… não se esqueça desse momento. Vai ser de muitas bênçãos na vida de muitas pessoas. Esse será um momento de oração. Dividem em grupos de 2 até 4 pessoas para orarem, em favor dos que sofrem, dos desanimados, dos cansados, dos que sofrem injustiça, dos que passam fome, sede, dos desabrigados, dos abandonados, etc.).

Jogral: (apresentação do Jogral. Serão necessárias três vozes… de preferência uma masculina e duas femininas… jogral em anexo).

Música Especial: (nesse momento será apresentada mais uma mensagem musical especial à escolha, mas que seja relacionada ao tema.)

Concurso Bíblico: (chamam a frente 10 pessoas que queiram participar, de preferência 5 homens e 5 mulheres. Cada participante receberá um papel e serão feitas 10 perguntas. Ao serem feitas as perguntas, os participantes escrevem as respostas no papel, que no final será entregue para somar os pontos. Quem acertar o maior número de perguntas levará o prêmio. Se houver empate, faça uma pergunta de desempate… escolha uma lembrança que seja de importância para o crescimento espiritual… perguntas do concurso em anexo).

Palavras finais: vivemos os momentos finais da história desse mundo. Tudo parece perdido, mas resta esperança para aqueles que crerem. Jesus é a esperança. Sua vitória sobre o pecado e a morte é a certeza de que podemos vencer as lutas desta vida. Nossa vida aqui não é um mar de rosas, nossos caminhos não são coloridos nem perfumados, mas ainda existe esperança. Basta apenas você aceitar. E pra você que está aqui, você e eu, fomos chamados para levar essa esperança a todos quanto vivem sem esperança. Ao sair daqui, não esqueça do que ouviu aqui hoje. Faça a diferença em sua casa, seu vizinho, seu bairro, sua cidade, seu país.

Há um futuro com esperança aos que abraçarem com amor a mensagem da cruz. Sua vida está acabada? Vive sofrendo? Acha que não há mais volta? A boa noticia é que ainda existe esperança para sua vida. Jesus hoje te espera de braços abertos, abra seu coração a Ele e sua vida jamais será igual, e quando experimentar essa alegria, leve a mesma esperança para aqueles que ainda se sentem como você foi um dia. Vamos dizer ao mundo que ainda há esperança para eles. Essa é a nossa missão, para isso fomos chamados. Deus nos confiou essa importante tarefa. Nós somos a geração esperança e há um mundo carente esperando ouvir que ainda existe esperança.

Hino final: (cantem o hino tema do Ministério Jovem para 2010).

Oração final

MATERIAL ANEXO

Encenação

Objetivo: conscientizar os membros da urgência em levar esperança ao mundo, pois pouco temo nos resta. Muita gente está morrendo sem ouvir das boas novas do evangelho porque nos acomodamos, deixamos para amanhã como se ela nunca chegasse. Este é o momento, esta é a hora. Não demore, um mundo está esperando ouvir que ainda existe esperança e você foi chamado para isso.

Personagens:

- uma mulher com seus 25 anos. O nome dela é Anita. Ela é uma mulher sofrida, abandonada, esquecida pela sociedade…

- uma moça com seus 20 anos. O nome dela é Jéssica. Ela é uma jovem adventista, está sempre feliz, e com um sorriso contagiante. Gosta de ajudar as pessoas.

Cena:

(entra a Anita e senta na praça da pequena cidade). Improvise uma pequena praça. Não há necessidade de muita coisa: umas plantas e um banco seriam suficientes.

Narrador: sentada na praça da pequena cidade, Anita relembrava entre lágrimas, as decepções de sua vida: abandono do pai quando criança, sofrimento para sobreviver à infância, traída pelo primeiro esposo, a dor da perda da filha do segundo casamento, desempregada, doente… essas lembranças atormentam sua vida, chorar não mais adianta. Sumir parece ser a melhor saída, mas para onde ir? Ela vive angustiada, sem mais esperança… quantas vezes desejou a morte para não ter mais que sofrer! Mas naquela tarde, ela não imaginou que ainda existia esperança para sua vida.

(vem passando a Jéssica… ela percebe a tristeza na face da Anita e se aproxima para tentar ajudá-la).

Jéssica: boa tarde Senhora, tudo bem?

Anita: não está nada bem.

Jéssica: o que aconteceu?

Anita: é uma longa história, minha vida está acabada, não tenho mais forças… está tudo dando errado, não sei mais o que fazer.

Narrador: Anita contou em detalhes a história da sua vida… conversaram por um bom tempo, mas antes de se despedirem, a Jéssica lhe disse:

Jéssica: amiga, entendo sua dor, seu sofrimento; na verdade está tudo dando errado, mas uma coisa eu posso lhe garantir: ainda existe esperança pra você. (muda a expressão na face da Anita). A vida ainda não acabou e você pode dar a volta por cima. Eu conheço alguém muito especial, que pode mudar por completo seu viver. Ele vai carregar seus fardos e seus problemas terão solução. Esse alguém é Jesus, Ele é a esperança ao cansado, ao aflito, ao abatido… Ele quer ajudar você, basta você apenas aceitar, contar a Ele tudo sobre sua vida e deixar que de hoje em diante Ele guie seu viver; sua vida jamais será igual. Crê nisso?

Narrador: Anita concorda que sim. Ela se sente mais feliz, mais animada e mais confiante depois de ouvir aquelas palavras. Ela creu em tudo o que a Jéssica lhe disse. Antes de se despedirem, a Jéssica deu algumas moedas para ela comprar comida… se despedem cada uma segue seu caminho… (depois de saírem o narrador continua). Aquele não foi o último encontro delas. Encontraram-se mais vezes e a Jéssica lhe falava mais de Jesus… os dias foram passando e a transformação já era visível na vida de Anita. Ela entregou sua vida a Jesus e hoje é uma pessoa feliz e aguarda com esperança o breve retorno de Cristo.

Narrador continua: a notícia triste é que existe muita gente nesse mundo como foi a Anita. Será que ainda existe esperança para essas pessoas? Claro que sim, mas precisamos levar a esperança para esses corações. Não esqueça: nós somos a geração esperança, há um mundo carente e sem esperança esperando por mim e por você. Vamos? Deus conta conosco hoje porque amanhã talvez seja muito tarde.

(Escrito por Isaias Cardoso)

Texto Reflexivo:

Nosso planeta vive os últimos milésimos de sua história e vivemos um verdadeiro caos. Os meios de comunicação nos informam a todo instante dos últimos acontecimentos. Coisas assustadoras acontecem a cada dia. Muitos andam de um lado pro outro, preocupados, procurando explicações de tudo isso. Será que nosso planeta vai sumir? As predições científicas vão se cumprir? Vemos e ouvimos sobre mortes, guerras, fomes, terror… roubos, crimes, violência, desastres naturais, crises econômicas, crises na família e aparentemente não há mais esperança. Pelas ruas da cidade só vemos desgraça e ruína. E a pergunta que não quer calar é: ainda existe esperança para nosso planeta? Nós não somos ignorantes quanto aos acontecimentos dos nossos dias. A Bíblia nos revela como será o tempo do fim e tudo isso são provas de que estamos chegando ao fim, caminhamos a passos largos para o fim. Não deve ser um momento de temor e sim de alegria, e sabe porquê? Porque muito em breve Jesus virá e nosso sofrimento, nossa dor, tristeza e angústia vão acabar… para aqueles que não estão aqui, para aqueles que vivem sem esperança, você e eu fomos chamados para dizer que ainda existe esperança, que ainda dá tempo de mudar, de escolher, ainda podem decidir. Há ainda esperança e poder ao alcance de todo aquele que crer no amor de Jesus. Ele é a esperança.

(Escrito por Isaias Cardoso)

———————————————–

Jogral: “Ainda Existe Esperança”

Todos: Ainda existe Esperança

1. ao cansado,

2. ao abatido,

3. ao aflito.

2. esperança de uma manhã radiosa;

1. esperança de um dia melhor;

3. esperança de um mundo de paz.

Todos: ainda existe esperança

2.1. o mundo espera ouvir,

1.3. que ainda resta esperança.

3. esperança de vitória sobre o sofrimento;

2.3. esperança de vitória sobre o pecado;

1. esperança de que Jesus breve virá.

Todos: vamos levar esperança,

1.3. a um mundo sedento,

2.3. triste e sem amor,

1. sem esperança.

3. a toda a raça,

2. tribo, povos e nações.

1. vamos todos dizer:

Todos: ainda existe esperança

(Escrito por Isaias Cardoso)

———————————————–

Concurso Bíblico

  1. 1. Ele foi o primeiro homicida, mas Deus pôs nele um sinal para que o não ferisse quem quer que o encontrasse. Qualquer um que o matar seria vingado sete vezes. Quem foi? Resposta: Caim. (Gênesis 4:15).
  2. 2. Ela duvidou das palavras do Anjo e riu, por achar que para uma mulher em sua velhice não teria mais prazer e ter um filho. Ela não tinha mais esperanças. Quem foi a mulher e qual o nome do menino que lhe nasceu? Resposta: Sara… Isaque. (Gênesis 18:9-15).
  3. 3. Havia esperança para ele mesmo depois de ter roubado de seu irmão a bênção da primogenitura. Deus o abençoou. Resposta: Jacó. (Gênesis 25:27-34).
  4. 4. Ele achou graça e perdão perante Deus, mesmo depois de ter cometido adultério e homicídio. Depois disso ele orou: “cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável”. Seu nome era? Resposta: Davi. (II Samuel 11-12; Salmos 51).
  5. 5. Era publicano e rido, mas Jesus um dia o visitou e trouxe salvação à sua casa. Seu nome era? Resposta: Zaqueu. (Lucas 19:1-10).
  6. 6. O olhar compassivo de Jesus foi a certeza do perdão, por ele O ter negado três vezes antes do cantar do galo. Quem foi ele? Resposta: Pedro. (Mateus 26:69-75).
  7. 7. Havia esperança para aquela mulher apanhada em adultério. Jesus também não a condenou e com amor lhe diz: “filha, vai e não peques mais”. Quem foi a mulher? Resposta: Maria Madalena. (João 8:1-11).
  8. 8. O povo dela e os Judeus não se davam bem. Ela já teve cinco maridos e o que ela tinha então não era dela. Mas, encontrou com Jesus junto ao poço e sua vida mudou. Quem era a mulher? Resposta: Mulher Samaritana. (João 4:1-30).
  9. 9. Respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Prendia cristãos e levava para a prisão em Jerusalém. Mas, no caminho de Damasco encontrou com Aquele que ele perseguia. De perseguidor veio passou a ser o apóstolo dos gentios. Seu nome era…? Resposta: Paulo. (Atos 9:1-9).
  10. 10. Ela havia doze anos, vinha sofrendo uma hemorragia, mas quando encontrou Jesus foi curada. O que ela fez e o que Jesus lhe disse? Resposta: apenas tocou seu manto… “filha, a tua fé te salvou”. (Lucas 8:43-48).

———————————————–

Ideais JA:

O Voto JA: “Por amor ao Senhor Jesus, prometo tomar parte ativa no Ministério Jovem da Igreja, fazendo tudo quanto puder para ajudar a outros, e terminar a obra do evangelho em todo o mundo”.

O Alvo JA: “A mensagem do advento a todo o mundo em minha geração”.

Baseado em Mateus 28:18-20.

O Lema JA: “O amor de Cristo nos motiva”.

Baseado em II Coríntios 5:14.

O Propósito JA: “Os Jovens pelos Jovens, os Jovens pela Igreja, os Jovens pelo seu Semelhante”.

Inspirado no Slogan: “Partilhe sua Fé”, que em 1974 motivou a conquista de Jovens em todo o mundo.

O Objetivo JÁ: “Salvar do pecado e guiar no serviço”.

Adotado em 1929 durante a seção da Associação Geral.

[Mensagem do autor: Deus abençoe você e sua Igreja e que o nome do nosso Senhor e Salvador Jesus seja exaltado e glorificado. Que ao terminar, todos saiam conscientes da nossa missão: dizer ao mundo que ainda existe esperança.]

About these ads

Ações

Information

17 responses

11 01 2010
edenilson barreto

gostei do trabalho feito
foi muto legal
o tema os materias foram otimo
vamos levar a esperança, afinal de conta nos fazemos pati da geração esperança!!
obrigado

14 01 2010
elaine cristinabarbosa

amei o programa jovem de 2010 estao todos de parabens vamos juntos da as maos para os que nao tem esperança

16 01 2010
Helen

Muito bom o programa. Nota 10.

16 01 2010
eliene nascimento

Fico feliz em ver como Deus tem usado pessoas de forma tão magnifica para levar mensagem de esperança neste momento tão vital.
Obrigado pela ajuda atraves das ideia tão legais. Amei!!!

16 01 2010
danny do nascimento vidinho

q Deus abençõe nossa geração por dedicarem suas faculdades mentais em tão alto e belo nível! muito linda a mensagem,amém!

18 01 2010
Alessandra

Nossa adorei esse programa…
foi d++++
temos msm q proclamar a mensagem de Deus…

23 08 2010
Eliane

estou começando agora ,fui nomeada diretora ontem na comissão,me ajudem por favor me deem dicas de ajuda

23 08 2010
Eliane

orem por mim veterana

24 01 2010
NOemí

MtO Bom esse programaa..vou fazeer c/ os jovens da igreja jdm das Oliveiras!!
Temos q levar a msgem ao mundO, ja que somos a geração Esperança.!

24 01 2010
Rosemere Gomes

Eu gostei muito do programa, eu sei que Deus está preparando os jovens para a pregação do evangelho eu particulamente gosto de todas as materias do Diretória Ja
e o tema desse ano tem tudo a ver com os jovens, eles estão realmente com a missão de esperaça para levar a mensagem de salvaçõa que Deus continue usando vcs.
um grande abraço!

24 01 2010
tamy

gostei muito de tudo…
estava preucupada porq queria fazer o primeiro ja
de acordo com o tema e não sabia como…
quando encontrei este site fiquei super feliz…

27 01 2010
andreia bueno

Estou adorando os programas de JA 2010, parabéns pelo desempenho de todos.
Só fico triste por ainda não ter recebido o material do JA 2010 e principalmente o cd. Mais vamos nos virando pelo que tem na internet. Obrigada e até

30 01 2010
Luiz Silva

Simplesmente inspirador. Que DEUS continue a abençoar vcs nesta tarefa.
Vcs são uma jóia de DEUS.

1 03 2010
karyne

Muiito bom esse programa
vou colar algumas partes
xero
fikem com Deus

10 06 2010
denise batista

Amei esse programa e ja estou preparando para apresenta-lo na minha igreja,todos vão Amar assim como eu gostei…
Parabéns….estão muito bem…QUE DEUS ABENCOE VCS!!!!!

10 06 2010
Denise batista

Amei esse programa Parabéns….estão muito bem…QUE DEUS ABENCOE VCS!!!!!

22 07 2010
Nulbya

Nossa muito obrigado mesmo. Ajudo bastante e vocês estão de Parabéns pelo ótimo trabalho. Que Deus continue os iluminando. Um Abraço a Direção JA da igreja Adventista de Bodoquena MS Agradeçe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: