PROGRAMA JOVEM: ARMADURA DO EXÉRCITO ‘GERAÇÃO ESPERANÇA’

1 01 2010

Esté é o Segundo Programa Enviado em resposta ao “concurso” da Central de Diretores JA, que incentiva a criação de Programas Relacionados ao Tema Jovem 2010. A autora receberá em sua casa uma das Camisetas “Geração Esperança”

Ao  Republicar favor citar a Central de Diretores JA como Fonte

Autoria: Priscila Pereira Silva (priquimica@ufmg.br) – Belo horizonte – MG

1- Louvor

Músicas: 1- ‘Meu Abrigo’ (CD jovem 2001 – Quase no lar); 2- ‘O Senhor é o meu Pastor’ (Ministério de louvor 2005); ‘Descansar’ (CD jovem 2008 – Vivo por Jesus).

2- Abertura

Imagine acordando um dia e achando sua casa bem no meio de um campo de batalha. Com bombas explodindo ao seu redor, os disparos de metralhadoras e os gritos dos feridos, qual seria o seu primeiro pensamento? Se levantaria para ir trabalhar? Iria para à escola? A sua primeira reação seria a sobrevivência sua e da sua família, não é mesmo? E para isso você arrumaria meios pra se proteger.

Mesmo quando não percebemos a guerra ao nosso redor, isso não quer dizer que ela não exista. Em termos bem fortes, Paulo escreve que o mundo é um campo de batalha espiritual (efésios 6:12). Nós precisamos nos despertar para ver que a batalha é real!

E o exército de Deus, cujo nome é GERAÇÃO ESPERANÇA, deve-se munir dos armamentos oferecidos por Deus: a verdade, a justiça, o evangelho, a fé e a Bíblia. Se usados com oração todos esses armamentos fortaleceram nossa geração aquela que deve trazer esperança para esse mundo sem esperança.

3- Momento de oração –

Passe algum objeto entre os membros e coloque uma música, interrompa a música. A pessoa que estiver com o objeto no momento que a música parar terá a chance de fazer seu pedido de oração ou escolher outra pessoa pra fazê-lo. Continue a brincadeira até que três ou quatro pessoas tenham a oportunidade de fazer pedidos ou agradecimentos. Faça oração pelos pedidos e agradecimentos.

4- Concurso 1

Escrever em um quadro ou cartolina as duas colunas abaixo para que os participantes relacionem as colunas. Outra opção é distribuir um papelzinho para todas pessoas. A atividade é relacionar as partes da armadura com a comparação espiritual feita por Paulo no livro de Efésios. O vencedor é aquele que completar a atividade corretamente em menos tempo, vigie para que as pessoas não usem a Bíblia.  Resposta Efésios 6:14-16.

1-     Cinturão a-     Bíblia
2-     Couraça b-     Justiça
3-     Calçados c-     Fé
4-     Escudo d-     Evangelho
5-     Capacete e-     Salvação
6-     Espada f-       verdade

1- Musica Especial- (Convide antecipadamente alguém para cantar)

2- Concurso 2- Leve alguns brindes e dê para as pessoas que acertarem as questões abaixo. Sugestão: quem respondeu uma vez não terá oportunidade de responder novamente, assim, mais pessoas participam.

1- Segundo Isaías quais partes da armadura Jesus usou? (resp. c – Is 59:17)

a-     Escudo e cinturião;      b- escudo e calçados;      c- couraça e capacete

2- Quem além de Paulo falou sobre os calçados de anunciar o evangelho? A passagem é: “Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!” (resp. b – Is 52:7)

a-     João;                 b- Isaías;                   c- Tiago

3- O cinturão é a Verdade. Jesus se denominou como a Verdade “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”, mas Deus também é essa verdade. Em qual livro está escrito a seguinte passagem: “Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.” (resp. a – Dt 32:4)

a- Deuteronômio            b- Isaías                      c- Jeremias

4-      O escudo é da fé. Quem escreveu: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (resp. a – Rm 10:17)

a-   João;                            b- Paulo;                    c- Tiago

5-      Em qual livro está escrito: “…mas nós, porque somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação.” (resp. a – I Ts 5:8)

a-     Tessalonicenses;                    b- Colossenses ;                     c- Filipenses.

3-     Encenação: A armadura de Deus (encenação adaptada de http://www.teatrocristao.net/texto/a_armadura_de_deus)

Narrador:
“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade, e vestindo-vos com a couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz, embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a Espada do Espírito, que é a palavra de Deus;”
Estamos num campo de batalha, onde Satanás lança mão de seu “armamento pesado”. E nós, se não estivermos devidamente “trajados” para esta batalha, certamente seremos derrotados.

Cenário: Quarto de Amanda. Os objetos do quarto são todos invisíveis, a exceção de uma cama,uma garrafa de vinho debaixo da cama, uma Bíblia.

(A peça inicia-se com a personagem Amanda sentada na cama, na extremidade voltada para a platéia.)
(Entra em cena o personagem Capeta,alguém vestido com roupas pretas.)

Capeta: De santa você não tem nada, mocinha. Eu te conheço. (Como que tentando hipnotizá-la ao som de sua voz) Você está com vontade de beber aquele vinhozinho que furtou na casa de seu tio!
(em tom de cochicho) Amanda, ouça-me!  Você quer provar aquele vinho! Você está com uma vontade muito grande de provar o vinho! Prove! Só um pouquinho! Você já fez isso outras vezes mesmo! Lembra-se de quando foi naquela festinha da Mayara? Você bebeu cerveja pra não ficar mal falada entre os amigos… (Amanda fica com os olhos inquietos, como se estivesse assumindo a voz do capeta como sendo a voz de seu subconsciente) Sem falar que amanhã é dia de ir na igreja (Faz cara de nojo) Bah! Vai ter que fingir de santinha. Por isso é bom você dá uma provadinha no vinho agora.

Amanda: (Olhando para estômago) Não estou com vontade de beber nada! Só peguei essa garrafa emprestada vou devolvê-la pro meu tio (Tentando compenetrar-se) Não vou beber! Não vou beber! Sou uma cristã.

Capeta: (Tentando novamente hipnotizá-la) Está com muita vontade de provar esse vinho tinto! Todo mundo fala que é uma delícia e que mal faz beber só um pouquinho. Veja como ele é vermelhinho… deve ser super saboroso (Amanda passa a língua nos lábios, demonstrando estar com vontade de experimentar o vinho)

Amanda: Que estranho eu nem estava lembrando desse vinho. Mas agora que lembrei estou com vontade de experimentá-lo. O pessoal da escola fala que é muito bom e que mal tem em beber só um pouquinho?

Capeta: (Em tom confidencial) Eu vi você pegar escondida a garrafa de vinho. Só porque seu tio tem muitas não quer dizer que você pode pegar sem sua permissão. Imagina, só se seu pai e sua mãe imaginarem o que você fez? (rindo) A santinha do papai é uma “bebum”…(risos) (Amanda dirigi-se a cama)

Capeta: Está aí embaixo da cama! Eu vi você colocar aí! Vamos pega logo essa garrafa.

Amanda: (Amanda olha debaixo da cama e vê sua Bíblia e a pega) (falando pra Bíblia) Ahh… então você está aí sua sumida te procurei sábado passado e não te encontrei de jeito nenhum.

Capeta: (Impaciente) Vamos logo com isso! Pegue a garrafa! Não a bíblia! Beba logo o vinho! Larga essa Bíblia pra lá você não gosta dela mesmo hi!hi! Tem uma semana mesmo que você nem sabia onde ela estava…

Amanda: (Amanda coloca a bíblia em cima da cama e pega a garrafa. Para um pouco e hesita em abri-la) Bebo ou não bebo? Não vou beber, não tenho copo se for até a cozinha a mamãe pode me encontrar. Bebo, ou não bebo?

Capeta: Claro que bebe! Vamos logo com isso, garota! Bebe no bico sua patricinha. Eu não tenho todo o tempo do mundo! (Olhando para o relógio) Daqui a pouco eu tenho um adultério para celebrar! Tenho pressa!

(Amanda observa sua Bíblia. Apanha-a em sua mão, ficando a garrafa em uma e a Bíblia em outra).

Capeta:
(Apavorado) Essa não! Lá vem ela com artilharia pesada! Odeio a Bíblia! (Amanda folheia a Bíblia sem muito interesse). Fecha a Bíblia, vamos fecha a Bíblia.

Amanda: (Largando a Bíblia na cama, ficando só com a garrafa nas mãos) Parece que esse vinho realmente é muito bom!

Capeta: (Para a platéia) Adoro esse tipo de crente. Quando está com a faca e o queijo na mão. Tem chances de me derrotar, estando com a Espada do Espírito nas mãos, lança-a para longe. (Imitando lutador de boxe) Prefere lutar com os próprios punhos. (Rindo) Idiota! Com a força da carne ninguém pode me derrotar. (Piscando para a platéia) Me acompanhem nesta empreitada. Vejam como é fácil derrotar um crente sem a armadura de Deus!

Amanda: (cheirando o vinho na garrafa) Que cheirinho mais delicioso! Não é à toa que Moisés se esbaldou e até tirou as roupas! (rindo)

Capeta: (Zombeteiro) (Para a platéia) Ela ainda pensa que foi Moisés quem construiu a arca. (rindo) Amanda sempre foi mesmo uma guerreira sem munição. Não conhece nem o básico da Bíblia. Está precisando urgentemente estudar mais a Bíblia. Coisa que eu vou continuar fazendo de tudo para impedir. Afinal, eu já estou tendo muito êxito.

Amanda: (Consigo mesma) Que é que tem de eu beber um pouquinho! Depois eu posso eliminar essa garrafa no lixo do vizinho. Ninguém nunca vai descobrir, mesmo! Se eu passar mal digo que comi uns pastéis no centro (Com receio de estar sendo observada, dá uma rápida olhada para entrada. Certificada que a “barra está limpa”, e vira pra dar uma goladinha e pára, pois sua mãe entra repentinamente no quarto. Amanda segura a garrafa nas costas. Sua mãe não vê a garrafa.)

Mãe: Oi minha filha. Você ainda não dormiu? Perdeu o sono com alguma coisa?

Amanda: (disfarça e esconde a garrafa de sua mãe) Não, só estava penteando meus cabelos já vou dormir.

Mãe: (pega a Bíblia em cima da cama olha pra Amanda) Leia a Bíblia antes de dormir. Boa Noite! (sai do quarto)

Capeta: Deixa de conversa fiada e vamos ao que interessa, beba o vinho logo. Sua mãe quase que te pega. (Amanda pega a garrafa e cheira novamente o conteúdo)

(Amanda ameaça dar uma golada)

Amanda: (larga a garrafa e pega a bíblia) Isso não é certo sou uma cristã e além do mais a mamãe pediu pra eu ler a Bíblia vou seguir seu conselho.

Capeta: (imitando Amanda c/ muita ironia) Isso não é certo sou uma cristã! (voz normal) Que cristã o quê. Você tá longe disso.

Amanda: O tema jovem desse ano é GERAÇÃO ESPERANÇA e como farei parte dessa geração, se não mantiver os princípios de saúde? Sou uma cristã devo mostrar ao mundo quem é Jesus.

Capeta: (Com ar de deboche) Lá vem ela com aquela estória de peso na consciência. (Apontando-lhe o dedo indicador) Sei que você é fraca. Muita fraca. Não vai conseguir resistir.

(Amanda pega a garrafa e dá uma golada).

Amanda: (De boca cheia) Hum! Uma delícia! Existe coisa melhor?

Capeta: Existe sim! (Apontando para a garrafa) Duas goladas são melhores que uma e três então, nem se fala. (Olhando pra platéia) Ela já está destruída. Daqui a pouco será uma alcoólatra.

Amanda: (Fala alto e com firmeza) Não vou beber mais nada! (Nesse instante Capeta olha em direção a platéia. Dá um sorriso sarcástico. Amanda pega a Bíblia e começa a ler) Vou levar a esperança da volta de Jesus pra meus amigos dando testemunho. Vou jogar esse vinho todo fora.

Capeta: Nãoooo! Não faça isso você custou a consegui essa garrafa.

Amanda: (Lendo a Bíblia (Ef. 6:13)) “Portanto tomai toda armadura de Deus para que possais resistir no dia mau…” (Prosseguindo por mais alguns segundos a leitura apenas com os olhos) “Armadura de Deus”! (Entusiasmada) Era disso que estava precisando. (Marca a Bíblia com o dedo, fechando logo em seguida. Fica a refletir).

Capeta: Para com isso! O que você quer é mais um golinho?

Amanda: (Ajoelhando-se) Senhor, sei que errei! E agora minha consciência fica me acusando!

Capeta: (Irônico) Troquei de nome agora!

Amanda: Sei que o Senhor pagou o preço do perdão de meus pecados. Lavaste minha alma de minhas transgressões, com teu sangue vertido lá na cruz.

Capeta: A barra está começando a ficar pesada!

Amanda: Purifica meu coração. Reconheço que tenho agido erroneamente. Dá-me forças para vencer o inimigo.

Capeta: Eeeepa! Acho que ela ta falando de mim.

Amanda: Quero munir-me de tua armadura. (Entra em cena o personagem Anjo).

Capeta: (não percebe a entrada do anjo e fala ao ouvido de Amanda tentando hipnotizá-la) Você quer mais vinho! Mais vinho!

Anjo: (Autoritário olhando pro capeta) Cala-te! (capeta assusta-se recua e cala na hora)

Amanda: (Abrindo a Bíblia na página marcada) Senhor, o que estou lhe pedindo não é nada fora da Bíblia, está aqui na Tua Palavra. Não é nenhuma invenção de minha cabeça. Eu quero! Eu preciso!
(Anjo estende a mão ao alto, como se estivesse recebendo do próprio Deus, armamentos espirituais. Esses, para a platéia serão invisíveis).

Anjo: (Após Ter recebido o armamento, faz como se estivesse colocando um cinturão em Amanda) Proteja seus quadris com a Verdade. Jesus é esta Verdade. E ele é a Verdade que liberta.
Proteja o peito e o coração com a justiça. Pois o Senhor Jesus Cristo transferiu a vós a sua Justiça.
Seu escudo é a fé. E com ela você poderá apagar todos os dardos inflamados do inimigo.
Tome o capacete da Salvação!Tomai a Espada do Espírito, que é a Palavra de Deus. (Aponta para a Bíblia)Os teus sapatos conduzirão os teus pés por um longo caminho, onde você irá transmitir as boas-novas de salvação.

Capeta: Então, é uma luta? Tô fora com todos esses armamentos pesados não tenho chances nenhuma. (Indo embora furioso) Droga! Mil vezes droga! (Lamentando) Por que é que tinha que existir Bíblia? Derrotado de novo! (Saindo de cena) O que é que eu vou dizer para o “chefe”? Estou frito!

Amanda: (ler na Bíblia) “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” (I Pe 2:9) Eu sou da GERAÇÃO ESPERANÇA faço parte do povo de propriedade exclusiva de Deus! De hoje em diante farei sua vontade.

4- Mensagem Central

Todo soldado do exército da GERAÇÃO ESPERANÇA deve revestir-se de toda a armadura de Deus para estarem prontos para a batalha.

Temos um chamado especial: ir a todo o mundo e levar a mensagem de esperança. Mas o inimigo anda a nossa espreita como um leão, a fim de nos tragar. Para nos defender é necessário proteger os quadris com a Verdade. Jesus é esta Verdade. Proteger o peito e o coração com a justiça. Pois o Senhor Jesus Cristo transferiu a nós a Sua Justiça.
Usar o escudo é da fé. E com ele poderemos apagar todos os dardos inflamados do inimigo.
Tomar o capacete da Salvação e a Espada do Espírito, que é a Palavra de Deus. Calçar os pés com os sapatos que conduzirão os nossos pés por um longo caminho, onde iremos transmitir as boas-novas de salvação.

Fazemos parte de um grupo especial de pessoas ‘aqueles que levaram as boas novas da esperança’ para esse mundo perdido, portanto necessitamos estar prontos e preparados para essa grandiosa obra.

5-     Música Final: ‘A minha Esperança’ (CD jovem 2003- Ensina-me a servir).


Ações

Information

4 responses

7 01 2010
queila almeida de souza

sou adventista a mais de cinco anos conheco a verdade
amo a deus sou diretora jovem amo o que faco
devemos esse ano fala a jesus estar perto de vir
mostra que ele
e o unico salvador amem

8 01 2010
JB

oi

9 01 2010
Andre Vieira _Diretor JA e DBV

É Necessario agora mais do q nunk cingirmo-nos da armadura q nos fazá indestrutiveis e vencedores nessa guerra entre o bem e o mal, Que Deus esteja sempre conosco!!!

23 01 2010
Sidney Bitencourt

Sou integrante da Diretoria JA de minha Igreja, fui Diretor por 2 anos seguidos, hoje estou atuando como Ancião Jovem. Eu gostaria que todos os nossos Jovens se unissem hoje mais do que antes em um só propósito, que é o de levar o nome de Jesus adiante para todos os que não o conhece. Sabemos que Jesus virá buscar apenas os que forem fiéis a Ele até o Final… Por isso vamos dar continuidae ao trabalho de Jesus que é o de Testemunhar de Deus por todos os lugares onde passarmos. Que a paz de Deus esteja junto com Todos vocês todos os dias de vossas vidas.

Deixe um comentário