Dica de Vigília para Jovens

26 07 2009

159064_5896

Eu e a Diretoria Jovem da minha igreja também estamos elaborando uma vigília jovem, e tivemos alguma idéias.

Bom, a primeira coisa que decidimos, é não chamar a vigília de VIGÍLIA, por que o nome por si só já afasta os jovens..não podemos negar..rsrs. Então chamamos de ‘Madruga Jovem”.

Na nossa igreja há salas separadas, e tem uma sala grande, e pretendemos fazer lá. Isso por que queremos mostrar vídeos, fazer bate-papos, cantar bastante, tomar um lanchinho (que pode ser até pizza, pipoca!), e queremos levar uns colchonetes e almofadas, edredons, para que todo mundo fique confortável, como se fosse uma ‘noite do pijama” na casa do seu melhor amigo, onde você e seus amigos ficam conversando sobre diversos assuntos, madrugada a fora.

E, pensando bem, não é isso mesmo? Uma noite em que você fica a noite inteira acordado, falando de diversos assuntos (que devem ter fundo espiritual), na casa do seu melhor amigo (Jesus) J. Então queremos fazer isso, uma noite de oração, bate papo, cânticos, só que bem animada e diferente de uma vigília tradicional em que vc fica sentado no banco da igreja se esforçando para não cochilar.

Aí vai da sua criatividade, tem muitos clipes bonitos, videozinhos curtos que tem no próprio site do Advir, bem legais, e você pode ir passando..no meio da programação. Você pode lançar temas polêmicos, isso estimula a participação de todos, como espiritismo, filmes (cinema), moda….temas que possam gerar um bom debate, só que você não pode perder o controle….

Sei que alguns podem achar isso radical d+, mas é difícil competir com as atrações do mundão aí fora, se fizermos sempre as coisas do mesmo jeito e ainda reclamamos quando nossos jovens não respondem às nossas programações como gostaríamos.

Eu também sou jovem, tenho 22 anos, e se você me convidasse para ir na sua igreja, num sábado a noite, e passar a noite inteira em vigília..ouvindo ouvindo e ouvindo…eu certamente daria uma desculpa e deixaria “para a próxima”. Mas se você me convidasse para ir na sua casa comer pizza, e lá a gente conversasse  sobre temas bíblicos, com certeza eu iria.

Tome cuidado também ao anunciar a “vigília” na sua igreja. Minha sugestão é chamar os jovens (não só os jovens…todos os membros) para comer pipoca/pizza e assistir filme na salinha tal da igreja, traga seu colchonete e seus amigos. Dependendo da “tradicional idade” da sua igreja, você pode anunciar até uma “noite do pijama” mas cuidado, pois certos termos assustam, principalmente os mais velhos e você corre o risco de ter sua programação “barrada” rs;

A essência da programação é a mesma de uma vigília tradicional. Mas temos que saber ser atrativos também, pois estamos “competindo” com um inimigo astuto que sabe o que realmente atrai os jovens, e temos que oferecer algo melhor, mas que chame a atenção do mesmo jeito.

Ta aí a sugestão… espero que tenha contribuído.

Boa sorte!

Enviado por: Evellyn Zagui de Almeida

dica enviada em resposta a um pedido de um mebro do grupo de discusão da CDJA

About these ads

Ações

Information

51 responses

28 07 2009
Rosana

Muito legal, eu gosto muito de programas tipo “diferentes”, tenho 48 anos

mas gosto muito de estar com jovens…

sabe… minha filha é diretora jovem, vou falar com ela pra gente fazer uma programação assim…

Deus os abençoe

17 09 2010
Silvia Miranda Soares Meireles

Gostei muito da ideia já que eu estava pensando em algo diferente! Muito legal, mas como voce disse, devemos tomar cuidado com a forma de falar. Obrigada!

28 08 2009
jean

gostei muito da sujestão de vigilia,estou no Japão e vou fazer um programa assim com os jovens da minha igreja!!!!arigato e que Deus os abençoe sempreeeeeeeeeee

31 08 2009
jonathas

muito legal a ideia
vou ver a possibilidade de fazermos no dia do jovem adventista

9 10 2009
Misael Anderson

Que horror!!
Aonde já se viu!!
Nunca imaginei que, pra realizarmos algum evento, alguma programação com objetivos de orar, buscar mais a presença de Deus (uma VIGILIA se identifica muito com esse perfil), fosse necessário “arranjar”, “adequar” a esse “jeito jovem moderno” de querer disfarçar a ordem natural das atividades, tanto da igreja, quanto das demais atividades de cunho religioso, NOMES que não assustem os jovens e demais membros de uma igreja.
Me desculpem, os que não entenderem estas palavras… busquem a Jesus, sem disfarces. Não tenhamos MEDO de apresentar o Cristo Vivo, do jeito que Ele é… Cuidado!!!
Digo novamente, se não entenderem e discordarem… cuidado… Busquem o Espírito, sem máscaras….

26 08 2010
Sérgio Moraes Antunes

Misael, meu filho, abra a cabecinha!! Deus nos dá estratégias, não para convencer, porque isso é atuação do Espírito Santo de Deus, mas para buscar, é ouvindo a palavra de Deus, participando dos cultos e programações que muitos jovens tem se rendido aos pés do Senhor. Ore e não critique. Fica na paz!

4 03 2011
Rafael

meu irmão achou quee vooc não tem a Visão De Deus , estamos no tempo da visão Cristo, Temos que ter estrategia pra ganhar Jovens , não importa como ela for falada,mas tudo que vai acontecer temos buscado na biblia .Deus Te Abençõe

4 06 2011
Fernando Bonates

Amigo…

Entendo e até compreendo o que você quis expor, mas o que devemos atentar é que “isso” vem de um jovem, e de um pensamento JOVEM, e nós, pessoas mais velhas devemos ouví-los e tentar de alguma formar RENOVAR nossos princípios, atitudes e ideologias, para podermos alcançá-los.
A palavra de Deus é intemporal, ou seja, não tem tempo, hora, ano ..etc… devemos RENOVAR sim!!! com certos cuidades, mas, devemos RENOVAR sim!!!
Deus te abençoe e derrame sobre você o Seu Espirito Santo para que juntos façamos o MELHOR PRA DEUS.

Fernando Bonates – Manaus-AM

23 06 2011
Pr. Ricardo

Deixe de ser Pedro, seje como Paulo! Deixar o tradicional por algo novo desde que seje bíblico não é usar mascara mas sim usar a inteligencia que Deus te deu.

12 04 2012
Claudesnilton

Amigo, Sou coordenador de um grupo jovem!
Marquei uma vigília todo animado com os jovens e de 30 foram seis!
Chorei aos pés de Deus, e perguntei o porque?
Ele abriu a minha mente e fiz o “acampadentro”, lancei um tema, e fiz jogo do Frutão, (mensão ao fruto do Espírito em formato do Jogo do Milhão, sendo o minitério os universitários! Coloquei 72 graramix e muitos biscoitos. Iniciamos às 22hs e fomos até às 6 da manhã com louvores de fazer o suor pingar, orações, debates e pregações relampago.
Bombou!

Batismo, renovo, aprendizagem!
Sabedoria, Conhecimento, Sensibilidade para ouvir a voz do Espírito!

27 07 2012
gleiciane

muito legal rsrsrsrsr!!

20 04 2012
Maria

GOstei! falou e disse!

26 07 2012
Thalyne De Freitas Paulino

AMEI …. NA MINHA IGREJA TERA UMA VIGILIA ESSAS SUJESTÕES ME AJUDARAM MUITO ….É DE DEUS !!!!
E ESTAR NA FRENTE DE UMA PROGRAMAÇÃO TEMOS QUE TER ESTRATEGIAS!

30 10 2009
adriana

rapaz ela não falou com nenhuma intenção de bagunça a igreja nem a Deus. isso é só uma maneira de atrair mais ainda jovens e aos poucos evangelizando e mostrando que eles também pode se sentir bem, se divertir e amar e respeitar jesus,sem precisar buscar lá fora.ninguem ta usando mascara, não julgue se ela esta fazendo algo errado, pode deixar que Deus falará com ela sem magoa-la.saiba falar, se não sabe,ore e pronto. fica na paz .

5 05 2010
André

Nossos Diretores Jovens não devem se preocupar em evangelizar os jovens,eles devem ser evangelizadores de outros jovens que não conhecem a verdade…

12 12 2009
Geani

É uma idéia bastante diferente.Em vez de gastarmos tempo realizando noites de pijama que talvez assistimos filmes espíritas, e demais que nos levam a pensamentos negativos, porque não passarmos mais tempo com Deus, através dessa idéia.Eu entendo o seu propósito.Sou diretora jovem e amei sua idéia.Quero dizer aos jovens que tem alguns filmes recomendados pra vcs assistirem, filmes educativos e que trazem lições verdadeiras.No dia que se encontrarem para assistir um filme, acompanhado de uma pipoca, escolham estes.
Tenho também uma idéia bem legal:Reunam os jovens e leiam livros como Ben Carson ,amores que matam e mensagens aos jovens.De uma forma decontraída , Eles vão amar.abraços.

30 12 2009
mariana

oiiiiiiii,,,
amei a sugestão ,é otima ,
pois atualmente , VIGILIA ,soa como noite de sono,
e essa ideia vai mudar a maneira como é vista a vigilia..
obrigada …

13 01 2010
Aline

Sou diretora jovem e sei bem as características de um jovem, mas quando pensamos numa vigília, imagino que passa pela cabeça promover um momento espiritual de reavivamento…Fico imaginando o que Jesus pensaria sobre a mudança do nome bíblico para ser “atrativo” aos jovens…Temo que a profecia esteja se cumprindo dentro das igrejas e sites que aderem a tal comportamento…Temos que nos lembrar que o jovem deve se adequar aos princípios e não o contrário!
Ser jovem é ser animado, mais dinâmico, mas isso não me diz que devo inventarmoda, nem mudar princípios, permitindo que o mudanismo adentre a nossa igreja. Critico não a iniciativa de fazer a vigília ou um programa mais diversificado, e sim o modo como é passado aos jovens e a ideia mundana de trocar palavras para ser atrativo, se moldando a juventude secular.
Sejamos mais zelosos na causa de Deus!!!Jesus fazia muitas vigílias, e isso era fonte de poder!!!
Que Deus abençoe a todos!!!

22 11 2012
DANIEL

BOA COLOCAÇÃO ALINE,TEMOS QUE PRESERVAR OS PRINCÍPIOS.

22 03 2010
Ricardo

Gostamos muito de fazer incenação com os jovens, usamos temas biblicos para transmitir alguma mensagem espiritual. Com isso eles perdem a timidez e passam a trabalhar mais para Deus na sua santa casa. Lembrando que os programas não podem ser feitos em ultima hora, precisam ser elaborados com muita antecedência para que seja feito o melhor para Cristo. Use criatividade, coloquem temas no programas, coloquem os jovens para preparar(enfeitar/ornamentar) a igreja. Não façam programas cansativos, organizem o programa de tal forma que cada participante saiba a sua hora de entrar e sair, assim evita de ficar aquela coisa cansativa de ficar uma pessoa falando e falando lá na frente. Usamos audio, videos e luzes nos programas. Temos também um cantinho para crianças.
Temos todas as sextas feiras à noite e nos sábados quando não há J.A encontros com os jovens para discutir e elaborar os programas, eventos e estudamos alguns livros direcionados para jovens.
Jovens também gostam de lazer, por isso, promovemos reuniões de lazer em chácaras, festa do amigo, festa do esquisito, festa das nações, excursões para hopi hari. Se vocês querem mais idéias ou trocamos idéias, mandem um e-mail para nós, que logo responderemos. Assim podemos compartilhar idéias.
e-mail: ecosolaquecedoressolar@hotmail.com – Bill – diretor
e-mail: josericardo.7@hotmail.com – Ricardo – secretário

31 03 2010
Naldo

Muito bom,vou da essa ideia pro diretor jovem da minha igreja um abrço a todos

24 04 2010
Gildo William

Você foi muito feliz em receber esta luz e compartilhar com os jovens, a igreja precisa de jovens talentosos que saibam fazer a diferença, e assim atrair nossos irmãos que ainda não despertaram ou ainda aqueles que dormem na igreja.
Parabéns, e para saber se está “correto” este tipo de disfarce, como mencionado, devemos nos perguntar se Jesus participaria conosco, se a resposta for sim, vai em frente jovem, faça a diferença e o exemplo do nosso mestre, que nunca assutou ninguém, sempre foi criativo e dinâmico na forma que pregava.
MARANATA!

5 07 2010
Darlan

Fico indignado com tanto entretenimento para segurar jovens na igreja.

Não digo que a idéia é ruim, mas…

Fico imaginando se tirarmos todo esse oba oba dos cultos quantos permaneceriam.
Se o amor ao evangelho e a Palavra não segurar ninguém na igreja, de nada valerá tantas coisas criativas.

Lembremos que o poder de Deus é manifestado em nós atraves da Palavra. Se isso faltar em qualquer programação já sairam do propósito de Deus

5 12 2011
Rejane

Concordo plenamente!

23 08 2010
sarah cindy

IDEIA MARAAAAAAAVILHOSA …CREIO QUE DEUS USA ESTRATEGIAS PARA ATRAIR OS JOVENS ESSA DEVE SER UMA DELAS ALLELUIA ,SOU GRATA A DEUS POR ELE TER ABENÇOADO A NOSSA IGREJA COM A VERDADE.

4 09 2010
Irlan Ramalho

Queridos irmãos, também sou diretor jovem e gostaria de deixar a minha opinião.
Muito se falou aqui sobre mudar nomes de vigílias, pregar da forma tradicional sem ligar se a pregação vai pra jovem, adulto ou velho, que eles (os jovens) tem que aceitar a coisa da forma que é, etc.

Temos que ser inteligentes e agir como o apóstolo Paulo agia, inspirado pelo Espírito Santo.
“Porque, sendo livre para com todos,” escreveu ele aos coríntios, “fiz-me servo de todos, para ganhar ainda mais. E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivera debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivera sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para, por todos os meios, chegar a salvar alguns.” I Cor. 9:19-22.

Precisamos falar a linguagem de cada povo, tribo, língua e nação, a fim de conquistar e ganhar para Cristo e fortalecer os que já estão dentro do aprisco. Que o inimigo das nossas almas é uma grande estrategista, disto não temos dúvidas. Ele (o inimigo) molda as mensagens malignas dele de acordo com cada faixa etária para melhor iludir, enganar e desviar do verdadeiro caminho. Um belo exemplo disto é a novela “Malhação”, pra quê forma melhor de transmitir uma mensagem ao jovem atual do que através desta novelinha jovem?

Quando a Palavra de Deus diz que os filhos das trevas são mais prudentes do que os filhos da luz, ela não está mentindo!

O inimigo conquista e arrasta a cada dia milhares de jovens através da forma dele específica para os jovens e nós, que temos a luz, estamos querendo pregar para o jovem de qualquer jeito, querendo que a mensagem desça por goela abaixo, e que ele se converta.

Precisamos ser sábios, cheios do Espírito Santo e levar a mensagem para os jovens de maneira que os atraia, na linguagem deles, não deturpando a mensagem, nem rebaixando-a, mas utilizando artifícios que permitam esta mensagem penetrar MAIS FUNDO em seus corações e lhes causarem uma impressão tal que desenvolva neles o verdadeiro amor por CRISTO.

Considerem estas palavras!
Não tratem os jovens de qualquer forma!
Precisamos trabalhar com eles de forma inteligente e criativa sim!
Mas também não fique só no criativo, apresente JESUS, Ele deve fazer a diferença! Programas jovens apenas criativos, mas que não possuem uma espinha dorsal cristocêntrica, são vazios e de nada adiantam para promover uma mudança na vida espiritual.

Forma Criativa + Mensagem Verdadeira = Jovem firme com Jesus!!!

Deus abençoe a todos!!!

Irlan Ramalho

8 08 2011
Kátia Vilela

meu querido irmão irlan ramalho….. a paz do senhor……muuuiiiito boa a sua palavra…….não precisa de mais nada para pra sabermos o que fazer ou não fazer…..com sua opinião com BASES bíblicas…..acabou esse debate…..deus o abençõe sempre….

21 09 2010
douglas

muito bom, com certeza vou realizar esse estilo de virgilia na minha igreja.
muito obrigado q deus possa ajudar todos vcs e q ele possa faze vcs crecerem muito espiritualmente e quatitativamente…

18 10 2010
Ricardo

Achei super bacana a idéia, e estou de pelno acordo, o mundo está atacando nossa vida espiritual de várias formas, e das mais atrativas possíveis. N´como diretores jovens devemos nos preocupar com isso, e também buscarmos uma maneira mais atrativa de aproximar nossos jovens de Deus, e vejam bem, atrativo e criativo não quer dizer que iremos desrespeitar o nome do nosso Deus, muito pelo contrário, estaremos buscando a Deus e os aproximando dEle com alegria, que é o diferencial de nós jovens não é…

Agora imagine a seguinte situação, uma pessoa que não é da igreja e você a convida para uma programação jovem, o seu convidado aceita ir, e chegando lá da de cara com uma programação desanimada. Será que ela sentirá vontade de voltar em outra programação? Será que seria mais facil trazermos jovens para a igreja atraves de programacoes animadas?

PENSE NISSO!!

grande abraço, e que Deus abençõe a todos vocês.

2 05 2011
Renata Ágape

Graça e paz querido gostaria de replicar quando vc diz que jovens vendo algo desanimado não voltam mais, jovem precisam na igreja de algo diferente do mundo e se tem presença de Deus e unção eles não só voltaram como seram santos e separados. Vigilia e momento de unção e aprendizado , não de comunhão ou festa temos que ter momento para isso tbm. Eu e meu marido lideramos uma rede de jovens e fazemos muitas festas eletrônicas com luzes, gincanas, nossos cultos são super animados e posso te dizer que assim ganhamos muitos jovens mas isto não produz fidelidade nos jovens.

13 11 2010
vania falcao

Olá, gostaria que me enviasse dicas de como fazer uma dinamica onde todos pudessem participar, se exercitar, algo assim, pois o horário de minha participação é das 03h00 min até as 03h30min, horário esse bem critico, pois o sono nessas horas bate muito forte, então gostaria de alguma idéia que fizessem os jovens e os demais participarem de forma ativa

22 02 2011
Evellyn Zagui de Almeida

Pessoal, há dois anos dei essa dica, e só agora li os comentários. (Aliás ..só agora eu vi que a dica tinha sido publicada neste blog…que chique! rs)
Gostaria de dizer a vocês os resultados da vigília que nós fizemos…a já tão conhecida em minha igreja como “Madruga Jovem”.
Desde que publiquei esta dica, já fizemos duas Madrugas, uma com título: “A Virada” e outra ” Brasa Viva”
(caso alguem se interesse, depois posso passar a programação e fotos de decoração que fizemos, tudo evidenciando o tema)
De fato, a Madruga Jovem não é uma vigília como normalmente conhecemos. E não querem que pensem que eu sou contra Vigílias tradicionais, pois já participei de Vigílias muito boas, super espirituais, das quais saí reavivada e querendo ainda mais a volta de Jesus nos meus dias!
Acho que, guiados por Deus, escolhemos o nome “Madruga Jovem” porque não podíamos chamar de “Vigilia” esta programação, para que se evitasse comparações com as vigilias como tradicionalmente conhecemos.
Bom, vamos aos fatos…
A participação dos jovens, adolescentes e até os membros adultos na Madruga Jovem nos impressionou. Minha igreja não é muito grande, membros ativos mesmo, temos uns 90. No JA, temos + – uma frequencia de 40 pessoas (no máximo)
Nas Madrugas que fizemos, tivemos + – 60 pessoas, a maioria jovens e adolescentes, até as crianças vieram. (Vieram muitos jovens das igrejas vizinhas, que convidamos)
E foi muito legal. Alguns podem achar que isso é querer disfarçar o cristianismo, mas se estas pessoas vissem como o Espirito Santo estava presente em nossas Madrugas, entenderiam, que é só uma forma de atrair os jovens, e apresentar a eles a verdadeira essência de Cristo.
Por tradições e idéias já fundamentadas na cabeça dos adolescentes, vigília é chato, ficar ouvindo sentado é chato. O fato de trocar o nome e alterar um pouco a programação foi só um artifício para que eles viessem, para que o preconceito deles fosse quebrado. E vindo, e vendo, eles puderam constatar que Vigiar não é chato, e ficar sentado ouvindo, tão pouco. Pois o conteúdo que lhes foi apresentado, prendia, não deixava dormir. Eles perceberam por eles mesmos, que a idéia que tinham, estava errada. Eles puderam constatar que não “desperdiçaram uma noite de sábado” deixando de sair pra festas/baladas/cinema e afins, para ir pra igreja, numa “vigília”.
De maneira nenhuma tentamos adequar o que é Santo ao que é profano…para iludir nossos jovens.
Mensagens fortes foram ditas ali. Tudo foi pensado e inspirado por Deus. Havia o momento certo para tudo, Cantar, Orar, Comer, Assistir o Filme, Refletir….
Falo isso porque foi emocionante, ver, 60 jovens, bem acordados, em plena madrugada (lá pelas 3hrs da manhã) em volta de uma grande fogueira, ouvindo as palavras do pastor que os fazia refletir sobre a quantidade (e qualidade) do tempo que dedicávamos a Deus…

Para finalizar…desejo a todos os que disseram que iam por esta idéia em prática nas suas igrejas, que vocês tenham grande sucesso, igual nós tivemos. Não foi fácil, tivemos que “ralar” a noite inteira, fazendo lanches, servindo, ajeitando aqui e ali, providenciando tudo para que, através de uma programação jovem, envolvente e animada, o terreno para ação do Espirito Santo fosse preparado, os corações fossem abertos
Opiniões diversas há mesmo. Nem tudo funciona para todos, em todos os lugares…em todas as igrejas e com todos os jovens.
Se seus jovens “vem com facilidade”, participam naturalmente, estão reavivados por si só, que maravilha, que benção de Deus.
Nossos jovens (digo, em minha igreja) estavam mornos, levando de qqer jeito, e jamais participariam de uma “vigília”. Mas, graças a Deus, aceitaram participar de uma Madruga. E agora, eles entendem como é bom estar num ambiente em que Deus está, onde se pode ouvir a voz de Deus, e como é bom “vigiar e orar” por madrugada adentro….
Agora eu posso chamar de Vigilia sem medo..hehehe, pois eles já entenderam,

Que Deus abençoe todos vcs, diretores JAs!
Ainda sou diretora JA…cansada estou…mas porém não desanimada. Deus nos dá novas idéias, novos Cultos JAs e jovens e adolescentes cada vez mais comprometidos com Ele.
Todo esse esforço será compensando. Se, por causa de uma frase que foi dita naquela Madruga, um jovem “meu” ficou mais próximo de Jesus, então valeu todo o esforço!
Bjos :)

14 03 2011
Ingryd

Oii Evellyn por favor mande fotos da decoração! Grata.

3 04 2011
Nataly Sousa

qual o teu e-mail? desejo ver a programação e as fotos!
fica com Deus e até…

2 05 2011
Renata Ágape

quero as fotos da decoração pretendo usar para tornar o ambiente mais familiar mais quero fazer do jeito tradicional, por que aqui na rede de jovens fazemos muitas festas, gincanas, passeios, e penso que Deus quer de nós um momento de humilhação e reverência, mas como vc mesmo disse cada grupo de jovens tem suas características e o Senhor orienta o líder conforme for a Sua vontade.Parabéns pela iniciativa continue firme lembre-se da promessa que o Senhor fez a Josue que estaria com ele sempre, Deus é contigo.

23 06 2011
Pr. Ricardo

Se possível me passe a programação que você usou, eu tambem estou com uma vigília programada e queria fazer algo diferente. Att. Pr. Ricardo

8 08 2011
Kátia Vilela

a paz…. por favor me manda as fotos…. pois nescecito fazer algo assim diferenciado pois o conjunto jovem do qual sou lider está assim como o seu estava “morno” desentereçados…. preciso de algo para inovar e atrair mais jovens que estão fora do grupo…. e jovens que estao fora da igreja…..desviados….. e jovens ímpios……obrigada….deus a abençõe…..

18 03 2011
julian

Cara…

vigília é vigília…

Tudo bem fazer a “madrugada jovem”, mas isso não é vigília. Vigília é intimidade com Deus e há uma pitada de sacrifício. Como no jejum.

Sugiro que você faça a “madrugada jovem”, e depois a vigília propriamente dita.

25 03 2011
Bruna Dalosto

Oi, tudo bem? Eu estou precisando de ajuda para um tema, é que eu vou coordenar uma vigilia em um encontro de jovens, e eu nunca trabalhei nessa area da igreja, se voce puder me ajudar, mande sugestões no meu e-mail: bruunadalosto@hotmail.com. Obrigada (:

25 05 2011
claudio oliveira silva

sou um dos lideres dos jovens, estou grato pois DEUS lideu sabedoria, continue nesta força.

4 06 2011
Fernando Bonates

Parabéns Garoto… é assim que se fala.

Temos uma “vígilia” hoje para jovens …e fico feliz em ler um artigo tão profundo e inovador (arte do Espírito Santo de Deus)
Deus te abençoe muiiiiito.

Vamos nos esforçar um pouco mais para inovar, renovar o que Deus quer falar pra nós, pois sua palavra atravessa Séculos e Séculos, e sempre se renova. Por que nós também não à acompanhamos dessa forma?:?

19 06 2011
RENATO

È ISSO MESMO GALERA DE CRISTO CONTINUE A BUSCAR O SENHOR .

O QUE FOREM FAZER FAÇAM DE TODO CORAÇÃO PARA AGRADAR O SENHOR E NÃO A HOMENS . NÃO IMPORTA AS CRITICAS , SABENDO QUE O VOSSO TRABALHO
NÃO É EM VÃO NO SENHOR BUSQUE DE DEUS ELE VOS DARÁ ESTRÁTEGIAS COMO
FAZER DEUS VOS ABENÇOE!
PR; RENATO

26 07 2011
Cibila

Olá queridos, quero deixar o meu comentário tb, pois participei da Madruga Jovem que a Evelyn autora do artigo fez,eu e meus dois filhos eramos membros da igreja hj estamos em MG. Meus filhos gostaram muito o meu mais velho é adolescente e nao queria ir, eu insisti muito com ele para irmos, e no final ele acabou dormindo lá nao quis voltar pra casa, nao fiquei até o final, mas posso garantir que foi uma benção, foi tudo muito bem organizado (como tudo o q a Evelyn faz), foi espiritual, o filme é ótimo deixa uma lição linda (Ben Carson) me arrependi de nao ter ficado até o final.
Evelyn a IASD Jd. Stª Isabel tem sido abençoada com sua dedicação, no seu trabalho nao só com os jovens mais até mesmo com as crianças. Tenho saudades desta igreja q amo tanto. Que Deus continue te abençoando Grandemente.

28 07 2011
Evellyn Zagui de Almeida

Obrigada Cibila! Nós tb sentimos mtas saudades de vc!!! Bjão !!!!

26 07 2011
Evellyn Zagui de Almeida

Pessoal, a dinâmica que usamos na madruga é a seguinte.
Vc deve preparar uma folha, com uma tabela, e em cada celula deve estar escrito uma característica, por exe: Engraçado, Divertido, Animado, Fiel, etc.
A regra é que cada um deve preencher sua folha, colocando em cada célula o nome da pessoa que se encaixa naquela descriação. Não pode repetir nomes, e a outra pessoa é que deve escrever o nome dela na folha. Isso faz com que todo o publico interaja entre si. No caso de uma platéia que não se conhece, ao ínveś de usar caracteríticas abstratas, vc pode usar por ex: “Alguem que esteja usando uma camisa verde”, “Alguem que seja alto”, etc, ou seja, características físicas.
Aqui tem um exemplo de como fica esta folha. http://www.facebook.com/media/set/?set=a.124869990938255.27536.100002457634631#!/photo.php?fbid=127890433969544&set=a.124869990938255.27536.100002457634631&type=1&theater

Boa sorte !!!

28 07 2011
Evellyn Zagui de Almeida

Pessoal, segue a programação que foi usada nas madrugas:

– Canticos
– Oração Inicial
– Introdução / Boas Vindas
– Dinâmica (a do comentário anterior)
– Lanche (Nós servimos cachorro quente, que era uma opção barata e gostosa, mas fica no critério de cada um)
– Filme (Na primera madruga, usamos o filme: A Virada. http://www.gospelgoods.com.br/produto.php?prod=1135. Na segunda, usamos o filme: Mãos Talentosas (A História de Bem Carson). http://cinema.cineclick.uol.com.br/index.php/filmes/ficha/nomeFilme/maos-talentosas-a-historia-de-benjamin-carson/id/16662

Obs: Existem mtos filmes que poderiam ser passados aos jovens e adolescentes da igreja. Aqui tem uma lista : http://www.bonsfilmes.criacionismo.com.br/

– Reflexão (fazendo uma ponte entre a lição do filme e o sermonte)
– Sermonete
– Fogueira (o sermonete começa dentro da sala e termina com um apelo, em volta da fogueira)
– Encerramento

Após o encerramento, os jovens que tinham carro foram embora, e os que não tinham ,juntamente com os adolescentes e as crianças dormiram na igreja mesmo. Preparamos duas salas, uma para meninas e outra pra os meninos. No dia seguinte, também servimos um café da manhã (pois tinha sobrado bastante cachorro quente..hehe, e também pedimos que algumas irmãs doassem bolos e pães.)

Boa Madruga!!!!

(logo disponibilizarei as fotos!)

27 07 2012
gleiciane

muito obrigado meu irmão eu precisava disso mesmo valeu a pena ler até aqui todos esses!! compensou!obrigado!

1 02 2012
Roberta Da Silva Miranda

Amei a ideia e acho que tudo que é feito com amor para Deus ele aceita…
Amo esse Deus e sei que usa pessoas como Evellyn para passa ideias boas….Obrigado meu Deus pela Evillyn

6 03 2012
Grazi

INTERESANTE AS DICAS.

25 06 2012
rafaela

muito interesante

23 07 2012
Marilda da Silva Oliveira

Boa tarde a todos, lendo os comentários abaixo, fiquei pasma com algumas coisas, falta de sabedoria e dicernimento. Quero diazer a você Evellin que sua idéia é muito boa e se você buscou a Deus neste próposito e ele aprovou, então vai ser sucesso, como vc mesma disse é só tomar cuidado no que dizer e o que fazer. Concordo com o comentário do Iram Ramalho sejamos como Paulo. Deus te abençoe Evellyn e com certeza utilizarei sua idéia com os jovens da minha igreja ICERV – Comunidade Evangélica Restaurando Vidas, já estavamos elaborando este proposito com os jovens e estava buscando ideias para conclui-la, acredito que esta sua ideia seja uma resposta de DEUS. O nosso nome sujerido para a nossa vigilia que não perderá a essencia é “MADRUGADA COM DEUS”. Fique na paz do Senhor Jesus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: