Programa Jovem: NÓS SOMOS A GERAÇÃO ESPERANÇA

1 01 2010

Esté é o Quarto programa enviado em resposta ao “concurso” da Central de Diretores JA, que incentiva a criação de Programas Relacionados ao Tema Jovem 2010. O autor receberá em sua casa uma das Camisetas “Geração Esperança”

Ao  Republicar favor citar a Central de Diretores JA como Fonte

Programa feito por: Isaias Cardoso da Rosa – Líder Jovem pela ABaC. Missão Iaenense

Obs.: uma semana antes da realização desse programa, faça propaganda: faça um banner ou um pôster e coloque na sua Igreja e não se esqueça dos anúncios. Esse programa pode ser adaptado, a seqüência das atividades pode ser também mudada de modo a ficar melhor para a realidade da sua Igreja.

TEMA: “Nós Somos a Geração Esperança”

- Momentos de Louvor (pode ser dirigido por dois jovens: um rapaz e uma moça… pode ser usado as músicas do CD JA 2010 ou ainda algumas músicas que fale sobre esperança de CD’s JÁ anteriores ou do Hinário Adventista. Ex.: “A esperança é ver”, “Oh! Que esperança”, etc.).

- Hino de abertura: música tema do MJ 2010.

- Palavras de Abertura: estendemos nossas cordiais boas vindas a você que nos honra com sua presença nesta tarde. Estamos dando inicio a um programa JÁ inédito. O tema você já sabe: “Geração Esperança”. Este é o grande tema do Ministério Jovem para o ano de 2010, em toda a América do Sul. Geração esperança porque como jovens adventistas, fomos chamados para levar esperança aos cansados, aos desanimados, a um mundo sofrido e sem esperança. Fomos chamados para brilhar, ser uma luz continuamente acesa aos que vivem na escuridão do pecado. Jesus conta com você para levar esperança aos corações entristecidos, machucados, abatidos pela dor, amargura e sofrimento. Deus nos chamou e nos capacitará para melhor servir a um mundo que carece de atenção, de amor. Não precisamos viajar além-mar para falar de Jesus, nem para outro estado ou outra cidade. Bem ao lado de sua casa, na sua escola, nos seu trabalho, na rua, há pessoas sem esperanças. Você pode fazer a diferença em suas vidas. Leve palavras de conforto, de ânimo e jamais esqueça de falar que Jesus logo virá, trazendo a paz ao mundo em guerra, trazendo sorriso a rostos tristes, trazendo vida eterna a todo que n’Ele crer. Essa é a nossa bendita esperança. Eu e você, somos a geração esperança.

- Oração – o diretor JÁ ou um irmão pode orar.

- Meditação (uma poesia/reflexão)… material em anexo.

- Uma história de Esperança – “a esperança faz o futuro nos parecer menos sombrio (Isaias Cardoso)”

Nesse momento será contada uma pequena história de uma família muito pobre, que passou por muitas dificuldades na vida, mas não perdeu a esperança de que amanhã será um novo dia que tudo pode mudar; puderam ver a realidade desse sonho. (a história se encontra em anexo).

- Frases sobre Esperança. Em anexo segue uma lista de frases de grandes pensadores sobre esperança, os sonhos, que podem ser citadas por crianças, jovens (cada um fala uma frase enquanto uma música de fundo, de preferência instrumental, é tocada) ou então fazer um slide em Power point e apresentar à igreja.

- hino especial: nesse momento será apresentado uma mensagem musical. Pode ser um solo, dueto, trio, quarteto, grupo ou coral. Seria bom que a música fosse relacionada ao tema.

- Concurso Bíblico: as perguntas foram baseadas em histórias de personagens bíblicos que esperançosos caminharam, confiando no mestre Jesus. (as perguntas estão em anexo)

- Jogral: “Nós somos a Geração Esperança”. São necessárias quatro vozes para a apresentação desse Jogral. (o Jogral se encontra em anexo).

- Momento de Oração: em grupo ou individualmente, oram por todas as pessoas do mundo que estão sofrendo perseguições, os presos, doentes; orar também por aqueles que dedicam suas vidas a serviço do Mestre Jesus; orar pelos projetos do Ministério Jovem no Brasil e no mundo e como parte da geração esperança poder fazer a diferença na vida das pessoas.

- hino especial: nesse momento será apresentado mais uma mensagem musical. Pode ser um solo, dueto, trio, quarteto, grupo ou coral. Seria bom que a música fosse relacionada ao tema.

- Encenação: em anexo se encontra uma encenação sobre a nossa missão de levar esperança ao mundo… não é muito longa. As partes devem ser bem estudadas e tentem adaptar as cenas à realidade de sua igreja.

- Dinâmica: “qual a sua maior esperança?Essa é uma dinâmica bem simples, curta e muito fácil. Todos os presentes podem participar. (A dinâmica está em anexo).

- Palavras Finais: querido jovem, não resta dúvida de que esse mundo precisa de nós. Muito podemos fazer para levar alegria a muitos corações. É nossa missão, Deus conta conosco. Eu e você somos a geração esperança. Esse ano “geração esperança” é nosso lema, vamos servir, vamos levar esperança. Muitos sairão do erro e virão pro caminho da verdade, muitos não mais viverão tristes, desesperançosos, desanimados, se tão somente sairmos e levarmos Jesus ao mundo. Façamos a diferença. Quando você sair daqui não esqueça de sua missão, de seu compromisso. Onde você estiver, seja uma luz continuamente acesa e mostre Jesus ao mundo.

Antes da saída, todos podem falar em coro: “somos a geração esperança”.

Programa feito por: Isaias Cardoso da Rosa – Líder Jovem pela ABaC. Missão Iaenense

MATERIAL EM ANEXO

JOGRAL:Nós somos a geração esperança”

1. Eu faço parte da Geração Esperança,

2. Você faz parte da Geração Esperança.

Todos: Nós somos a geração Esperança.

3. Jovens adventistas, chamados por Cristo Jesus,

4. levamos a esperança a um mundo cansado,

1.3. desanimado, sem esperança,

2.4. carentes de amor e atenção.

3.4. Nós somos a geração esperança.

2.1. Tendo a Bíblia como nossa regra de fé,

4. e Jesus como nosso grande modelo,

3. nossa missão é levar luz aos perdidos,

2. esperança aos desanimados, e conforto ao abatido.

1.2. Nós somos a geração esperança.

4. Consagramos nossas vidas pela oração e estudo da palavra,

3. e pelo testemunho, tocar e converter corações.

Todos: Somos a geração esperança.

4.3. Iremos aonde Deus nos mandar,

2.4. levar esperança aos lares, nosso bairro

1.3 aos vizinhos, aos colegas, à igreja e ao mundo.

2.4 Nossa maior e bendita esperança é ver Jesus voltar;

3. vir buscar a mim e a você.

4. Deus conta com você como parte da geração esperança.

1.2. Eu faço parte da geração esperança,

3.4. você faz parte da geração esperança;

Todos: Nós somos a geração esperança.

(Escrito por Isaias Cardoso)

==============================================

Dinâmica:qual a sua maior esperança?

Material: papel e lápis para todos.

Atividade: distribuir os papéis a todos os presentes que queiram participar. O coordenador vai fazer apenas uma pergunta e cada um responde de acordo com aquilo que ele pensa ser a melhor resposta à pergunta. A pergunta é: qual a sua maior esperança? É uma pergunta bem direta e a resposta é única. A resposta deve ser sincera. Os participantes não precisam colocar seus nomes na folha, assim ninguém saberá que tal resposta foi de tal pessoa.

Recolhem os papéis, misturam e entregam novamente aos participantes. Cada um receberá um papel que não era o seu, mas a resposta pode ser a mesma, pode acontecer. Vão orar para que o que estiver escrito no papel seja uma realidade na vida dessa pessoa. Depois disso o coordenador fala cobre a esperança, os sonhos e como elas são importantes em nosso viver.

Obs.: eu optei que os papéis fossem distribuídos novamente entre os participantes e cada um ler sobre a maior esperança do outro, mas se parecer um pouco constrangedor, não distribua os papeis. O coordenador pode ler todas (como a resposta não é longa, lê-se bem rápido) e depois ele fala da esperança, dos sonhos, baseando nas resposta dadas.

Você pode seguir essa linha de pensamento e tornar essa dinâmica mais criativa. É com você.

(Escrito por Isaias Cardoso)

==============================================

Poesia/Reflexão:

Esse sonho nasceu no coração de Deus: criar o homem à sua imagem e semelhança. Deus planejou para que tudo fosse perfeito e no final viu que tudo era muito bom. No jardim do Éden colocou o primeiro casal: Adão e Eva. Naquele lar tudo era paz, alegria e amor; mas, o pecado trouxe desgraça e sofrimento e a sentença era a morte. Hoje o mundo sofre as conseqüências dessa infeliz escolha.

Deus, no entanto, não abandonou o homem a sua própria sorte. Ele tinha um plano de resgate e Jesus foi o Cordeiro morto pelos pecados do mundo. Isso abriu a porta de entrada no céu, a salvação nos foi garantida com seu sacrifício, basta ao homem apenas aceitar.

Hoje há esperança ao cansado, ao desanimado, há esperança de um futuro melhor, num mundo onde só reinará a paz e o amor. Não haverá mais lágrimas, tristeza ou dor. Há esperança em ver Jesus voltar. E você, jovem adventista, foi chamado para levar essa esperança ao mundo. Deus conta com você e eu.

(Escrito por Isaias Cardoso)

==============================================

Uma história de Esperança

Aquela era uma família temente a Deus. Ezequiel era o primeiro filho. O pai morreu três meses antes do nascimento do segundo filho, o Lucas. Eram muito pobres e só o pai trabalhava para sustentar a pequena família. Longe da cidade, naquela pequena vila, a mãe se sentiu incapaz de enfrentar as lutas do dia-a-dia e criar os filhos. Tudo parecia sombrio, e o futuro mais tenebroso ainda, mas ela não se deixou abater, fez de tudo o que pôde para dar o melhor para os filhos. Nunca deixou de lhes ensinar o caminho do Senhor. Ela tinha muitos sonhos, mas será que esses sonhos um dia seriam reais? Ela sonhava ter uma vida melhor, ver seus filhos crescerem e se tornarem grandes homens na sociedade.

Mesmo sozinha, esquecida por muitas pessoas, ela não desistiu de sonhar. Ela tinha a esperança de que viriam dias melhores, que seu sofrimento, sua luta para criar seus filhos iria terminar. A esperança de dias melhores fez o futuro parecer menos sombrio e cada dia que passava era uma evidência de que ela estava mais perto de ver seus sonhos se tornarem reais. Anos se passaram, os filhos já estavam crescidos e com a idade de ir para a escola. Ela se sentiu obrigada a mudar para a cidade, para que seus filhos pudessem continuar seus estudos. A mudança foi rápida, na verdade não tinham muita coisa para levar.

Na cidade ela conseguiu um trabalho, onde ela poderia ganhar dinheiro para pagar o aluguel da casa, as outras despesas e ainda comprar os materiais escolares dos filhos. Chegou o primeiro dia de aula. A mãe acordou bem cedo naquele dia, preparou tudo e levou os meninos à escola. Aquele foi um dia de muita alegria para aquelas crianças e muito mais para aquela mãe. Era o começo da realização do sonho dela. Mesmo sem saber ler e escrever, ela encorajava os filhos a estudarem para um dia serem grandes homens.

Anos se passaram e chegou o momento de os filhos irem à faculdade. O Lucas quis ser médico e o Ezequiel, psicólogo. Passaram no vestibular entre os primeiros candidatos. Isso ajudou-lhes a ganharem bolsa de estudos para poderem continuar. Eram filhos muito obedientes à sua mãe e a tratavam com muito respeito.

Cinco anos depois o Ezequiel se formou, foi o primeiro na família a conseguir uma graduação. Lucas se formaria mais tarde. No dia da sua formatura, lá estava a mãe, já idosa, e os dois filhos. No discurso que Ezequiel fez, ele não se esqueceu de mencionar a sua querida mãe, aquela a quem ele devia aquele momento, por ela acreditar nos seus sonhos, por não perder a esperança mesmo diante dos problemas e dificuldades. Mais tarde Lucas se formou, era um dos melhores de sua turma e se tornou um médico muito aplicado e respeitado por todos. A mãe não podia acreditar, mas era verdade e esse sonho se tornou real.

Ela viveu mais alguns anos e veio a falecer, mas ante de sua morte, ela um dia chamou seus dois filhos e lhes pronunciou as seguintes palavras: “meus filhos, hoje já são homens e de bem com a vida. Na sociedade são respeitados e bons profissionais. A vida não foi fácil para mim depois da morte do vosso pai e quando já crescidos, vocês lembram das lutas que passamos para conseguir o sustento de cada dia. Hoje sou uma mulher realizada e muito feliz. A vida foi muito dura, mas eu tinha a esperança de que amanhã seria uma dia melhor; os problemas não me fizera desistir, eu confiei, eu acreditei em Deus e somos o que somos hoje. Mesmo que na vida encontrarem dificuldades, não percam a esperança, não desistam diante das circunstâncias ruins, não desanimem, a vida trará sempre um novo amanhecer, haja sempre esperança de dias melhores, mas acima de todas as esperanças, que a vossa maior esperança seja a de ver Jesus voltar”.

(Escrito por Isaias Cardoso)

==============================================

Encenação: “a esperança é ver Jesus voltar… há um mundo que precisa ouvir falar da breve volta de Jesus”

Objetivo: relembrar a cada membro/jovem adventista da importante missão que eles têm de levar Jesus ao mundo.

Personagens:

– cinco jovens (esses irão representar os mensageiros, eles são os agentes da esperança… seus nomes: Daniel, Mateus, Paulo, Elias e Isaque);

- um grupo de sete a dez pessoas (esses são os moradores de um pequeno vilarejo);

- Sr. José (guarda das plantações);

- Pastor da Igreja

(entram os moradores do pequeno vilarejo… cada um fazendo alguma coisa, à medida que o narrador faz a narração)

Narrador: era um dia qualquer no pequeno vilarejo. As pessoas estavam preocupadas em seus afazeres, suas conversas, seus negócios, enfim suas atividades diárias… levavam a vida como se ela nunca acabasse, ou pensando como muitos, que ao morrerem a vida acabou para eles. Gastavam dinheiro com tudo o que não tinha valor, menos aquilo que traria benefícios à família e à saúde. Pensavam que essa era a melhor maneira de aproveitarem a vida. Não importavam com a religião e muito menos queriam ouvir falar de Deus.

(saem os habitantes da vila, entram os cinco rapazes, sentam em roda e começam a conversar entre si. Um deles trazia na mão um pedaço de papel e caneta…)

Paulo: pessoal, essa vai ser uma aventura e mais; mas, vamos levar conosco algumas revistas e folhetos para deixarmos com as pessoas que encontrarmos pelo caminho. De repente podemos encontrar com alguém. Seria uma boa oportunidade.

Mateus: eu concordo com a idéia. Estaremos conhecendo lugares maravilhosos e levando esperança para alguém.

Narrador: cada um continuou dando sua opinião sobre o que mais poderiam fazer para que essa excursão seja também uma forma de contar para as pessoas que Jesus não tarda voltar. Levaram algum tempo para terminarem todos os detalhes da tão esperada excursão. Quando terminaram de elaborar o programa, Daniel pediu:

Daniel: vamos orar para que Deus esteja conosco, que nos proteja no caminho e nos ajude a testemunhar dEle por onde passarmos. Elias, pode fazer uma oração?

Elias: claro que sim! Vamos orar. Senhor, obrigado por nos orientar na elaboração desse programa. Nós não queremos apenas aventurar, queremos também falar de ti para as pessoas que pelo caminho encontrarmos. Nos ajude a ser testemunhas suas. Guarde nossos passos, nos proteja de todo o mal. Essas bênçãos suplicamos no nome de Jesus. Amém!

Narrador: despediram um do outro e cada um foi para sua casa arrumar a sua mochila, para na manhã seguinte começarem a excursão.

(faz-se uma pausa. Nesse momento pode ser cantado um hino especial)

(… os rapazes entram e conversam entre si, enquanto o narrador continua)

Narrador: ainda não tinha nascido o sol, quando os rapazes se encontraram naquela bela manhã, todos animados para começarem a tão esperada caminhada. Oraram juntos e começaram a caminhar.

(os rapazes começam a andar um pouco e depois saem, o narrador continua a narração…)

Narrador: alguns minutos depois, eles deixaram a estrada e começam a caminhar na mata. A alegria era grande e apreciavam com muita admiração cada detalhe da natureza: as belas flores, árvores frondosas, belos passarinhos; era um cenário lindo e apesar de já terem feito muitas caminhadas pela natureza anteriormente, aquela tinha a sensação de ser a primeira vez. Cantaram, riram, contaram histórias… houve momentos de descanso para comerem alguma coisa e continuaram, mas não esqueceram de que ao encontrarem com alguém, deveriam testemunhar. Cada um deles levou em sua mochila algumas revistas e folhetos para deixarem com alguém.

(nesse momento os meninos entram animados e felizes, e saem de novo… isso para mostrar que estava sendo boa a caminhada… em instantes entram de novo e começam a andar bem devagarzinho).

Narrador: aproximaram de uma pequena cabana, andavam bem devagar, procurando ver se tinha alguém por perto… de repente aparece um senhor do meio da mata. Era o senhor José, o homem que cuidava das plantações daquela região.

Todos: bom dia!

Sr. José: bom dia. O que fazem por aqui?

Mateus: somos amigos, moramos na mesma cidade e estamos numa excursão.

Sr. José: ah sim, que bom. Estão gostando da aventura?

Todos: muito!

Isaque: o Sr. Mora aqui sozinho?

Sr. José: não, meu filho. Eu moro num pequeno vilarejo bem perto daqui. Sou o responsável das plantações dessa região e venho toda a manhã cuidar das plantas.

Isaque: ah sim. Deve ser muito cansativo, não é?

Sr. José: é sim, mas para conseguir o sustento preciso fazer isso.

Isaque: sei.

Paulo: o Sr. É cristão? Já ouviu falar de Jesus?

Sr. José: não vou a nenhuma igreja, mas ouvi falar de Jesus quando criança. Depois de crescido resolvi levar minha vida sem Ele e até aqui tenho conseguido viver bem.

Paulo: mas o Sr. acredita em Deus? Quando o Sr. vê para essas plantações, nada lhe incomoda? O Sr. não acha que é Deus que cuida das plantas e do Sr. também?

Narrador: o Sr. José ficou muito pensativo e intrigado com aquelas perguntas que o Paulo fez. Então respondeu:

Sr. José: você tem razão, meu filho! Que seria de nós sem Deus?

Elias: pois é, Sr. José, nós não podemos viver sem Ele. Ele é a fonte da vida. Sem Ele a vida não tem sentido, não é viver é apenas existir.

Narrador: Mateus tirou de sua mochila uma revista “Esperança para um mundo em Crise” e entregou ao Sr. José. O Sr. José agradeceu. Mas antes de partirem, falaram mais para ele sobre Jesus, seu sacrifício e morte na cruz pelos pecados do mundo inteiro, e que breve voltaria para buscar aqueles que forem fiéis.

(os meninos se despedem do Sr. José e saem, e o Sr. José começa a refletir nas palavras dos meninos)

Narrador: aquele foi um momento muito especial. O Sr. José se sentiu diferente e pensou muito em sua vida, e quantas vezes tem resistido aos apelos de Deus. No mesmo instante começou a ler aquela revista.

(aparece os rapazes, felizes e conversando entre si sobre a experiência com o Sr. José… saem os meninos e entram os moradores do pequeno vilarejo, cada um fazendo alguma coisa)

::::: Enquanto o narrador fala, vai acontecendo o cenário :::::

Narrador: os meninos aproximaram do pequeno vilarejo …(nesse momento entram os meninos). As ruas estavam cheias de pessoas, cada um em seus afazeres. Os meninos começaram a andar bem devagarzinho, prestando atenção nos que as pessoas estavam fazendo… era o vilarejo onde morava o Sr. José. Aquela seria uma boa oportunidade para eles testemunharem. Mas como fariam isso? Reuniram entre si e concordarem que cada um deles fosse cumprimentar as pessoas, falar com elas sobre sua excursão, conhecer elas e depois aproveitariam para falar de Jesus para eles… e foi o que fizeram. Dispersaram e começaram a fazer o contato com as pessoas. A recepção foi boa e isso podia ser visto na face deles.. (os meninos sorriam enquanto conversam com os moradores). Cada um deles testemunhou de Jesus, distribuíram as revistas e os folhetos, e no final oraram com os moradores. Prometeram também que voltariam mais vezes para visitá-los.

(despedem dos moradores e continuam seu caminho… saem e em instantes entram de novo)

Narrador: agora eles parecem mais alegres do que nunca. Contando uns para os outros como fora suas experiências.

Paulo: estou muito feliz. Quando chegarmos em casa, vamos falar com o pastor da igreja para virmos visitar essas pessoas.

Isaque: eu pude perceber que muitas pessoas são carentes, não apenas da palavra, mas também de comida, roupa…

Elias: vamos tentar arrecadar alimentos, roupas, remédios e tudo o que conseguirmos para trazer pra eles.

Mateus: isso mesmo. Faremos de tudo o que for possível.

Daniel: eu vi nessas pessoas um candidato ao céu. Carecem de amor, de atenção, muitos deles não têm esperança. Vamos levar esperança para eles!

(os meninos saem)

Narrador: todos concordaram, e quando chegaram em casa contaram aos pais, amigos, os irmãos e o pastor tudo o que lhes acontecera naquele dia e juntos fizeram planos de arrecadar alimentos, roupas… duas semanas depois chegaram no pequeno vilarejo.

(os moradores do vilarejo entram e de seguida os meninos, o pastor e mais algumas pessoas, trazendo tudo o que conseguiram… (a medida que o narrador fala, vai passando a cena) distribuíram para as famílias e no final o pastor reuniu as pessoas num lugar e falou-lhes de Jesus. Ficaram todos felizes. Muitos se mostraram interessados e quiseram aprender mais sobre Jesus e estudar a Bíblia.

(se despedem e, os meninos, o pastor e os acompanhantes saem e de seguida os moradores… de seguida entram os meninos e se sentam para falar da experiência)

Retrospectiva:

Daniel: nossa! Aquela foi mais que uma aventura. Me sinto realizado.

Paulo: cumprimos nossa missão e vamos continuar orando para que Jesus toque esses corações e sejam ganhos para Cristo.

Isaque: dessa experiência jamais me esquecerei. Deus nos tem orientado e poder testemunhar dEle me faz sentir feliz e realizado, cumprimos a missão.

Mateus: eu sei que Deus está feliz pelo nosso trabalho, e Ele conta conosco para terminarmos essa importante missão.

Elias: Deus nos chama para servir. Há um mundo que precisa ouvir de Jesus. Há muita gente sem esperança e precisamos levar amor e esperança a um mundo cansado e triste.

(saem os meninos)

Narrador: esses meninos fizeram a diferença na vida dos moradores daquele pequeno vilarejo e o Sr. José. A você também, jovem, um mundo espera por você, um mundo carente de atenção, de amor, sem esperança. Você tem em suas mãos a Bíblia, a palavra de Deus, com mensagens de esperança para os corações. Só falta você sair e levar Jesus ao mundo.

“vamos todos de Jesus falar; vamos todos seu amor cantar; o mundo precisa ouvir que Jesus em breve vai voltar”

==============================================

Frases de Esperança:

“A esperança não é um sonho, mas uma maneira de traduzir os sonhos em realidade.” (Cardeal Suenens)

“Acredito que, em última análise, a função do líder é espalhar esperança.”
(Bob Galvin)

“Esperança é a paciência com a lâmpada acesa.” (Tertuliano)

“A esperança deixa de ser felicidade quando acompanhada de impaciência.” (John Ruskin)

“Se não houvesse esperança, não estaríamos lutando.”
(Autor desconhecido)

“O sonho e a esperança são dois calmantes que a natureza concede ao ser humano.” (Frederico I)

“Julgamos a sabedoria de um homem por sua esperança.”
(Ralph Waldo Emerson)

“Por mais longa que seja a noite, o sol volta sempre a brilhar.”
(Autor desconhecido)

“A esperança se adquire. Chega-se à esperança através da verdade, pagando o preço de repetidos esforços e de uma longa paciência. Para encontrar a esperança é necessário ir além do desespero. Quando chegamos ao fim da noite, encontramos a aurora.” (Georges Bernanos)

“A esperança é cheia de confiança. É algo maravilhoso e belo, uma lâmpada iluminada em nosso coração. É o motor da vida. É uma luz no direção do futuro.” (Conrad de Meester)

“Mesmo as noites totalmente sem estrelas podem anunciar a aurora de uma grande realização.” (Martin Luther King)

“Grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizações.” (Vincent Van Gogh)

“O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos.”
(Autor desconhecido)

“Se queres ser feliz amanhã, tenta hoje mesmo.” (Liang Tzu)

“A vitória pertence ao mais perseverante.” (Napoleão Bonaparte)

==============================================

Concurso Bíblico:

  1. 1. Que povo, mesmo em cativeiro, não perdeu a esperança de que o libertador viria?… Resposta: povo de Israel (Êxodo 3 a 7).
  2. 2. Complete o versiculo: “agora, pois, permanecem a ____, a __________________ e o _________, estes três, mas o maior destes é o _________”… Resposta: fé, esperança e amor… amor. (I Corintios 13:13).
  3. 3. Quem pronunciou as palavras: “…aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus”… Resposta: apóstolo Paulo. (Tito 2:13).
  4. 4. Ele nasceu para trazer esperança e libertação a Israel, narizeu consagrado a Deus, desde o ventre materno até a sua morte. Quem era?… Resposta: Sansão. (Juízes 13:5).
  5. 5. Ele era o filho mais querido do seu pai. Odiado pelos irmaos, foi vendido como escravo aos midianitas; seu pai não imaginou que voltaria e vê-lo, mas ele tinha essa esperança. Quem era o filho e qual o nome do seu pai?… Resposta: José e Jacó. (Gênesis 37:3 e 28).
  6. 6. Que homem em Jerusalém esperava a consolação de Israel e ao tomar o menino Jesus em seus braços e disse: “agora, Senhor, pode despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque meus olhos já viram a tua salvação”?… Resposta: Simeão. (Lucas 2:25-35).
  7. 7. Quando posto a prova, ele não exitou em sacrificar seu filho, na esperança de que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou. Quem era o filho?… Resposta: Isaque. (Hebereus 11:17 a 19).
  8. 8. A esperança era de ver Jesus voltar no dia 22 de Outubro de 1844, mas Ele não veio. Houve um grande desapontamento. Cite nosmes de cinco pessoas que esperaram Jesus voltar nessa data… Resposta: Guilherme Miller, José Bates, Samuel Snow, Tiago White, Ellen White….
  9. 9. Havia esperança para ela, por ter acolhido os espias que foram observar a terra de Jericó. O nome dela é _______________… Resposta: Raabe. (Josué 2:1-24).
  10. 10. Qual o grande tema do Ministério jovem para 2010?… Resposta: Geração Esperança.

(Escrito por Isaias Cardoso)

About these ads

Ações

Information

33 responses

2 01 2010
Lívia

Olá!

Gostei muito do programa e gostaria de usar na minha igreja, mas não encontrei as partes anexas. Onde estão?
Obrigada!
Que o Senhor continue a nos iluminar!

2 01 2010
Paulo Geovane Costa Rodrigues

estão no texto completo, era só clicar no ler o restante do post. ou acessar por este link http://cdja.wordpress.com/2010/01/01/programa-jovem-nos-somos-a-geracao-esperanca/

4 01 2010
amilton

adorei o programa, vou reliza-lo sábadi dia 09/01 em minha igreja, um forte abraço. maranata!

4 01 2010
anne

Achei um pouco extenso, mas bastante criativo. Parabéns!!

5 01 2010
Ivana

Muito bom o esquema do culto!

5 01 2010
Isaias Cardoso

Olá pessoal, fico feliz por ver meu programa aqui… sobre o que a Anne disse, eu tb achei um pouco extenso, mas como falei no inicio: vcs podem adaptá-la e ajustar ao horário… que Deus seja louvado. estarei enviando mais um programa. abraço a todos

6 01 2010
SAMELA

AMEI O PROGRAMA IREI REALIZAR NA ABERTO DO JA 2010!

9 01 2010
Rosana

Muito bom o programa! Parabéns!

9 01 2010
ROSILENE

Que grande iniciativa vc tem para nós ajudar, obrigado que Deus esteja sempre dando orientação divina para vcs, por isso desde já peço ajuda de vcs para programas para o retiro espiritual, nossa igreja estar a todo vapor em gincanas para o retiro espiritual, obrigado.

11 01 2010
DANIEL DAMASCENO

Pra mim, o melhor programa já postado até agora. Parabéns pela criatividade e pela grande ajuda que vai nos dar com esses programa, já que não existe nenhum outro material “bom” sobre o tema.

12 01 2010
Isaias Cardoso

Agradeco aos comentarios, isso eh motivante… a gloria nao seja dada a mim. a inspiracao foi de Deus, eh Ele que nos orienta e nos capacita para melhor servir e trabalhar em sua obra… eu sou Africano e esses programas tambem estarao sendo realizadas em muitos paises que falam nossa lingua. Deus seja louvado por tudo isso… nos ajude tambem, criando mais programas e disponibilizando no site para que nao falte novidades aqui. Deus abencoe a todos e que 2010 seja diferente e que facamos a diferenca em nossa Igreja, nosso Bairro, nosso Mundo. um abraco a todos

Isaias C R

18 01 2010
sibelle

Que bençao irmao..a gloria é de Deus..que Ele possa te iluminar e guira seus passos..aproveito para pedir oraçao

14 01 2010
QUEILA

PROGRAMA MARAVILHOSO…
TENHO A CERTEZA DE QUE O ESPIRITO SANTO ESTEVE NA DIREÇÃO DA MONTAGEM DESSE PROGRAMA.
VAMOS USÁ-LO NO ACAMPAMENTO DE VERAO..
ABRAÇOS

18 01 2010
sibelle

Olá…parabens!!ta lindo o site, com boas propostas de um bom programa!!quero aproveitar para pedir oraçao irmaos..um abraço

18 01 2010
sibelle

Parabens ..ameiiii Deus que abneçoe muitooo

19 01 2010
bruna

gostei muito do programa, vou realizar em minha igreja!!
que Deus continue lhe abençoando!!

22 01 2010
Solange

Muito obrigada…
Que Deus continue te abençoando!!!
Bom quando alguém compartilha suas boas idéias
Um grande abraço

26 01 2010
joneide

gostei muito da programaçao JA irei aplicar em minha igreja sou lider jovem e gostaria de mais ideias que Deus te abencoe muito.

5 02 2010
jacky mendes

Adorei o programa,vamos realiza-lo na nossa igreja no proximo sabado.
Que Deus continue te abencoando.

25 02 2010
bento david

Deus é quem tem vos guiado para trabalhar na causa do mestre. Gostein Bastante porque a partir deste tirei algum proveito para implementa-lo na minha Igreja

27 02 2010
Cristiane Pereira Vida

Que bom que temos esse suporte para tornar os cultos jovens mais dinâmicos e criativos! Vou usar certamente o máximo que eu poder dessas sugestões.Os programas estão ótimos. Irmão Isaias, que Deus continue te capacitando.

11 03 2010
jaciara

Esse programa eh uma maravilha! Amei!!! Iremos faze-lo na Igreja Sabado 13/03/2010.

3 04 2010
Leidy

Olá meus queridos irmãos em Cristo!

Gostamos muito deste programa, ele reflete realmente a missão que nós jovens temos neste mundo.

Um abraço a todos.

Sociedade Jovem “Eis-me Aqui” de Mucajaí-RR

12 04 2010
roberto o. correio

meu irmao seu conteudo é de grande importancia, todos os progrmas estao boms, mas o seu inspirado por Deus, tenho certeza disto esta completo. Sou regional de Sao mateus no Espirito Santo e lhe peço a oportunidade de realizar esse programa, em um distrital para DEZ igrejas juntas aq em sao mateus. Do mais muito obrigado e q Deus continui te abençoando. E lembre-se somos casa de morada do espito santo, quer comais, quer bebais, ou qualquer outra coisa. Faça tudo para glaria de DEUS.

12 04 2010
Isaias

Muito obrigado irmao Roberto. pode usar o programa concerteza. Deus deu a inspiracao e enviei pro pessoal disponibilizar no site para poder ajudar o pessoal que trabalha no MJ. fico feliz por vcs estarem usando esse programa. que seja para a honra e gloria do nosso Deus e que de alguma forma ela pode inspirar os jovens a cumprir nossa missao e nessa geracao, levar a esperanca. Deus abencoe vcs. se desejar manter contacto, meu e-mail eh esse aqui: isaiascv@gmail.com ……….. boa programacao ai pra vcs. abracos

24 04 2010
mOANA

AMEI ESTE PROGRAMA. MUITAS OPÇÕES, DIVERTIDAS, ESPIRITUAIS…NÓS JOVENS PRECISAMOS DISSO. JÁ É TEMPO DE NOS CONSCIENTIZARMOS DA NOSSA MISSÃO, CRISTO ESTÁ VOLTANDO! A GERAÇÃO ESPERANÇA É ASSIM: CRIATIVA. DEUS ABENÇOE A TODOS NÓS!!!

24 04 2010
Leidiane

Isaías amei o programa sugerido por vc. Continue sempre sendo uma benção ai na sua igreja e colaborando com a pregação do evangelho. Um forte abraço!

27 04 2010
Laura

Gostaria de ter dados e dianmicas de como devo fazer m ja , pois me deram a responsa de fazer um nete s´bado q gostaria da orientaçao de vcs pois estou sem materal e sem dinamicas, desde ja agradeço com o meu eterno carinho e atençao.

25 05 2010
carla ribeiro da silva freire

amei o programa vou realizar em minha igreja

26 06 2010
CRISTINA ARAÚJO

NOSSA MUUUIIIITO…. BOOOMM…..!!!!! VOU REALIZAR DIA 10/07 NO INICIO DA SEMANA DE ORAÇÃO JOVEM. MUITO OBRIGADO ERA O QUE EU BUSCAVA. VALEU. BJUS!
DIR. JOVEM DA SOC. JAUF(JOVENS ADVENTISTAS UNIDOS PELA FÉ).LIRIO DO VALE. mANAUS – AM.

17 07 2010
Jadiel Teles

Que Deus abencoe vc meu irmao!!
muito boa programacao!!

fiz algumas modificacoes, mas td no mesmo sentido e
com a certeza dos mesmo objetivos a ser alcançados!!

parabens!!

realmente somos geracao esperanca!!

fika na bencao meu irmao!!

20 07 2010
ellen hosana

oi amei!ficou otimo!
que Deus continui usando-os
para ser a esperança dessa geraçao

17 10 2010
milene leite ferreira

AMEI MAS E MUITO ESTENÇO NA MINHA IJREGA AOS IRMAOS NAO TERIA PACIENCIA ELES SAO MUITOS ESTREMISTAS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: